quinta-feira, 8 de março de 2018


O Chamado Escatológico e a Língua

 

Já vimos que a língua foi o instrumento primordial da acumulação: enquanto não a tivemos passaram-se os 3,8 bilhões de anos da Vida na Terra, os 100 milhões de anos dos primatas, os 10 milhões de anos dos hominídeos, os 200 mil anos dos EMAY (Eva Mitocondrial + Adão Y) neandertais, os 70 a 60 mil anos dos cro-magnons até chegar a Jericó há 11 mil anos; depois da primeira cidade ainda transcorreram 5,5 mil anos, metade do tempo total, para chegarmos até a Suméria e à invenção da língua-escrita. Desde então foi exponencial e em apenas 5,5 mil anos conseguimos tudo – esse tempo constitui 1/800.000 do tempo total da vida no planeta.

A língua levou ao Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática) e este nos levou nos mais recentes 500 anos à super-exponencialização. A cada metade dobramos o conhecimento anterior: nos mais recentes 250 anos o dobro dos primeiros 250. Nos mais recentes 50 anos o dobro dos 100 mais recentes. Nos mais recentes 25 anos o dobro dos 50 anos de antes. Grosso modo, é assim, os pesquisadores deveriam precisar. A língua-falada (= LÍNGUA-PIRÂMIDE na Rede Cognata) e a língua-escrita (= LÍNGUA-MODELO) exponencializam e superexponencializaram respectivamente.

Já vimos também que há um “chamado escatológico” (= PIRÂMIDE MODELO = SANTO ESPÍRITO = PERFEITO MODELO e segue na RC) do final-ômega para o começo-alfa, quer dizer, o i (ELI, Elea, Ele/Ela, Deus/Natureza) não-finito “chama” os racionais, conduzindo-os à remontagem do Conhecimento total, o “mundo das idéias” de Platão, à totalidade da compreensão.

Num prazo relativamente breve (depois da língua - com os neandertais - contraiu de 3,8 bilhões para 200 mil, relação de 19.000/1; depois da invenção da escrita, de 800.000/1) tudo foi remontado. Não é assombroso? Não se precisa de bilhões de anos depois da invenção da escrita, são apenas alguns milhares. E agora está supercomprimindo rumo a N.3, a terceira natureza.

A língua é o acelerador, um catalisador psicológico notável.

Vitória, sábado, 12 de agosto de 2006.

 

A INVENÇÃO DA ESCRITA

 
História da Escrita
Origem da Escrita, escrita cuneiforme e hieroglífica, origem do alfabeto, história da escrita na antiguidade, evolução da escrita, invenção da escrita na Mesopotâmia
escrita cuneiforme
Placa de Barro com escrita cuneiforme dos sumérios
 

Escrita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Antigo sistema de escrita usado em Creta.
Antigo sistema de escrita usado em Creta.

A escrita é o processo de registro de caracteres através de um meio, com a intenção de formar palavras e/ou outras amplas construções de linguagem.

O homem não é todo-poderoso para, como Deus, criar a Terra com um único movimento do seu compasso, como imaginaram os artistas John Milton (1608-1674) e William Blake (1757-1827).

Nenhum comentário:

Postar um comentário