terça-feira, 27 de setembro de 2016


Os Oponentes da Igreja

 

A Igreja começou a contagem para atingir os três mil anos.

O que uma entidade de dois mil anos enfrentou, enfrenta e enfrentará? A sequóia é um retrato de enfrentamentos, algumas tendo 4,0 mil anos ou mais, assim como certos recifes são consideradas as vidas mais antigas da Terra.

ENFRENTAMENTOS

Sequoia, 4.650 anos.
 
A planta Azorella compacta, ou Llareta, tem por volta de três mil anos e é tão densa, seca e inflamável que é usada pela população local para se aquecer nas noites de inverno. (Deserto do Atacama, Chile)
Editora Globo
O pinheiro Spruce gran picea tem 9.500 anos de idade. Por causa de sua capacidade de auto clonagem, gerando novos galhos e troncos do mesmo sistema de raízes, é que ele vive tanto tempo. (Parque Nacional de Fulufjället, Suécia). Editora Globo.
O tronco da Adansonia digitata é tão grande e oco, que tem um bar-café dentro (2 mil anos, Província do Limpopo, África do Sul)
Editora Globo

Quais são os enfrentamentos da Igreja?

Usando o modelo pirâmide, sem poder agoraqui espraiar completamente (não vou procurar esgotar o assunto, nem de longe, isso já foi feito de outra forma noutros textos):

1.             Enfrentamentos com os mágicos-artistas (inclusive os literatos tipo Dan Brown);

2.             Enfrentamentos com outros teólogos-religiosos (dos muçulmanos, dos judeus, das religiões oriundas de outros iluminados, dos budistas, dos xintoístas, etc.);

3.            Enfrentamentos com os filósofos-ideólogos (pensadores e seus partidos, que nem se vêem como tais);

4.            Enfrentamentos com os cientistas-técnicos;

5.            Enfrentamentos com os matemáticos (esses são poucos).

 

ENFRENTAMENTOS COM TEÓLOGOS-RELIGIOSOS

Descrição: http://imagem.casasbahia.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=2898118
Combate teológico.
Descrição: http://briefpost.com.br/wp-content/uploads/2012/06/unbenetton_unhate_02.jpg
Falsificações patifes.
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJwE4O0wDVFMBJuy2JOY0dYsZcPxUxwr4G-iLRhvSKPEMY-E6xWW2K-89bkmMqNzu7hzMUcG1i-xIKg7J3vItIfQOvQdgTsOtTLcwNYtTmYi-Seqvsfng8HntNDGFktwHAPKQJf6V702k6/s1600/Percentual+de+ateus+pelo+mundo.jpg
Número de ateus.
Descrição: http://files.salmo41.com/200000054-a285ea37f6/religi%C3%B5es.jpg
Religiões.

OS COMBATENTES

GENERAIS DA ALTA CÚPULA
PADRES-SOLDADOS
FREIRAS
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKHb9xOBkO_xy4HoHWqpwpmDMl_EA7NI9YGILCbl2j-8g3flyNnsTq1ASxeJ9mOA4ZohINKB4Ft1m0M66ZFb_EnONfTcHuYiTW6nuR0vn8niFCJIA7Nq3WuM-_E0p6iJl7oPANeorszlM/s320/freira.jpg
LEIGOS

ENFRENTAMENTOS CRISTÃOS INTERNOS (dissidências desde a Reforma e Contra-Reforma – estão agindo errado, o inimigo é de fora)

INTERNOS
CHOQUES TRADICIONAIS
Descrição: http://www.paraclitus.com.br/wp-content/uploads/2011/03/santos-2.jpg
TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
EXTERNOS
CONFISSÕES TRADICIONAIS
No século XVI, seguidores de Martinho Lutero fundaram igrejas "evangélicas" na Alemanha e Escandinávia. As igrejas reformadas na Suíça e França foram fundadas por João Calvino e também por reformadores radicais como Ulrico Zuínglio. Thomas Cranmer reformou a Igreja da Inglaterra e depois John Knox fundou uma comunhão calvinista radical na Igreja da Escócia.
EVANGÉLICOS (50 mil seitas)
“Vejam que os protestantes, divididos em 50 mil seitas, não chegam a 16% da nação brasileira, ou seja, são 26 milhões contra, segundo a FGV, 139,24 milhões de católicos (...)”.

Como reino, a Santa Sé é um país frente aos demais, quase 200, com (por mim) estimados 4,0 mil estados-províncias e 200 ou 300 mil municípios, mundo extraordinariamente complexo. Ela faz política, como quando interferiu para provocar a “queda da URSS” e em várias ocasiões ao longo dos séculos (seria interessante contar isso).

Equilíbrio difícil!

Muitos pratos a equilibrar no circo da Terra.

O papa e os cardeais precisam ser cracões de bola para jogar esse jogo, é uma batalha insana contra as “forças das trevas”, sem falar que dentro de cada um do próprio time ruge o terror.

Serra, quarta-feira, 15 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário