Mídia Solução
Evidentemente a
mídia está sempre apresentando soluções nos artigos e notícias que publica, nem
que seja apontando o problema, mas às vezes é tão indireto que valeria a pena mostrar
com detalhes. Uma vez escrevi à Superinteressante
sugerindo lá por 1988 republicarem as revistas em livros (os CD’s já existiam,
mas eram tão caros a ponto de serem proibitivos); depois ela fez exatamente
isso, porém melhor ainda, edição de 10 e 15 anos, esta com atualização recente,
tudo em CD’s.
Ora, a questão é que
é tudo tão precioso que devemos acelerar, o que exige chamada precisa. No caso,
a mídia (TV, Revista, Jornal, Livro, Internet e Rádio) deveria pontualizar,
apontar o ponto mesmo, de modo que não reste dúvida nenhuma.
A PSICOLOGIA DA SOLUÇÃO
·
Figuras
ou psicanálises visadas: PARA QUEM é a solução?
·
Objetivos
ou psico-sínteses perseguidas: POR QUÊ é solução?
·
Produção
ou economia dela: COM QUÊ se fará a solução?
·
Organização
ou sociologia da solução: COMO ela será implementada?
·
Espaçotempo
ou geo-história da solução: QUANDONDE ela surgiu?
AS
FIGURAS A QUEM SE DESTINAM AS SOLUÇÕES
·
PESSOAS
(indivíduos, famílias, grupos e empresas);
·
AMBIENTES
(municípios/cidades, estados, nações e mundo).
Veja você que a mídia (até porque não
sabia que podia colocar assim) não expõe desse modo completo, nem assume as
outras características do modelo.
Se os jornalistas pudessem ser
treinados para serem assim diretos o mundo lucraria muito mais com a mídia
toda. Faz todo sentido os governempresas trabalharem para obterem essa
resposta, deles e dos editores seus chefes, permitindo que déssemos saltos de
qualidade sucessivos, porque o povo também não sabe ler nos vários níveis
superiores à identificação das letras.
Vitória, domingo, 30 de novembro de
2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário