terça-feira, 1 de agosto de 2017


A Expansão do Saara e a Tensão Povo da Direita

 

                            A PRESENÇA MACIÇA DO SAARA HOJE


Será que foi sempre assim?

A EVOLUÇÃO DO SAARA

·       Durante os 100 milhões de anos dos primatas;

·       Durante os 10 milhões de anos dos hominídeos;

·       Durante os 200 mil anos desde a Eva Mitocondrial e o Adão Y.

Pois os tecnocientistas descobriram que o Saara não somente vem se expandindo muito como, também, foi no passado, não tão remoto, área verdejante. De fato a Teoria dos Lobatos previu que deve ter existido um grande canal Lobato passando em L invertido de baixo a cima bordejando a cadeia de montanhas que vai da África do Sul até o Marrocos, em todo o leste e por todo o norte.

Imaginamos que dos cinco povos dois em especial foram importantes, em cada era: 1) o povo da esquerda, que andou pela margem esquerda do Nilo desde a Forquilha no Quênia, Etiópia e outros países até o Egito, a Líbia, a Tunísia, a Argélia e o Marrocos; 2) o povo da direita, mais significativo de todos, mas do qual não falaremos agora, que ficou na margem direita e saiu da África.

O povo da esquerda, embora menos importante, também foi bastante significativo ao se compor mais tarde – quando a canoa foi inventada – com o PD para formar o Egito pré-histórico. Esse PE foi soberbamente pressionado quando o Saara começou a expandir. Onde há problemas há soluções e onde há grandes problemas as soluções são espantosas. Então, esse PE não foi como os povos do sul ou como o povo da Forquilha, que viviam a boa vida sem pressões e sem muitas crises, exceto eventualmente. Esse PE sofreu muitas tensões e crises de superpopulação, certamente, e com isso teve de “se mexer”, teve de inventar muitas soluções ousadas, inclusive descendo pela esquerda (eles andavam muito, muito mais do que imaginamos) bordejando o Atlântico, avançando sobre o deserto, retornando ao Nilo, descendo pela margem esquerda de volta ao centro. Eles procuraram saídas de suas crises, porque a pressão era extraordinária, e eles não eram de modo nenhum acomodados como os do sul.

Daí que essa sobretensão provocasse grandes avanços. Quando eles foram se unir ao PD não estavam propriamente de mãos vazias; rastros dessa movimentação devem ser encontradas nas lendas egípcias, se procurarem bem, se revirarem as dos primórdios, aquelas lendas da criação. Então, diferentemente dos povos do sul e da Forquilha esse PE comporta interesse para a definição da Europa e da Ásia. Sem falar que os sapiens devem ter mais tarde passado pelas colunas de Hércules. Não era um povo fracote – foi longamente treinado pela dureza da existência.
Vitória, quarta-feira, 20 de outubro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário