domingo, 4 de março de 2018


Escola do Olhar

 

No Livro 2 escrevi o artigo O Olhar, redimensionando-o.

O OLHAR HUMANO (ele foi sendo sucessivamente graduado e direcionado)

·        O olhar-Vida (vem sendo moldado na Terra – condicionado pelo Sol – há 3,8 bilhões de anos);

·        O olhar-primata (foi desviado ou particularizado desde há 100 milhões de anos);

·        O olhar-hominídeo (idem, 10 milhões de anos);

·        O olhar-neandertal primeiro-humano (há 200 mil anos com Eva Mitocondrial e Adão Y, primeiro par EMAY);

·        O olhar-cro-magnon (desde 80 ou 70 mil anos):

1.       De Jericó há 11 mil anos passando pela invenção da língua na Suméria há 5,5 mil anos até 476 o olhar-da-Antiguidade;

2.      Daí a 1453 o olhar-Médio;

3.      Daí a 1789 o olhar-Moderno;

4.     Daí a 1991 o olhar-Contemporâneo;

5.      Daí para frente o olhar-pós-Contemporâneo superparticular:

a)     Espalhando-se segundo as tecnartes da audição: música, discursos, etc.;

b)     Disseminando-se segundo as tecnartes da visão: poesia, prosa, pintura, desenho, fotografia, moda, dança, etc.;

c)     Separando-se segundo as tecnartes do olfato: perfumaria, etc.;

d)     Dispersando-se segundo as tecnartes do tato: cinema, teatro, urbanismo, paisagismo/jardinagem, arquiengenharia, tapeçaria, decoração, esculturação, etc.;

e)     Abrindo-se segundo as tecnartes do paladar: comidas, bebidas, pastas, temperos, etc.

O olhar humano não é mais instrumental, não é máquina fotográfica, é programáquina mental e incorpora todas essas expansões-restrições.

LINHA DE EXPANSÕES-RESTRIÇÕES (como o olhar é conceitual ele só vê o que o conceito dominante na civilização espaçotemporal quer ver)

·        ER PESSOAIS:

1.       Individual;

2.      Familiar;

3.      Grupal;

4.     Empresarial;

·        ER AMBIENTAIS:

1.       Urbano-municipais;

2.      Estadual;

3.      Nacional;

4.     Mundial (o olhar-terrestre).

E todas aquelas coisas que estão no modelo.

Como o olhar humano expandiu-se e restringiu-se tanto quanto a humanidade é preciso educá-lo, ENSINAPRENDER a re-vê-lo. É preciso discutir o olhar: a) que ambientes estão sendo vistos? 2) que pessoas tentam vê-lo e como o fazem?

A ESCOLA DO OLHAR

·        Professores do novolhar;

·        Alunos do novolhar.

Só isso já é uma revolução, uma re-evolução.

Vitória, quarta-feira, 09 de agosto de 2006.

 

O OLHO INSTURMENTAL (externo, sem a porção mental que o faz funcionar HUMANAMENTE, psicologicamente, como cultura humana do espaçotempo geo-histórico)

Olho
Focalização do olho
Os raios de luz que entram no olho são refratados, ou refletidos, ao passarem pelo cristalino. Em uma visão normal, os raios de luz são focalizados justo sobre a retina. Se o globo ocular é demasiado largo, a imagem é focalizada antes da posição onde está a retina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário