sexta-feira, 9 de setembro de 2016


O Mundo Maravilhoso de Abril

 

FILME FRANCÊS (irretocável enquanto arte)

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Steampunk
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.[1][2]
O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.[3]

O conteúdo é que deixa a desejar.

1.       O ano em curso é 1965, é filme steampunk, porisso o mundo parece tecnocientíficamente atrasado 100 anos ou mais, dá ideia de 1865;

2.       A Europa é totalmente privada de árvores, gás e petróleo, a ecologia só existe nas Américas ficcionais, é travada guerra entre os continentes pela posse de madeira para queimar; a Europa é mostrada como esbanjadora, quando na realidade não é somente isso, ela tem aprendido;

3.      Lá no filme, só em 2001 e depois da reforma promovida pela trama é que pousam na Lua, 32 anos depois do nosso pouso, mesmo assim permanecendo vários atrasos no roteiro;

4.       A análise poderia ser mais completa, nos detalhes – não vale a pena, vá ver o filme, a arte é impecável.

Em resumo, nem a heroína Abril de lá, nem o mês de abril de cá mostram mundos maravilhosos, pelo contrário, como visto no MP, Modelo Pirâmide, há defeitos e ruínas em todos os lugares, todas as montagens, todas as peças, todos os palcos – se houvesse uma desviada Terra mais avançada que a nossa também comportaria dificuldades, é geral, só mudam as flechas. As mudanças que necessitamos são as compreensivas.

Vitória, sexta-feira, 09 de setembro de 2016.

GAVA.

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