Grande Projeto
Tributário
Compreendendo que o
Fisco é o capacitador financeiro das idéias de potência dos governantes, por
princípio, reguladoras da vida popular (porque os empresários fazem por si e
desguarnecem o outro lado, que fica ou à deriva ou desequilibrado), caminhamos
para proporcionar um arcabouço geral dessa reestruturação e transparência tão
necessárias.
UM QUADRO GERAL DAS MUDANÇAS PROPOSTAS
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DESENHO
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DATA
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PROPOSTA
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15 Teses de Belém
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1991
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(Reforma das condições de trabalho,
e habilitação do Fisco de todo o Brasil, colocando-o como um só)
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Geo-História Tributária
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2005
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Atingir os geo-historiadores,
interessando-os na investigação dos tributos.
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Jeca Tutu, Uma Cartilha
Pedagógico-Tributária
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1989
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Interessar pais e mães (nos lares,
nas fábricas, nas repartições), de tal modo que quando as crianças voltassem
encontrassem com quem debater (para as 800 mil famílias do ES).
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Máquina Itemizadora (tornou-se a
ECF)
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1988
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Mecanismo estatístico de medição dos
movimentos gerais dos objetos tributários.
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Nova Nota Fiscal (e outras idéias)
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2003
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Reforma da SEFAZ: contemporização da
NF, adequando-a à computação.
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Novo Código Tributário
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1995
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Atingir os empresários: brincalhão,
com quadros e desenhos, palatável, fácil de ler, longe das literatices
tornando o ICMS amistoso.
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Novo Iptu
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1988
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(Desenho de um novo espaço
municipal/urbano, coligando os técnicos ao Tributo geral)
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Redesenho dos Tributos
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1991
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Reestruturação dos governos, com
redução dos tributos a quatro: 1) ICMS, 2) IR progressivo, 3) Novo Iptu, 4)
ITR agro-ecológico.
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Revista do Tributo
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2005
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Atingir a coletividade: proporção
50/50 entre prática e teoria.
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Teatro da Ação Fiscal (TAF, Grupo
TAF, da Fazenda Espírito Santo, Secretaria da Fazenda)
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1989
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Atingir os artistas e intelectuais,
iniciando um debate de fundo com os formadores de opinião do Espírito Santo
(e onde passasse).
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Teses Universitárias
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1989
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Mobilizar as universidades:
cooptação das direções das universidades e do movimento estudantil para a
causa tributária.
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Tributo nas Escolas (redenominado –
para melhor – pela SEFAZ Consciência Tributária)
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1988
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Tocar as crianças, formando a
consciência desde cedo e criando a base de ressonância para os movimentos de
adiante, quando fossem postuladas as outras modificações.
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Deveríamos atingir toda a coletividade,
porque chegou o momento, só nos restando (à turma de 1984) no máximo 14 anos de
trabalho, durante os quais devemos redesenhar o Tributo geral para o serviço às
gerações que estão chegando depois.
Vitória, junho-julho de 2005.
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