100
% Criativo
Como vimos no Livro
122 no artigo Os 80 Porcento que o
Brasil Deve ao Futuro, os 80 % de médios, médio-baixos ou pobres e
miseráveis que vivem em condições ruins no Brasil são aqueles que constituem
uma barreira ao avanço para o futuro, porque seus pleitos não foram atendidos e
em algum momento eles reclamarão das e até destruirão as elites. A nação ou
cultura estremecerá e talvez se dobre e arrebente.
Criando apenas para
20 %, os brasileiros criativos não podem atingir a plenitude do movimento
criativo; nem há espaço e tempo PARA TODOS os criativos, só para alguns,
aqueles que aceitam atender as motivações ou metas ou objetivos dos ricos e
médios-altos. Pelo contrário, se o objetivo político fosse o de atender a todos
e cada um com toda certeza a imensa tensão de problemas muito mais agudos despertaria
mais os talentos já existentes e os talentos adormecidos. A pressão seria pelo
menos cinco vezes essa de agora; até mais, dado que os ricos de agora exigiram
muito mais e os novos consumidores apresentariam necessidades diferentes – além
disso, a combinação de (20 + 80) %, com as interações internas se alimentando
mutuamente acabariam por incrementar ainda mais os cenários. O resultado seria
uma bola de neve, um rolo compressor esmagador de toda realidade contrária.
Como já vimos é esse
movimento contínuo de criação que gera as expansões socioeconômicas rápidas, do
tipo dessa que a China vem presenciando desde 1986 com o Caminho de Duas Vias.
Não é senão isso. Não há nenhuma outra explicação, exceto esta: que a excitação
crescente em espiral motiva uma exponencialização das vontades de alcançar o
futuro, de transformar.
Na falta da reunião
dos Dois Brasis o que se vê é o atendimento pleno de apenas uma parte, 20 % (se
é que podemos chamar de “pleno”, porque faltando 80 % não alimenta realmente os
20 % tanto quanto poderia); os demais ficam apartados do movimento criativo e
assim não há alargamento do futuro. Se não há essa dilatação do futuro para
caber mais gente certamente em algum momento haverá guerra.
Vitória,
sexta-feira, 24 de junho de 2005.
CRIATIV/IDADE
Criatividade
² fatores prioritários.
Rui Santo.
Para o
crescimento e fortalecimento da capacidade criativa, há alguns fatores que
devem ser considerados, por quem deseja apresentar soluções mais abrangentes.
Não me
refiro aqui aos 20% das pessoas, habitualmente criativas, nem tão pouco aos
outros 20%, resistentes a qualquer tipo de inovação.
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Você é criativo?
Provamos por a+b que você já
nasceu criativo
Será a capacidade de criar um dom inato? Se for, e você não
o tiver, está condenado a morrer assim? Se você acredita nisso, prepare-se
para mudar de paradigma!
Para saber se alguém é criativo, precisamos antes ter
clareza sobre o que é criatividade. Veja algumas definições, coletadas em
livros diversos:
Virgílio Vasconcelos Vilela
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Johnny e as moedas
Muito esperto, ele
Os amigos de Johnny, um garoto australiano de cinco anos,
lhe oferecem uma escolha entre duas moedas, uma maior, de $1, e outra menor,
de $2, dizendo que ele pode ficar com uma delas. Ele escolhe a moeda maior,
de $1. No livro Criatividade Levada a Sério
(Pioneira).
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Não é muito difícil achar casos de
sucesso empresarial no qual a idéia fundamental do negócio tenha ocorrido
também em nossas mentes.
Se você quiser conhecer mais sobre alguns dos temas tratados neste
seminário (além de ler este artigo), você pode ler este outro artigo, há um trecho que fala
especificamente deste seminário.
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