terça-feira, 4 de abril de 2017


Sobrevalorização do Mérito

 

A pesquisa da Fundação Perseu Abramo, do PT, na periferia de São Paulo, foi extremamente útil – o PT, encomendante, rasgou-a. Vá ver na Internet. Da minha parte o que sobressai é a “sobrevalorização do mérito”, a supervalorização do merecimento – digo que o mérito é de quem faz.

MÉRITO NO HOUAISS ELETRÔNICO

Substantivo masculino
1       m.q. merecimento
2      Rubrica: termo jurídico.
A questão central numa pendência, ou num conjunto de fatos e provas, que orienta a formação de uma decisão judicial ou administrativa; merecimento.
Meritório: Adjetivo
Em que há mérito; digno de apreço, elogio ou recompensa.

1.       Digno de apreço;

2.       Digno de elogio;

3.      Digno de recompensa.

Ninguém dirige elogios a bandidos, a corruptos e corruptores, a ladrões, a políticos safados, a estupradores, a molestadores de crianças, a gente que surrupia ou deixa estragar a merenda escolar.

As pessoas sobrevalorizam o merecimento de quem faz.

TOMANDO A CHAVE DO TRABALHO

1.       Merecimento dos operários;

2.       Merecimento dos intelectuais;

3.      Merecimento dos militares;

4.      Merecimento dos financistas;

0.      Merecimento dos burocratas.

Empreender negócios, começar tarefas, construir prédios, cultivar na roça – tudo que é trabalho com empenho e dedicação, isso mesmo que o povelite sustentador faz, por contraste com os especuladores, os de corpo-mole, os parasitas, os chupins, os sanguessugas.

Quando a criança se empenha, compreende a matéria-disciplina e tira notas altas sem colar, isso é mérito, é elogiável, é aplaudível. Nós sabemos que é o mérito que leva tudo adiante, que faz crescer saudavelmente, que dinamiza, que empurra para Nordeste (adiante e para cima), que desenvolve equilibradamente.

Só os idiotas não entendem que é preciso mesmo sobrevalorizar o mérito e o merecimento. A pesquisa prova que o povo do entorno da capital de São Paulo entende com perfeita clareza o que é o mérito, e valoriza.

Vitória, terça-feira, 4 de abril de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário