terça-feira, 27 de setembro de 2016


Por um Beiço Justo

 

No mundo tem tanta gente, mas tanta gente que a qualquer momento tem alguém fazendo uma coisa bacana ou uma besteira.

Classifico essa moça no primeiro time.

Ela se baseou na propaganda “por um preço justo” e começou a listar todas as empresas que se aproveitam do desconhecimento da língua e da falta de lógica do povo para engabelá-lo.

ENGABEL/AÇÃO (ato permanente de engabelar, verbo)

Preço a partir de 1,99.
Engloba praticamente tudo, de sanduíches a aviões, exceto balas vendidas por unidade (0,05).
Pague 2, leve 3.
Se você está levando três está pagando três e não duas – por um preço menor.

PROPAGANDA ENGANOSA

Descrição: http://blogdobibiu.zip.net/images/BLOGBBIU.JPG
Descrição: http://www.joaoboscoleal.com.br/wp-content/uploads/2011/03/Propaganda-enganosa-de-Lula-no-Incra.jpg

Ela ficou anos vasculhando todo gênero de enganação das elites e do povo, carregava um bloco e uma caneta, levava máquina fotográfica com zoom, fotografava com a máquina do celular, entrou na Internet, perguntava às pessoas, olhava vários jornais todo dia em busca das propagandas, andava atenta pelas ruas, acho que eu não conseguiria. Com aquela dedicação inacreditável das mulheres ela focou no objetivo, que era de fato muito mais profundo, chamar atenção para a língua e as oportunidades que os malandros encontravam nela e na falta de conhecimento dela para parasitar o povelite.

Fez um livro, Por um Beiço Justo, sendo “beiço” em português do Brasil gíria para dolo, fraude, falcatrua. Ironia, claro, “por uma pernada legal”.

Caiu no gosto do povo, porque ninguém gosta de ser enganado. Junto com o livro veio um sítio/site, www.porumbeicojusto.com com situações divertidíssimas de norte a sul, de leste a oeste do Brasil. Os golpistas estão em todo lugar, é espantoso. Choveu gente querendo ajudar contando os casos, mandando fotos. Comprei o livro, me tornei freqüentador assíduo do site – não imaginava que eu mesmo estava sendo enganado, que coisa!

Fiquei irritadíssimo.

Como nós somos enganados o tempo inteiro, meu Deus!

Acho que mais gente deveria fazer como essa moça. É claro que o outro lado é muito inventivo nisso de explorar, de viver do esforço alheio, mas pelo menos as enganações mais antigas a gente ficaria sabendo.

Serra, quinta-feira, 02 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário