sexta-feira, 6 de outubro de 2017


Tributo Atlântida a Platão


 

                            Se de fato algo estiver lá vai ser um auê, uma festa de muitos séculos a descoberta de Atlântida. Claro, na origem estava Platão, que divulgou a notícia levada a Atenas desde o Egito por Sólon, que a recebeu de um sacerdote de Saís.

                            TRIBUTO A PLATÃO

Platão (428- 347 a.C.), filósofo grego, um dos pensadores mais criativos e influentes da filosofia ocidental. Discípulo de Sócrates, aceitou sua filosofia e sua forma dialética de debate. No ano de 387 a.C., fundou em Atenas a Academia que Aristóteles freqüentaria como aluno. Seus escritos, em forma de diálogos, podem ser divididos em três etapas de composição. A primeira representa o desejo de divulgar a filosofia e o estilo dialético de Sócrates. As segunda e terceira, compostas pelos diálogos dos períodos intermediário e final de sua vida, refletem sua própria evolução filosófica, expondo já suas próprias idéias. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Platão fez muita coisa na filosofia, a ponto de alguém dizer que toda ela é constituída de notas de rodapé ao trabalho dele, o que é um exagero tremendo, claro, pois existem inúmeros filósofos independentes e fantásticos.

Em todo caso não houve outra pessoa que falasse antes. Se era do conhecimento dos egípcios ficou oculto por nove mil anos e terá sido uma temeridade Platão revelar um conhecimento protegido ou secreto, oculto por sociedades. Grande risco, mesmo para alguém tão conhecido quanto ele; fatalmente terá tido dificuldades depois de publicar Timeu e Crítias (os dois diálogos em que faz menção a Atlântida) e a oposição de tais sociedades, que devem tê-lo perseguido - é preciso re-olhar a história grega. O que parece apenas uma citação para nós era revelação dos conhecimentos esotéricos internos de tais sociedades. Através da história foram muitos os boatos de que desde A até Z vários foram mortos por gente de tais agrupamentos, digamos, da maçonaria, por terem revelado segredos muito menores, até insignificantes.

Assim, cabe realmente um tributo a esse filósofo, quer dizer, comemoração pública de sua audácia (se lá houver mesmo a nave Atlântida; porque de outra forma não terá passado de invenção, ainda que muito esperta).

Vitória, quarta-feira, 15 de junho de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário