A Figura do Fundador
Veja as PESSOAS
(indivíduos, famílias, grupos e empresas) como fundadoras dos grupos, de
empresas ou dos AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundos) para
entender que depois do início, já posto em andamento o conjunto, lá para frente
a geo-história quer, por dever de gratidão, recordar o fundador, do qual já se
perderam informações. Para recuperá-las e alinhá-las é preciso coletar dados, o
que requer gente treinada, escritórios, bancos de dados, uma empresa organizada
- que pode prosperar, inclusive criando uma série de programas, começando de Fundador 1.0, à Microsoft renovando de
três em três anos.
A FIGURA DO FUNDADOR
é parte de sua Psicologia (figura ou psicanálise do fundador, objetivos ou
psico-sínteses do fundador, produções ou economias do fundador, organizações ou
sociologias do fundador, geo-histórias ou espaçotempos do fundador), o que
significa descrever minuciosamente - mas sem elogios exagerados que pretendam
ganhar a simpatia dos descendentes e daí favores financeiros – as linhas
econômicas (agropecuária/extrativista, industrial, comercial, de serviços ou
bancária – ou todas ou várias) seguidas por ele (ou ela).
Daí há a forma
(retratos do indivíduo, de família, de grupo, de empresa) e o conteúdo de suas ações,
isto é, os conceitos que o guiaram. Como procedeu a acumulação inicial de
capital? Como se defendeu da predação ao redor? Como convenceu as pessoas ou
ambientes a comprar ou a se associarem ou a emprestarem dinheiro? De que modo
recompensou os emprestadores? Foi fiel aos compromissos? Desviou-se da lisura (ninguém
quer contar isso) tributária? Inventou e patenteou novos produtos? Comprou
direitos de patentes? Viveu escorado em favores governamentais? Quanto foi o
verso e quanto foi o reverso da medalha? Qual foi a cara com que se vendeu o
fundador e qual foi a coroa de espinhos que passou à coletividade? Há centenas
de milhões de empresas no mundo, 2,5 % ou 1/40 no Brasil, onde já são milhões.
Se contarmos nas classes ABCDE (ricas, médio-altas, médias, pobres ou
médio-baixas, miseráveis) as gigantescas, as grandes, as médias, as pequenas e
as micro-empresas o mesmo percentual de ricos e médios-altos das classes do
TER, que no Brasil são 20 %, com, digamos, cinco milhões de empresas, pelo
menos um milhão terá interesse em apresentar uma BOA figura do fundador, o que
é trabalho de verdade e muito dinheiro para um grupo dedicado de
geo-historiadores.
Vitória,
sexta-feira, 05 de dezembro de 2003.
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