Quanto Terá Sido
Preservado em Atlântida?
Imaginamos que –
porque ela não se levantou para ir embora – a nave Atlântida tenha sido
atingida em seu motor principal, o de viagem, que nunca mais pôde ser reparado
sob circunstâncias nenhuma; a menos que tenha sido enviada como colonizadora
para chegar e não ir mais embora, algo de muito mais primitivo que saísse para
chegar ao destino, colonizar e não voltar mais. Passagem só de ida. Sempre
esperamos que os aliens sejam tão adiantados que tenham aqueles dispositivos de
FC, por exemplo, como dizem agora os wormholes
(do inglês: worm, verme, e hole, buraco, “buraco de verme” que os físicos
brasileiros preferem chamar de buraco de
minhoca; supostamente a ligação entre um buraco negro, que foi demonstrado,
e um buraco branco, que só foi sugerido) por onde as naves espaciais
trafegariam em velocidades “hiperluminais”, acima da velocidade da luz que
Einstein disse ser o limite de viagem – os motores mais fraquinhos que
permitissem velocidades até próximas daquela da luz no vácuo sendo “subluz”,
abaixo da velocidade da luz. Pois bem, estamos sempre imaginando os aliens
voando a velocidades hiperluminais e não a velocidades pequenas. Podem
perfeitamente ter criado uma grande comunidade (não saberíamos fazer isso, porisso
de qualquer modo seriam mais avançados que nós, mesmo hoje) para viajar muito
tempo de estrela em estrela colonizando-as e dominando-as, enviando centenas ou
milhares de naves. Simplesmente chegaram à Terra sem ter chance de voltar,
meramente para abordar e se estabelecer. Então, como imaginamos, foram
atingidos e caíram, tendo escolhido um certo ponto com a esperança de serem
achados por alguma civilização mais avançada futura.
O que teria sido
preservado, finalmente?
Bom, quaisquer naves
são estanques, é um princípio geral: há compartimentos selados. Comprometido um
os demais das redondezas são fechados, impedindo que sejam também destruídos ou
invadidos por água. Isso vale para navios, submarinos e quaisquer objetos que
entram em contato com água. De maneira que podemos pensar legitimamente que
destruído o motor principal rapidamente todos os compartimentos da imensa nave
de 400 km de diâmetro tenham sido rapidamente lacrados. Imagino que descontando
esse motor de viagem tudo mais esteja preservado.
Vitória, sábado, 18
de junho de 2005.
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