sexta-feira, 30 de setembro de 2016


Saturação

 

SATUR/AÇÃO (ato permanente de saturar, impregnar, totalizar)

IMPREGNAÇÃO
SUPEROFERTA
AUDIÇÃO
De música, de discursos, etc.
OLFATO
De perfumaria, etc.
PALADAR
De comidas, de bebidas, de pastas, de temperos, etc.
TATO
De cinema, de teatro, de arquiengenharia, de tapeçaria, de urbanismo, de paisagismo/jardinagem, de esculturação, de decoração, de PROPAGANDA, etc.
VISÃO
De fotografia, de pintura, de desenho, de moda, de dança, de poesia, de prosa, etc.

Chamei de tecnartes, técnicas-artes, porque para toda arte há uma correspondente técnica de embasamento. Recentemente juntei a propaganda, depois de vinte e tantos anos – não via. O etc. está aí justamente para isso, você pode perceber coisas que não enxerguei.

Por toda parte há superoferta (museus, bibliotecas e toda mídia – TV, Revista, Jornal, Livro-Editoria, Cinema agora no computador, Internet, Rádio), que está esmagando os indivíduos, super-sujeitando-os aos índices de orgulho (vão busca-los para conseguir superacesso: riqueza, poder, fama/prestígio/glória, beleza), queimando-se mais, ou menos, todos e cada um na feira ou fogueira das vaidades.

SUPER-CHAVE DA PROTEÇÃO

1.       Superoferta de lares (cada vez mais luxuosos para os de um extremo, cada vez mais subumanos para o contrário-complementar do espectro);

2.       Superincremento de seguranças (muros, arame farpado chamado “lâmina faca”, portarias, superpolícia, etc.);

3.      Superacréscimos de saúdes (os sistemas se tornaram cada vez mais mirabolantes e trapaceiros, inclusive o SUS, sistema único de saúde brasileiro para os pobres, os ricos fogem da cruz);

4.      Superdádivas de armazenamentos (hipersuperultras mercados com dezenas e centenas de milhares de itens, a gente toda fica babando, tanto por poder comprar quanto por não);

5.      Superadições de transportes (por ar, água, terra-solo, fogo-energia, este a Web).

DENTRO DA MINHA CABEÇA (vazia de mim, sei que não tenho juízos próprios dentro da minha cabeça, ela está cheia de juízos alheios, e a sua, vazia de você, que tem de trabalhar continuamente para ter todas essas coisas)

Dentro da Minha Cabeça
 
Dentro da minha cabeça
Tem um pensamento só
Sei que não tenho juízo
Dentro da minha cabeça

E quando a onda bate forte
Dentro da minha cabeça
E quando a onda bate forte
Nas pedras do arpoador

Penso nela em Ipanema
Penso nela em Salvador

Eu só quero amor
Amor, amor
Dentro da minha cabeça
 
Gerônimo/Lula Queiroz

Lá estão as multidões correndo de um lado para o outro, como formiguinhas-carros indo de manhã e voltando de tarde, dando-se um milhão de objetivos que, não cumpridos, as torturarão.

Vitória, sexta-feira, 30 de setembro de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário