domingo, 2 de abril de 2017


Mapas dos Supermercados

 

                            Os supermercados são grandes poderes relativos nos AMBIENTES [municípios/cidades (São José, na Grande Vitória), estados (Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro), nações (Wal Mart, nos EUA) e mundo (Carrefour, francês, incipiente) ], porisso servirão bem para colocar a questão: é incrível que tão grandes poderes não tenham se organizado a ponto de criarem indicações separadas para eles, indicando num mapa da cidade todos e cada um.

                            TODOS E CADA UM

·       Endereços reais e virtuais;

·       Operações especiais, relevantes, que a média não tenha;

·       Nome e fotos dos gerentes;

·       Gêneros de produtos para grupos especiais (diabéticos, de regime de colesterol, orientais, árabes, judeus, etc.);

·       Telefones;

·       Local de entrada e saída dos carros - mapa rodoviário de aproximação e afastamento;

·       Números de produtos (quantidade e qualidade), etc.

Que cada um queira seguir sendo isolado, que eles não se juntem é uma denúncia de incompetência, de ineficácia do coletivo, que nós não esperaríamos, dada a crescente importância monetária-financeira deles no concerto da riqueza em crescimento dos ambientes. A clientela merece mais da parte do conjunto dos supermercadistas, dos empresários que se dedicam a supermercadejar, a construir grandes redes de distribuição de produtos. A intenção de ser grande pressupõe grandeza de visão, de percepção do mundo e de seus rumos. Assim, quando eles não respondem com presteza às necessidades (manifestadas ou não) dos ambientes, a gente desconfia que há algo de errado no modelo de acumulação deles.

Vitória, terça-feira, 11 de novembro de 2003.

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