segunda-feira, 4 de setembro de 2017


Esquemática Conjunta de 3/2º + 1/3º

 

                            Assim como (afastando com a ajuda da Rede Cognata o nome da tradição assustadora) chamei a matemática do segundo grau de Esquemática do Segundo Degrau (porque não pára de subir), convém agora que modifiquemos a visão particularizada que faz terminar o segundo grau no terceiro ano e começar o terceiro grau no primeiro, como se este ano não fosse uma espécie de complementação do período anterior.

                            Essa compartimentalização, ainda quando boa para pelo menos impelir uma nação inteira até o terceiro ano do segundo grau, é inconveniente para o melhor aprendizado; e pensar que a faculdade começa mesmo no primeiro ano é iludir os alunos, pois de fato fica sério no segundo ano. O primeiro ano do terceiro grau é apenas uma re-visão, uma nova-visão do que foi ensinado antes. É uma preparação, uma visãode-de-conjunto para adequar realmente os alunos ao aprendizado profissional superior.

                            UMA PÁGINA DA NOVISÃO              

PÁGINA DAS REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS E OUTRAS
PRIMEIRA FRAÇÃO DO TEXTO
SEGUNDA FRAÇÃO DO TEXTO

MAS COLOCADO ASSIM

Internet
Texto com várias propriedades novas, como indexação geral das fórmulas, quadros e subquadros, letras coloridas, uma série de artifícios novos de aprendizado que estou imaginando
Biografia

Assim, os alunos do terceiro grau compreenderiam que até no primeiro ano universitário ainda estariam estudando as coisas triviais e que, de modo algum, sua primeira formação embasadora estaria completada sem os quatro anos; e os alunos do terceiro grau entenderiam que deveriam ter a base de três anos completamente dominada antes de prosseguir para o segundo ano do terceiro grau.

Os professores de segundo grau teriam em mente os quatro anos, assim como os da universidade. Embora continuassem a ser três anos do segundo grau para quem não desejasse prosseguir, quem pretendesse fazer universidade deveria entender como continuidade de quatro anos; e o segundo grau só terminaria mesmo dentro da universidade – ficaria claro que universidade começa mesmo no segundo ano. A formação deveria ser mais sólida, porque entrar na universidade não é, de modo algum, abandonar o segundo grau como “ensino inferior”, já que o outro é dito superior.

Vitória, quinta-feira, 03 de março de 2005.

Desenhistas da Esquemática

 

                            Depois que vi a matemática como igual à ESQUEMÁTICA (e à MECÂNICA e à ASTRONÁUTICA) na Rede Cognata, pude compreender muito mais coisas, uma vastidão de quartos novos na mansão. No Aurélio Século XXI temos: [De esquema + -ático. ] Adj. 1. Referente a esquema. 2. Feito por esquema. 3. Que registra o plano do objeto, mas não a forma dele.

                            Esquema = MATHEMA, do grego.

                            Para fazer vazar a esquemática precisamos de desenhistas.

DESENHISTAS DA ESQUEMÁTICA (através das artes da visão)

1.       Fotógrafos;

2.       Desenhistas (manuais e através de máquinas);

3.      Pintores;                                                                                                            

4.      Poetas (por meio da sonoridade da frase);

5.      Prosódicos (por intermédio do alinhamento das palavras em frases);

6.      (Dançarinos e modistas só em condições especiais, talvez para crianças).

                            Toda essa gente é preciso preparar.

                            PREPAR/AÇÃO (ato permanente de preparar)

·       Matemáticos como desenhistas (do conceito para a forma);

·       Desenhistas como matemáticos (da forma para o conceito);

·       Mistos (isso será muito mais difícil de achar, quem tenha dom ou domínio de nascença nas duas linhas).

DESENHISTAS

1.       MANUAIS: especialização tremenda, dedicação exclusiva paga pelos governempresas;

2.       MODELAÇÃO COMPUTACIONAL: computação gráfica, até como 3DRV (3D, três dimensões, e RV, realidade virtual – permitindo circular dentro e olhar de perto).

Tudo isso demandará um tempo para começar, um tempo para avançar, um tempo para chegar à proficiência ou ao domínio completo das tecnartes.

Vitória, sábado, 05 de março de 2005.

 

COMO APARECE A ESQUEMÁTICA NA Internet (um modelo histórico – a esquemática serve para todo o Conhecimento: Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e a própria Matemática, esquemática da esquemática)

A Batalha de Lepanto.
A História é testemunha de que a lenta decadência do poderio naval dos otomanos começou com a jornada de Lepanto

MAIS ALGUMA COISA

 
 
LABORATÓRIO DE TRATAMENTOS TERMOMECÂNICOS·
O Laboratório de Tratamentos Termomecânicos do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos foi criado para realizar pesquisas básicas e inovações tecnológicas na área de processamento a quente de materiais metálicos. São empregados nesse laboratório dois enfoques básicos: simulação física e simulação matemática.


Coração de Jesus II

 

                            Como já mencionei em Coração de Jesus, Livro 16, havia um retrato na casa de meu pai e minha mãe em Linhares, e de vez em quando eu olhava bastante para ele sem compreender. A tradução cognata é CRIAÇÃO DE DEUS = COMPOSIÇÃO DE JESUS (e outras).

                            Veja que no halo abaixo na direita há quatro faixas luminosas (uma das quais oculta pelo pescoço), assim como na cruz há quatro elementos, e Jesus é centro = GOVERNANTE = ATLANTE = CELESTIAL. Ademais, o coração (= CABEÇA) tem uma pirâmide ou um cone para baixo, ao passo que para cima parece uma hemisfera. A mão direita de Jesus (= DEUS = JOSÉ = BOSE) faz um gesto, com quatro dedos separados em dois grupos de dois (outra vez o quatro), estando o quinto (= CENTRO = AUGUSTO = ELEMENTO = CRISTO) separado. Ele usa púrpura, como os senadores romanos, que é cor vermelha = DEUS = DOIS.

                            Certamente é um desenho estilizado da Criação.

                            O que significa propriamente não sabemos, mas que é um desenho da Criação isso é mesmo, inequivocamente. É uma memória qualquer que Natureza/Deus plantou no passado.

                            Vitória, sexta-feira, 11 de março de 2005.

                           

                            O CORAÇÃO DE JESUS NA Internet


Copos-Símbolos como Indústria Nossa

 

                            Podem-se ter idéias em qualquer lugar. Se os governos estimulassem, os brasileiros poderiam ter milhares delas e renovar as pessoambientes todas da Terra, principalmente as do Brasil.

                            Eu estava no bar-restaurante diante do posto fiscal Éber Teixeira de Figueiredo, divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, entre os municípios limítrofes de Bom Jesus do Norte, pelo nosso lado, e Bom Jesus do Itabapoana, pelo lado de lá, quando olhei copos e rótulos e garrafas de bebidas e refrigerantes e na minha cabeça ambos os grupos se reuniram para fazer copos com a forma de garrafas e rótulos de propaganda. É verdade que desde a minha infância já conheço copos nos quais vem impresso o logotipo (juntávamos muitas tampinhas para ganhar um), seja da Coca Cola, seja da Pepsi Cola, mas agoraqui é diferente. O objetivo é produzir tantos copos quanto sejam as marcas existentes, evidentemente com a concordância delas e por sua encomenda; se não for assim não será feito, por dois motivos: 1) seria deselegante; 2) renderia processos na Justiça. Os copos seriam vendidos nos supermercados ou dados como brindes pelas empresas cessionárias das marcas para gravação, com acordos ou contratos registrados em cartório.

Vitória, sábado, 12 de março de 2005.

 

                            OS COPOS DA COCA COLA NA Internet


GARRAFA COMO EXEMPLO (seria reproduzida na forma de um copo, tão pequeno quanto, às laterais sendo acrescentado o rótulo como propaganda)


As Psicologias que Resultaram das Etapas Até a Pós-Contemporaneidade

 

AS ETAPAS DA CONSTRUÇÃO DA ALMA HUMANA (todas essas fases deixaram rastros ou modelos dentro de nós)

·       A faixa da Vida, desde 3,8 bilhões de anos até 100 milhões de anos atrás;

·       A faixa dos 100 milhões de anos dos primatas;

·       A faixa dos 10 milhões de anos dos hominídeos;

·       A faixa dos mais recentes 200 mil anos dos Nemay (neandertais de EMAY, Eva Mitocondrial + Adão Y);

·       A faixa dos mais recentes 80 a 70 mil anos dos cro-magnons:       

1.       Nas cavernas (veja o Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens);

2.       Nas pós-cavernas;

3.      Nas pré-cidades;                                                                                             

4.      Nas cidades:

·              Na Antiguidade (desde Jericó, e antes, até 476);

·              Na Idade Média (476 a 1453)

·              Na Idade Moderna (1453 a 1789);

·              Na Idade Contemporânea (1789 a 1991);

·               Na Idade Pós-contemporânea (que começou em 1991).

Não apenas não há estudos completos sobre as faixas mais antigas, até a primeira cidade, como sequer há estudos satisfatórios e integrais sobre as faixas mais recentes, históricas.

Mas CADA FAIXA DESSAS É UM RETALHO DE NOSSA ALMA complexa, completa, inteira. Não conhecemos os retalhos, os cortes, os pedaços da colcha que somos, e se não sabemos as partes como podemos pretender saber o todo? É ilógico, é contraditório, é disparatado, é incoerente - é burro! Se vamos ao mercado, dentro de nós todas essas faixas gemem; se vamos ao dentista a alma do guerreiro ou da coletora estrebucha na cadeira. Há algo errado com a nossa tecnociência e em especial com a nossa psicologia.

Vitória, domingo, 06 de março de 2005.

As Outras Necessárias Fissuras e as Fissuras que Não Funcionaram

 

A FORQUILHA (o Atlas Encarta não mostra outras em terra, mas as probabilidades são de que existam)


MAS LÁ NA CALIFÓRNIA EXISTE UMA QUE ESTÁ ABRINDO (ou fechando, não sei; os geólogos dizem que está abrindo, com a chance de a Península “correr para o mar”)

Francois Gohier/Photo Researchers, Inc.
Falha de San Andreas, Califórnia
A falha de San Andreas, diferente da maioria das falhas, percorre centenas de quilômetros de terra, mais que de oceanos. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Parece que há outras na Ásia.

Em todo lugar onde há fissuras, ou já existe ou vai existir um ou mais lagos no meio delas, como na fissura africana, a Forquilha, onde há vários; ali mana mais radiação do fundo em contato com o manto que em outros lugares e essa radiação excessiva provoca mutações; os seres se reúnem em volta e com isso os primatas, de onde vem os hominídeos e deles os seres humanos.

AS CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO DE HOMINÍDEOS

·       Primatas (na Califórnia parece que não há);

·       Florestas próximas de onde eles sairão;

·       Muitos rios, lagos e chuvas (precisamos de água o tempo todo);

·       Solo relativamente fértil (num deserto fica difícil morar);

·       Uma quantidade de cavernas que abriguem os moradores em segurança (de modo que eles tenham uma base para onde voltar sempre, permitindo que a radiação acabe por mudá-los);

·       Peixes em tais lagoas e animais de caça nas redondezas;

·       Demais condições propícias.

Tudo isso havia na Forquilha. Mas não, por exemplo, na presumida fissura norte-oriental, nordeste da Ásia, onde haveria outra; nem muito menos na Califórnia – é preciso investigar. Parece, então, que há mais fissuras, mas que umas funcionaram (não sabemos quais, fora a Forquilha) e outras não (também não sabemos). Tudo isso ainda está dependendo dos geólogos voltarem a campo para as tarefas urgentíssimas.

Vitória, segunda-feira, 07 de março de 2005.

A Universidade SIMS-Modelo

 

                            Lá para trás no modelo reconfigurei a universidade para o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática), mas colocando algumas coisas diferentes, pois o modelo não estava ainda em seu estágio final.

                            Adiante falei de usar figuras como as dos SIMS e de Simcity, da Maxis, para ensinar esquemática-matemática e todas as disciplinas no novo processo pedagógico, em especial nos programáquinas necessários para a SCTE (sala, cadeiras e telão de ensinaprendizado), a AC (Árvore do Conhecimento), o AT (Atlas de Toque) e os demais instrumentos.

                            Ora, podemos usar os bonecos (que serão criados) como cicerones e para tudo: para mostrar o organograma da universidade, para prestar contas, para mostrar as entradas físicas, a quem se dirigir no corpo docente, para pedir informações ou serviços aos funcionários, como contratar trabalhos, como chegar à editora, as figuras do reitor e demais figuras da direção, as salas de aula, os laboratórios, as áreas de vivência, as bibliotecas, tudo mesmo.

                            De fato, cada universidade pode escolher suas figurambientes.

                             FIGURAMBIENTES UNIVERSITÁRIAS

·       FIGURAS: atendimento a indivíduos, famílias, grupos e empresas;

·       AMBIENTES: para ligação com as cidades/municípios, estados, nações e mundo.

Sendo as universidades tão importantes e agora, segundo a Internet, seis mil ou mais no mundo, convém que os governempresas sejam capazes e se orientem para a RE-PRODUÇÃO delas, quer dizer, sua re-conformação, sua re-elaboração.

Devem ser criadas empresas especializadas em dar melhor forma-conteúdo (ou formestrutura, como digo) a todas e a cada uma das universidades e escolas isoladas. Elas são valiosas demais para nós para que as deixemos em estado de relativo abandono. Um esforço coletivo deve ser feito em todo o mundo no sentido de melhoramento geral e particular.

Vitória, sábado, 05 de março de 2005.

 

CONDUZINDO AO ESTÚDIO DE TV (digamos)


EM SÃO PAULO