segunda-feira, 10 de abril de 2017


A Figura do Fundador

 

                            Veja as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) como fundadoras dos grupos, de empresas ou dos AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundos) para entender que depois do início, já posto em andamento o conjunto, lá para frente a geo-história quer, por dever de gratidão, recordar o fundador, do qual já se perderam informações. Para recuperá-las e alinhá-las é preciso coletar dados, o que requer gente treinada, escritórios, bancos de dados, uma empresa organizada - que pode prosperar, inclusive criando uma série de programas, começando de Fundador 1.0, à Microsoft renovando de três em três anos.

                            A FIGURA DO FUNDADOR é parte de sua Psicologia (figura ou psicanálise do fundador, objetivos ou psico-sínteses do fundador, produções ou economias do fundador, organizações ou sociologias do fundador, geo-histórias ou espaçotempos do fundador), o que significa descrever minuciosamente - mas sem elogios exagerados que pretendam ganhar a simpatia dos descendentes e daí favores financeiros – as linhas econômicas (agropecuária/extrativista, industrial, comercial, de serviços ou bancária – ou todas ou várias) seguidas por ele (ou ela).

                            Daí há a forma (retratos do indivíduo, de família, de grupo, de empresa) e o conteúdo de suas ações, isto é, os conceitos que o guiaram. Como procedeu a acumulação inicial de capital? Como se defendeu da predação ao redor? Como convenceu as pessoas ou ambientes a comprar ou a se associarem ou a emprestarem dinheiro? De que modo recompensou os emprestadores? Foi fiel aos compromissos? Desviou-se da lisura (ninguém quer contar isso) tributária? Inventou e patenteou novos produtos? Comprou direitos de patentes? Viveu escorado em favores governamentais? Quanto foi o verso e quanto foi o reverso da medalha? Qual foi a cara com que se vendeu o fundador e qual foi a coroa de espinhos que passou à coletividade? Há centenas de milhões de empresas no mundo, 2,5 % ou 1/40 no Brasil, onde já são milhões. Se contarmos nas classes ABCDE (ricas, médio-altas, médias, pobres ou médio-baixas, miseráveis) as gigantescas, as grandes, as médias, as pequenas e as micro-empresas o mesmo percentual de ricos e médios-altos das classes do TER, que no Brasil são 20 %, com, digamos, cinco milhões de empresas, pelo menos um milhão terá interesse em apresentar uma BOA figura do fundador, o que é trabalho de verdade e muito dinheiro para um grupo dedicado de geo-historiadores.

                            Vitória, sexta-feira, 05 de dezembro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário