domingo, 8 de outubro de 2017


100 % Criativo

 

                            Como vimos no Livro 122 no artigo Os 80 Porcento que o Brasil Deve ao Futuro, os 80 % de médios, médio-baixos ou pobres e miseráveis que vivem em condições ruins no Brasil são aqueles que constituem uma barreira ao avanço para o futuro, porque seus pleitos não foram atendidos e em algum momento eles reclamarão das e até destruirão as elites. A nação ou cultura estremecerá e talvez se dobre e arrebente.

                            Criando apenas para 20 %, os brasileiros criativos não podem atingir a plenitude do movimento criativo; nem há espaço e tempo PARA TODOS os criativos, só para alguns, aqueles que aceitam atender as motivações ou metas ou objetivos dos ricos e médios-altos. Pelo contrário, se o objetivo político fosse o de atender a todos e cada um com toda certeza a imensa tensão de problemas muito mais agudos despertaria mais os talentos já existentes e os talentos adormecidos. A pressão seria pelo menos cinco vezes essa de agora; até mais, dado que os ricos de agora exigiram muito mais e os novos consumidores apresentariam necessidades diferentes – além disso, a combinação de (20 + 80) %, com as interações internas se alimentando mutuamente acabariam por incrementar ainda mais os cenários. O resultado seria uma bola de neve, um rolo compressor esmagador de toda realidade contrária.

                            Como já vimos é esse movimento contínuo de criação que gera as expansões socioeconômicas rápidas, do tipo dessa que a China vem presenciando desde 1986 com o Caminho de Duas Vias. Não é senão isso. Não há nenhuma outra explicação, exceto esta: que a excitação crescente em espiral motiva uma exponencialização das vontades de alcançar o futuro, de transformar.

                            Na falta da reunião dos Dois Brasis o que se vê é o atendimento pleno de apenas uma parte, 20 % (se é que podemos chamar de “pleno”, porque faltando 80 % não alimenta realmente os 20 % tanto quanto poderia); os demais ficam apartados do movimento criativo e assim não há alargamento do futuro. Se não há essa dilatação do futuro para caber mais gente certamente em algum momento haverá guerra.

                            Vitória, sexta-feira, 24 de junho de 2005.

             

                            CRIATIV/IDADE

Criatividade ² fatores prioritários.
Rui Santo.
Para o crescimento e fortalecimento da capacidade criativa, há alguns fatores que devem ser considerados, por quem deseja apresentar soluções mais abrangentes.
Não me refiro aqui aos 20% das pessoas, habitualmente criativas, nem tão pouco aos outros 20%, resistentes a qualquer tipo de inovação.
Você é criativo?
Provamos por a+b que você já nasceu criativo
Será a capacidade de criar um dom inato? Se for, e você não o tiver, está condenado a morrer assim? Se você acredita nisso, prepare-se para mudar de paradigma!
Para saber se alguém é criativo, precisamos antes ter clareza sobre o que é criatividade. Veja algumas definições, coletadas em livros diversos:
Virgílio Vasconcelos Vilela
Johnny e as moedas
Muito esperto, ele
Os amigos de Johnny, um garoto australiano de cinco anos, lhe oferecem uma escolha entre duas moedas, uma maior, de $1, e outra menor, de $2, dizendo que ele pode ficar com uma delas. Ele escolhe a moeda maior, de $1. No livro Criatividade Levada a Sério (Pioneira).
Não é muito difícil achar casos de sucesso empresarial no qual a idéia fundamental do negócio tenha ocorrido também em nossas mentes.
Se você quiser conhecer mais sobre alguns dos temas tratados neste seminário (além de ler este artigo), você pode ler este outro artigo, há um trecho que fala especificamente deste seminário.

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