A Universidade
SIMS-Modelo
Lá para trás no
modelo reconfigurei a universidade para o Conhecimento (Magia/Arte,
Teologia/Religião, filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática), mas
colocando algumas coisas diferentes, pois o modelo não estava ainda em seu
estágio final.
Adiante falei de
usar figuras como as dos SIMS e de Simcity, da Maxis, para ensinar
esquemática-matemática e todas as disciplinas no novo processo pedagógico, em
especial nos programáquinas necessários para a SCTE (sala, cadeiras e telão de
ensinaprendizado), a AC (Árvore do Conhecimento), o AT (Atlas de Toque) e os
demais instrumentos.
Ora, podemos usar os
bonecos (que serão criados) como cicerones e para tudo: para mostrar o
organograma da universidade, para prestar contas, para mostrar as entradas
físicas, a quem se dirigir no corpo docente, para pedir informações ou serviços
aos funcionários, como contratar trabalhos, como chegar à editora, as figuras
do reitor e demais figuras da direção, as salas de aula, os laboratórios, as áreas
de vivência, as bibliotecas, tudo mesmo.
De fato, cada
universidade pode escolher suas figurambientes.
FIGURAMBIENTES UNIVERSITÁRIAS
·
FIGURAS:
atendimento a indivíduos, famílias, grupos e empresas;
·
AMBIENTES:
para ligação com as cidades/municípios, estados, nações e mundo.
Sendo as universidades tão importantes
e agora, segundo a Internet, seis mil ou mais no mundo, convém que os
governempresas sejam capazes e se orientem para a RE-PRODUÇÃO delas, quer
dizer, sua re-conformação, sua re-elaboração.
Devem ser criadas empresas
especializadas em dar melhor forma-conteúdo (ou formestrutura, como digo) a
todas e a cada uma das universidades e escolas isoladas. Elas são valiosas
demais para nós para que as deixemos em estado de relativo abandono. Um esforço
coletivo deve ser feito em todo o mundo no sentido de melhoramento geral e
particular.
Vitória, sábado, 05 de março de 2005.
CONDUZINDO
AO ESTÚDIO DE TV
(digamos)
EM
SÃO PAULO
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