domingo, 8 de outubro de 2017


17 do 7

 

                            Dia 17 de julho de 2005 (mês sete, 17) o Wal Mart de Vitória na Reta da Penha (Av. N. S. da Penha) próximo da Ponte da Passagem será inaugurado, depois de alguns meses de construção. Foi rápido, mas o que há de novo é ser o Wal Mart, o gigante do varejo americano. É uma linha divisória de eras, antes a era das pequenas e pulverizadas ofertas e depois a oferta maciça do WM, que no mundo inteiro vende 300 bilhões de dólares por ano em 22 nações. Produz quase o dobro da renda declarada da Argentina e certamente mais que 95 % das nações, quer dizer, das 191 mais que 181, restando dez (EUA, Japão, Alemanha, China, França, Grã-Bretanha, Itália, Espanha, Canadá, Brasil, o que for a mais, talvez 15 ou 20 no máximo).

                            Não é uma loja excessivamente grande, talvez hajam outras maiores no Espírito Santo e com certeza há outras no Brasil, muitas até; a diferença vem por conta de um funil que aponta para essa loja específica.

                            O PODER DO MUNDO NA RETA DA PENHA




                            O Carrefour francês não está logo ali?

                            Sim, está logo abaixo, com uma loja Champion, mas ele não é maciçamente profissional como o Wal Mart. Estamos falando do poder de quem compra para vender US$ 300 bilhões com margem de lucro de 4 %. De uma grade tridimensional que se organiza para vender US$ 300 bilhões, tudo como experiência focada de 50 ou 60 anos naquele ponto dali. Isso muda tudo no ES.

                            Vitória, quarta-feira, 22 de junho de 2005.

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