quinta-feira, 29 de setembro de 2016


A Queda Induzida da Humanidade

 

Desde quando o Cinema geral começou pessoas vem sendo mortas com razão ou sem razão, às vezes pelos motivos mais banais.

O MORTI-CENA DE CINEMA (preencha vocês mesmo, são centenas de milhares de filmes com violências de todo tipo)

FAROESTE
 
AÇÃO
 
POLICIAL
 
GUERRA
 
DRAMA
 
ESPACIAL
 
TERROR
 
AMOR
 
DRAMA
 
(e tudo mais)
 

Assim, sem mais nem menos.

Muitos, muitos, com até centenas de milhares de tiros num filme de 80 minutos. Os de Rambo, então, eram incríveis pelo pouco apreço pela vida humana. Jesus e a Igreja passaram quase dois mil anos ensinando a respeitar a Vida geral e em particular a racionalidade, a Vida-racional, para ao fim estarmos nessa situação de contraste: quando mais foi conseguido, quando mais alto foram elevadas as criaturas com benefícios, mais elas decaíram.

Já mostrei numerosíssimas vezes a raridade da Vida e da Vida-racional, quanto o mais insignificante dos seres biologicamente formado (não sabemos calcular, ainda que remotamente, o custo real, não saberíamos estabelecer a dimensão total da Criação) vale em perspectiva.

Iniciado em 1895 pelos irmãos Lumière, o Cinema já passou de 100 anos, 117 anos. Nesse tempo fez muita coisa boa, mas plantou o veneno, contaminou os seres humanos, especialmente as crianças, reduzindo drasticamente a reverência para com a existência e zombando dos valores.

Meu pensamento é que todo ele, em todos os países, deverá ser observado atentamente e rebaixado, tornando-se instrumento auxiliar, não mais reverenciado, pois não soube desenvolver com dignidade os altos serviços que lhe foram encomendados. As pessoas que nele militaram também deverão ser observadas uma a uma, visando separar o joio do trigo, os indignos dos dignos.

Livros devem ser escritos como partes de enciclopédias e dicionários para investigar TOTAL e minuciosamente todos os produtos, minuto a minuto, empenhando-se nisso milhares e milhares de analistas. Até então o Cinema geral, com tudo de bom que significou, ficará em moratória planetária, reduzido de seus esplendores, e as pessoas usarão o que foi aprendido com enorme cuidado e zelo.
Serra, sexta-feira, 14 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário