Biomusicografia
CARTOLA, A VIDA É UM
MOINHO
(e quem é moída é a gente toda, cada qual sendo grão diferente e fornecendo ração
diferente)
O
Mundo é Um Moinho
Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida Já anuncias a hora de partida Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida Em cada esquina cai um pouco a tua vida Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho. Vai reduzir as ilusões a pó
Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo Quando notares estás à beira do abismo Abismo que cavaste com os teus pés |
Dizem que ele fez essa música para a filha
que estava saindo muito cedo de casa.
GIL
LIGANDO PARA DEUS
Se
Eu Quiser Falar Com Deus
SE EU QUISER FALAR COM DEUS
Gilberto Gil 1980 Se eu quiser falar com Deus Tenho que ficar a sós Tenho que apagar a luz Tenho que calar a voz Tenho que encontrar a paz Tenho que folgar os nós Dos sapatos, da gravata Dos desejos, dos receios Tenho que esquecer a data Tenho que perder a conta Tenho que ter mãos vazias Ter a alma e o corpo nus Se eu quiser falar com Deus Tenho que aceitar a dor Tenho que comer o pão Que o diabo amassou Tenho que virar um cão Tenho que lamber o chão Dos palácios, dos castelos Suntuosos do meu sonho Tenho que me ver tristonho Tenho que me achar medonho E apesar de um mal tamanho Alegrar meu coração Se eu quiser falar com Deus Tenho que me aventurar Tenho que subir aos céus Sem cordas pra segurar Tenho que dizer adeus Dar as costas, caminhar Decidido, pela estrada Que ao findar vai dar em nada Nada, nada, nada, nada Nada, nada, nada, nada Nada, nada, nada, nada Do que eu pensava encontrar |
Dizem que ele fez essa música a pedido de
Roberto Carlos, que não a cantou porque não seria exatamente o público dele
(super-facial).
E assim por diante. Muitos e muitos
compositores e poetas fizeram essa ou aquela composição neste ou naquele tempo,
em tal ou qual espaço, para fulano/a ou beltrano/a ou sicrano/a.
BIO-MÚSICA-GRAFIA
BIO
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MÚSICA
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GRAFIA
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QUEM
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LETRA
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MELODIA
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NOTAÇÃO
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Não seria interessante saber a geo-história
das músicas?
A PSICOLOGIA
DAS MÚSICAS
1. Motivação da música
(figuras ou psicanálises ou pessoas);
2. Motivação da música
(objetivos ou psico-sínteses ou ligações com os ambientes);
3. Motivação da música
(produções ou economias ou multiplicações);
4. Motivação da música
(organizações ou sociologias ou arrumações);
5. Motivação da música
(espaçotempos ou geo-histórias ou trocas).
Veja como é complexo-simples: as pessoas
disputam com os ambientes para multiplicar para si e arrumar os outros,
realizando trocas.
Evidentemente as 22 tecnartes (em particular
as músicas) são espaçotempos de confrontos-colaborações, de lutas-cooperações,
de guerras-e-pazes.
Com os guerreiros-compositores
guerreiam-pacificam?
Ninguém estudou essa face das
psicologias-tecnartes (aliás, os psicólogos estudaram muito pouco).
Serra,
terça-feira, 18 de setembro de 2012.
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