Mapas dos
Supermercados
Os supermercados são
grandes poderes relativos nos AMBIENTES [municípios/cidades (São José, na
Grande Vitória), estados (Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro), nações (Wal Mart,
nos EUA) e mundo (Carrefour, francês, incipiente) ], porisso servirão bem para
colocar a questão: é incrível que tão grandes poderes não tenham se organizado
a ponto de criarem indicações separadas para eles, indicando num mapa da cidade
todos e cada um.
TODOS E CADA UM
·
Endereços
reais e virtuais;
·
Operações
especiais, relevantes, que a média não tenha;
·
Nome
e fotos dos gerentes;
·
Gêneros
de produtos para grupos especiais (diabéticos, de regime de colesterol,
orientais, árabes, judeus, etc.);
·
Telefones;
·
Local
de entrada e saída dos carros - mapa rodoviário de aproximação e afastamento;
·
Números
de produtos (quantidade e qualidade), etc.
Que cada um queira seguir sendo
isolado, que eles não se juntem é uma denúncia de incompetência, de ineficácia
do coletivo, que nós não esperaríamos, dada a crescente importância monetária-financeira
deles no concerto da riqueza em crescimento dos ambientes. A clientela merece
mais da parte do conjunto dos supermercadistas, dos empresários que se dedicam
a supermercadejar, a construir grandes redes de distribuição de produtos. A intenção
de ser grande pressupõe grandeza de visão, de percepção do mundo e de seus
rumos. Assim, quando eles não respondem com presteza às necessidades
(manifestadas ou não) dos ambientes, a gente desconfia que há algo de errado no
modelo de acumulação deles.
Vitória, terça-feira, 11 de novembro
de 2003.
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