domingo, 2 de abril de 2017


Verba de Propaganda

 

                            O que constitui propaganda?

                            Existe aquela tradicional dos anúncios (que são feitos através de toda a mídia, inclusive a grande: TV, Revista, Jornal, Livro/Editoria, Rádio e Internet; e por meio das tecnartes, a começar do Cinema geral).

                            Existe a outra, por exemplo, a que se dá meramente com a pintura dos prédios e os jardins que existem à volta, e com a preparação de toda PESSOA (indivíduos, famílias, grupos e empresas) por sua aparência ou figura.

                            Poderíamos dividir as propagandas QUANTO AO MODO DE VEICULAR em estáticas (estas últimas) e dinâmicas (aquelas primeiras) e em mecânicas, estático-dinâmicas. QUANTO AOS OPERADORES poderíamos dizê-los: 1) profissionais, 2) amadores, 3) mistos. Quanto aos operadores profissionais eles poderiam ser aquelas pessoas citadas ou até AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundo), embora esse seja um estranho modo de ver, para a maioria dos leitores. E QUANTO AOS DESTINATÁRIOS poderiam ser tanto as pessoas quanto os ambientes.

                            Em resumo, as propagandas não foram classificadas.

                            O modelo é amplo e poderia perguntar: como abordaríamos a Bandeira de Proteção (lares, armazenamento, segurança, saúde e transportes) enquanto foco e destino das propagandas? Qual é o embasamento das propagandas no Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática)?

                            Se não sabemos o que é a Propaganda geral como saberemos quanto devemos dedicar das verbas de produçãorganização a ela? Quanto uma empresa deve poupar para gastar em propaganda de si? Com que agências deve se ligar? Quanto custa? Não há um LIVRO DA PROPAGANDA que oriente as empresas a isso. Vê, como é tudo tão difícil?

                            Se você está começando, quantos porcentos deve reservar para propaganda? E onde aplicar? Qual é a separação desses X % enquanto 100 ou totalidade? Quanto irá para a pintura, quanto para a grama, quanto para os uniformes dos funcionários, quanto para brindes?

                            Sentiu o quanto as empresas estão abandonadas, achando-se protegidas pelos governos e seus órgãos de classe?

                            Vitória, sexta-feira, 07 de novembro de 2003.

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