sexta-feira, 6 de outubro de 2017


Quanto Terá Sido Preservado em Atlântida?

 

                            Imaginamos que – porque ela não se levantou para ir embora – a nave Atlântida tenha sido atingida em seu motor principal, o de viagem, que nunca mais pôde ser reparado sob circunstâncias nenhuma; a menos que tenha sido enviada como colonizadora para chegar e não ir mais embora, algo de muito mais primitivo que saísse para chegar ao destino, colonizar e não voltar mais. Passagem só de ida. Sempre esperamos que os aliens sejam tão adiantados que tenham aqueles dispositivos de FC, por exemplo, como dizem agora os wormholes (do inglês: worm, verme, e hole, buraco, “buraco de verme” que os físicos brasileiros preferem chamar de buraco de minhoca; supostamente a ligação entre um buraco negro, que foi demonstrado, e um buraco branco, que só foi sugerido) por onde as naves espaciais trafegariam em velocidades “hiperluminais”, acima da velocidade da luz que Einstein disse ser o limite de viagem – os motores mais fraquinhos que permitissem velocidades até próximas daquela da luz no vácuo sendo “subluz”, abaixo da velocidade da luz. Pois bem, estamos sempre imaginando os aliens voando a velocidades hiperluminais e não a velocidades pequenas. Podem perfeitamente ter criado uma grande comunidade (não saberíamos fazer isso, porisso de qualquer modo seriam mais avançados que nós, mesmo hoje) para viajar muito tempo de estrela em estrela colonizando-as e dominando-as, enviando centenas ou milhares de naves. Simplesmente chegaram à Terra sem ter chance de voltar, meramente para abordar e se estabelecer. Então, como imaginamos, foram atingidos e caíram, tendo escolhido um certo ponto com a esperança de serem achados por alguma civilização mais avançada futura.

                            O que teria sido preservado, finalmente?

                            Bom, quaisquer naves são estanques, é um princípio geral: há compartimentos selados. Comprometido um os demais das redondezas são fechados, impedindo que sejam também destruídos ou invadidos por água. Isso vale para navios, submarinos e quaisquer objetos que entram em contato com água. De maneira que podemos pensar legitimamente que destruído o motor principal rapidamente todos os compartimentos da imensa nave de 400 km de diâmetro tenham sido rapidamente lacrados. Imagino que descontando esse motor de viagem tudo mais esteja preservado.

                            Vitória, sábado, 18 de junho de 2005.

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