domingo, 9 de abril de 2017


Mídia Solução

 

                            Evidentemente a mídia está sempre apresentando soluções nos artigos e notícias que publica, nem que seja apontando o problema, mas às vezes é tão indireto que valeria a pena mostrar com detalhes. Uma vez escrevi à Superinteressante sugerindo lá por 1988 republicarem as revistas em livros (os CD’s já existiam, mas eram tão caros a ponto de serem proibitivos); depois ela fez exatamente isso, porém melhor ainda, edição de 10 e 15 anos, esta com atualização recente, tudo em CD’s.

                            Ora, a questão é que é tudo tão precioso que devemos acelerar, o que exige chamada precisa. No caso, a mídia (TV, Revista, Jornal, Livro, Internet e Rádio) deveria pontualizar, apontar o ponto mesmo, de modo que não reste dúvida nenhuma.

                            A PSICOLOGIA DA SOLUÇÃO

·       Figuras ou psicanálises visadas: PARA QUEM é a solução?

·       Objetivos ou psico-sínteses perseguidas: POR QUÊ é solução?

·       Produção ou economia dela: COM QUÊ se fará a solução?

·       Organização ou sociologia da solução: COMO ela será implementada?

·       Espaçotempo ou geo-história da solução: QUANDONDE ela surgiu?

AS FIGURAS A QUEM SE DESTINAM AS SOLUÇÕES

·       PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas);

·       AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundo).

Veja você que a mídia (até porque não sabia que podia colocar assim) não expõe desse modo completo, nem assume as outras características do modelo.

Se os jornalistas pudessem ser treinados para serem assim diretos o mundo lucraria muito mais com a mídia toda. Faz todo sentido os governempresas trabalharem para obterem essa resposta, deles e dos editores seus chefes, permitindo que déssemos saltos de qualidade sucessivos, porque o povo também não sabe ler nos vários níveis superiores à identificação das letras.

Vitória, domingo, 30 de novembro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário