domingo, 8 de outubro de 2017


A Beleza de Atlântida Ascendendo


 

                            Tudo por enquanto não passa de especulação sobre a possibilidade de a nave Atlântida estar embaixo do Mar de Sargaços. Agora imagine tudo isso como verdade – quão diferente dos sonhos dos ufólogos seria! Em primeiro lugar, depois do estaleiro no mar, com a neve no centro do alvo e o anel de reconstrução e exclusão em volta - sem falar do levantamento do fundo com os macacos hidráulicos gigantes - viria a limpeza interna e externa. Simultaneamente aconteceria o conserto dos motores, o de ascensão até a órbita em volta da Terra (motor “antigravitacional”, se tal é possível), o de viagem até os limites do sistema solar e o de viagem até locais distantes, se é que existe mesmo isso de velocidades “hiperluminais” (além da velocidade da luz; Einstein diz que é impossível).

                            Tudo na descoberta será muito bonitinho, mas o ápice seria a ascensão até a órbita da Terra, o levantamento lento e demorado até lá. Aquela coisa imensa ascendendo será mesmo extasiante, as pessoas em baixo rindo, aplaudindo e chorando, uma comoção mundial geral (os encarregados teriam de fazer isso lentamente, de forma a todos no mundo poderem ver com a rotação do planeta, ao vivo; e seria transmitido em cadeia mundial, literalmente todos assistindo). Nada poderia ultrapassar esse levantamento numa Terra já transformada pela presença da grande nave. Nada nos marcaria como essa ascensão. Isso em razão do espetáculo em si dado pela nave Atlântica, tanto quanto por significar que a humanidade teria se tornado competente em reparar o objeto, e pô-lo em funcionamento novamente sem “qualquer auxílio”, por assim dizer (é claro, consultando os conhecimentos internos).

                            A grande nave toda “lavada, consertada, bem pintada, um encanto” (como diz Roberto Carlos) seria mesmo a apoteose. Vibração geral: o povo deslumbrado embaixo, quem estivesse dentro mais ainda, os aviões acompanhando alucinados (só a seleção dos pilotos seria motivo de brigas intermináveis) fazendo piruetas. Como é que os ufólogos nunca nos dizem nada disso? É que a realidade é mais cheia de detalhes que qualquer fantasia.

                            Vitória, sexta-feira, 24 de junho de 2005.

                           

                            LA NAVE VA

E La Nave Va (1983)

Pela primeira vez no Brasil, E La Nave Va é apresentado em impecável versão restaurada e remasterizada no formato widescreen.
Julho de 1914. Glória N, um luxuoso navio, deixa a Itália, levando as cinzas de uma célebre cantora lírica para sua terra natal, a ilha de Erimo. Cantores, músicos, amigos, nobres e um jornalista acompanham o funeral. A normalidade dos primeiros dias de viagem é interrompida quando o capitão tem de socorrer refugiados da recém-declarada Primeira Guerra. Considerado pela crítica mundial como a última obra-prima de Fellini, E La Nave Va é um fascinante exercício de metalinguagem repleto de momentos sublimes e personagens exóticos. Embarque nesta inesquecível viagem felliniana.

 

O Calhambeque
Roberto Carlos
 
Mandei meu Cadillac pro mecânico outro dia
Pois há muito tempo um conserto ele pedia
Como vou viver sem meu carango pra correr
Meu Cadillac, bi-bi, quero consertar o Cadillac

Com muita paciência o rapaz me ofereceu
Um carro todo velho que por lá apareceu
Enquanto o Cadillac consertava eu usava
O Calhambeque, bi-bi, quero buzinar o Calhambeque

Saí da oficina um pouquinho desolado
Confesso que estava até um pouco envergonhado
Olhando para o lado com a cara de malvado
O Calhambeque, bi-bi, buzinei assim o Calhambeque

E logo uma garota fez sinal para eu parar
E no meu Calhambeque fez questão de passear
Não sei o que pensei, mas eu não acreditei
Que o Calhambeque, bi-bi, o broto quis andar no Calhambeque

E muitos outros brotos que encontrei pelo caminho
Falavam "que estouro, que beleza de carrinho"
E fui me acostumando e do carango fui gostando
O Calhambeque, bi-bi, quero conservar o Calhambeque

Mas o Cadillac finalmente ficou pronto
Lavado, consertado, bem pintado, um encanto
Mas o meu coração na hora exata de trocar
O Calhambeque, bi-bi
Meu coração ficou com o Calhambeque

"Bem, vocês me desculpem
Mas agora eu vou-me embora
Existem mil garotas querendo passear comigo
Mas é só por causa desse Calhambeque sabe
Bye,bye"

Nenhum comentário:

Postar um comentário