sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018


Supereuler

 

Meu filho Gabriel disse que Euler é o herói dele, porque tenho lhe contado coisas desse excepcional matemático que “teve em média 800 páginas escritas por ano durante sua longa vida” (1707 a 1783, 76 anos entre datas: calculei que começando aos 20, durante 56 anos, 56 x 800), no total em torno de 45 mil páginas de “densa matemática”, como diz na biografia dele (p. 726 e ss.) George F. Simmons em seu livro Cálculo com Geometria Analítica, volume 1, São Paulo, McGraw-Hill, 1987.

Euler teve 13 filhos, não sei se cachorros e gatos, certamente a mulher reclamando o tempo todo por cuidar de tantos, inclusive dele, e sempre pedindo dinheiro, é claro. Quantos filhos morreram, quantos viveram até tarde, como convivia com eles?

Como ele conseguiu?

Seria preciso não apenas fazer um filme, mas um filme piloto com uma série mostrando tais detalhes miudinhos da vida de um matemático e de um pesquisador de modo geral. Ninguém melhor que Euler para espelhar as dificuldades diárias de um pesquisador em equilibrar a permanente atenção às dificuldades de transposição lógica e dialética com, do outro lado da balança, as necessidades familiares.

RETRATOS DE EULER


Os retratos não são apenas formais, superficiais: eles são conceituais também.

Vitória, sexta-feira, 26 de maio de 2006.

 

SUPER

Leonhard Euler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Leonhard Euler aos 49 anos, quadro a óleo por Emanuel Handmann, 1756
Leonhard Euler aos 49 anos, quadro a óleo por Emanuel Handmann, 1756
Leonhard Euler (Basiléia, 15 de Abril de 1707 - São Petersburgo, 18 de Setembro de 1783) foi um matemático e físico de origem suíça.
A vida de Leonard Euler
Leonard Euler nasceu a 15 de Abril de 1707 em Basiléia, Suíça.
Seu pai, Paul Euler, estudou Teologia na Universidade de Basiléia onde aprendeu Matemática com Jean Bernoulli (1667-1748). Tornou-se ministro religioso e casou-se com Margaret Brucker, filha de um outro homem de igreja.

Submundo das Idéias

 

Podemos imaginar um filme no qual as idéias são como pessoas, boas e más, de repente até muito perversas. E vêem-se neles as idéias mafiosas, idéias particularmente ruins que vivem no submundo do crime.

OS COMBATENTES CONTRA O CRIME


Quais ideias seriam ruins para uns e outros? Não podemos saber e se fôssemos discutir isso o filme não sairia.

Pelo contrário, deve-se assumir e rir.

Haveria tráfico de idéias, claro, o plágio descarado sem citação de fonte; idéias se prostituindo – venda de teses, digamos; idéias trabalhando como escravas em países estrangeiros; idéias em subnutrição; boas idéias que se tornaram bandidas e picaretas; e assim por diante, todo gênero de variação.

Teríamos idéias policiando outras idéias fugitivas.

Idéias governantes tributando idéias governadas.

Todo tipo de conformação.

Vitória, sexta-feira, 02 de junho de 2006.

Som e Tom, PI é Tempo

 

Na tentativa de encontrar a suposta chave (suposta = CHAVE = PODER = PALAVRA e segue na Rede Cognata) usei a RC para ver isso, que o tom musical (= TEMPO MODELO = TOM MESTRE) é um segundo nível de decifração (= TEMPO = DOMÍNIO = TENSOR e segue).

Ao TOCAR PI (3,141592...) como música na Base 7 (B7) com três números negativos, o zero e três números positivos, usando as fitas par e binária, devemos acoplar as notas (= MODELOS = MÚSICAS = MOLDES) com tempo, isto é, com um subciclo: suponho que isso seja importante, se a RC for verdadeira, como parece ser.

Vitória, quarta-feira, 31 de maio de 2006.

 

DANDO O TOM

Tom, na música, a altura de um som, determinada pela freqüência, ou seja, a rapidez das vibrações que lhe dão origem. Houve várias tentativas para fixar uma altura padrão. Em 1859, uma comissão de músicos e cientistas franceses estabeleceu o padrão de 435 hertz (vibrações ou ciclos por segundo) para o lá 3. Esta altura passou para 440 hertz em 1955, sendo a adotada para os instrumentos atuais. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
 
No dicionário Aurélio Século XXI: [Do gr. tónos, 'tensão', pelo lat. tonu.] S. m.1. Tensão, t no (q. v.). 2. Efeito de tonificar; fortaleza, vigor. 3.            Altura de um som. 4. Qualidade sonora da voz humana. 5. P. ext.  Inflexão da voz. 6. Modo de expressar-se. 7. Caráter, estilo. 8. Cor, colorido, coloração, matiz; tonalidade. 9. V. nuança (1). 10. E. Ling. Fenômeno supra-segmental caracterizado por variações de altura no corpo do vocábulo, resultantes da velocidade e vibração das cordas vocais. 11. Mús. Intervalo de segunda maior formado por dois semitons, um cromático e um diatônico. 12. Mús. Na antiga música da Grécia, o processo empregado, na falta de diapasão, para determinar a altura absoluta em que se localizava, na escala, o sistema que ia ser adotado; tropo. 13. Mús. A altura de um som na escala geral dos sons; diapasão. 14. Mús. No sistema tonal clássico [v. tonalidade (3)] , entoação dos sucessivos tons e semitons que caracterizam uma escala diatônica qualquer, assim como a própria escala em que está escrito qualquer trecho musical. [A palavra tom deve preceder o nome da tônica dessa escala e a indicação do respectivo modo (v. modo [14]), como, p.ex., tom de dó maior, tom de fá sustenido menor, mas é omitida com freqüência, ficando apenas subentendida, dizendo-se, p.ex., uma sonata em sol maior, ou modular para ré menor, etc.] 15. Mús. O tom (14) principal em que está escrito um trecho musical, e em torno do qual se articulam os outros tons e os modos, que se sucedem no decorrer de uma composição feita segundo as regras da tonalidade (2). 16. Mús. Até o séc. XVIII, a altura em que se afinavam os instrumentos. 17. Mús. Cada um dos oito modos [v. modo (14)] usados na música gregoriana. 18. Mús. Cada um dos tubos suplementares e móveis, de comprimentos diversos, que os instrumentistas intercalavam no circuito sonoro da trompa lisa e do trompete simples, para obter novas séries harmônicas, mediante a modificação do comprimento do tubo principal; mudança, pontilho, rosca, volta. 19. Mús. Desus.  Espaço entre os trastos divisórios do ponto de certos instrumentos de cordas, como a guitarra e as antigas violas. Sem tom nem som. 1. V. sem trelho nem trabelho.
 
Estilo Musical
É a maneira pela qual compositores de época e países diferentes combinam simultaneamente os diversos elementos musicais importantes, que são chamados de componentes básicos da música.

Notação musical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Notação musical é o nome genérico de qualquer sistema de escrita utilizado para representar graficamente uma peça musical, permitindo a um intérprete que a execute da maneira desejada pelo compositor ou arranjador. O sistema de notação mais utilizado atualmente é o sistema gráfico ocidental que utiliza símbolos grafados sobre uma pauta de 5 linhas. Diversos outros sistemas de notação existem e muitos deles também são usados na música moderna.

ESCALA MUSICAL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma escala musical é uma seqüência ordenada pela frequência vibratória de sons (normalmente do som de frequência mais baixa para o de frequência mais alta), que consiste na manutenção de determinados intervalos entre as suas notas.
Escalas musicais - quando a matemática rege a música
por Miguel Ratton
Embora este seja um tema extremamente vasto, apresentamos aqui uma abordagem resumida a respeito de alguns conceitos básicos sobre a afinação dos instrumentos musicais: origem, evolução e tendências.
Matemática e Música: em busca da harmonia
* Monografia apresentada por Larissa Suarez Peres
na Universidade do Grande ABC
Do ponto-de-vista acústico, os sons utilizados para produção de música (excetuando os sons de alguns instrumentos de percussão) possuem determinadas características físicas, tais como oscilações bem definidas (freqüências) e presença de harmônicos.

Serenidade

 

Aparentemente inocente o filme Serenity introduz uma questão candente: no enredo um planeta tem quase 30 milhões de colonos dizimados por uma droga que produz serenidade (daí o nome do filme). De fato, 90 % de todos morrem em completa paz, sem querer fazer mais nada, sem reagir a provocações, nem nada. Por outro lado, os 10 % remanescentes se tornam superferozes e vão constituir os reavers (no inglês reaver: ladrão, saqueador) que retalham o rosto, comem carne humana e coisas assim.

Através da Rede Cognata podemos ver que serenidade = PROZAC = SAÚDE = PODER = POBRE = SÓBRIO (prozacs = SERENIDADES = ENDORFINAS) e segue. Então, é um ataque ao PROZAC. Se o custo social é de 10 % de superdoidos (o que não está provado) contra cura para 90 % de antigos doentes que eram considerados doidos ficou barato (esses 90 % não morreram, pelo contrário, não se sabe quantas mortes foram evitadas). E a ninguém foi empurrado o remédio, claro que não, cada qual teve de optar da primeira vez e continuar optando a cada compra na farmácia. É claro, a soma é zero, há um custo; mas o custo anterior era de milhões sofrendo 365 dias por ano durante décadas a fio.

Vitória, sábado, 27 de maio de 2006.

 

PROZAC

A Ressaca do Prozac e os Milagres da Fala
Nos últimos dois anos tivemos direito à moda do Prozac. Jornalistas, escritores e psiquiatras -em concerto com o dr. Kramer, profeta da dita droga- vieram nos dizer que a felicidade estava ao alcance de qualquer um que pudesse tomar Prozac com regularidade.

SERENITY (o filme). No inglês, serenidade, quietude, calma.

Serenity - A Luta pelo Amanhã
» Sinopse: Baseado na série de televisão "Firefly", a história é sobre um grupo de rebeldes que deve proteger uma jovem com poderes extra-sensoriais das mãos da Aliança, que domina todos os planetas. Ela possui um segredo guardado dentro de si que poderá pôr fim ao domínio da corporação.

Retalhando Papai

 

A mulher do Sebo me contou.

O filho de certo professor da UFES morto há três anos vendeu ao Sebo um livro de Camões, o filho dela ofereceu R$ 30 (trinta reais, hoje pouco mais de 13 dólares), que o rapaz aceitou e foi, quem sabe, beber cerveja, disse ela. Sem saber por quanto revender eles consultaram um avaliador, que afirmou só terem sido da edição rara confeccionados 1.200 exemplares, atualmente disputados a tapa através do país, só havendo qualquer um nas grandes coleções ou em instituições. Vão proceder a um leilão para vender o livro. Foi feito em pranchas a serem colocadas uma a uma para exposição nas paredes.

Esse mesmo filho desnaturado vendeu o acervo todo do pai picotado a sebos da região de Jardim da Penha.

TROCANDO CAMÕES PELOS PÉS


Sabe-se lá que relações aconteceram entre pai e filho...

O que sobrou na Terra ficou com ódio do que deixou de ser, de ter e de estar. O que se dissolveu teve tudo dissolvido: morrer é ser impedido de tudo, inclusive de qualquer opinião, participação, fala, posse. Os filhos se apossam das heranças e conforme for destroçam-nas, sejam livros ou não.

Isso é morrer.

Você só tem acesso na janela curta da vida.

POR MAIOR QUE SEJA A SUA JANELA É SÓ UMA JANELA (começa e acaba mesmo, não tem choro nem vela): olhe a vida no seu tempo.


Vitória, sábado, 27 de maio de 2006.

Psicologicamente Homem e Mulher

 

CRESCIMENTO PSICOLÓGICO DE HOMENS E MULHERES

COMO PESSOAS
Indivíduos
Indivíduos
Famílias
Famílias
Grupos
Grupos
Empresas
Empresas
COMO AMBIENTES
Cidades-municípios
Cidades-municípios
Estados
Estados
Nações
Nações
Mundo em processo de globalização (esse é o novo aprendizado e a nova aptidão)

 

Pode parecer automático, mas não é; assim como as mãos exteriores dependem de haver mãos interiores na mente o mesmo se dá com os conhecimentos e tratos em relação a cada passagem. Viver nas cidades não é simples, a gente vinda do campo deve fazer todo um aprendizado racional-emocional a respeito: os trejeitos, as palavras, os significados ocultos, tudo deve ser aprendido, como quando se vai a um país estranho.

Demorou desde Jericó 11 mil anos para chegarmos onde estamos. Não é fácil, é extremamente difícil essa construção psicológica. A família que existe agora não é a mesma dos primitivos, pois lhe foram sobrepostos vários níveis de existência. E a cada passo dos homens ou das mulheres o outro lado oposto-complementar deve se manter tanto em oposição quanto complementar o passo dado, andar mais ou menos pareado. Muitas vezes isso não aconteceu.

Então, o que são psicologicamente essas duas grandes construções? O que são HOMEM e MULHER? Há esses estudos fraquinhos por ai e nem de longe com o apelo do modelo, esse de superdimensionamento. Os estudos psicológicos de homens e mulheres que vem sendo oferecidos, até onde os conheço ou ouço falar, não dão justa dimensões a essas fantásticas elaborações, aos vários nichos psicológicos, à absorção das fitas lingüísticas de herança, a tudo aquilo que venho de raciocinar no modelo e nos livros. Deixam muito a desejar. Ficaram na constante discussão e rediscussão psicanalíticas, tentando co-ligar as manifestações através da linguagem com os estados interiores de alma. Que penúria! Que falta de consideração!

Vitória, sábado, 03 de junho de 2006.

Primeira Equação

 

A Rede Cognata vem produzindo essas variações:

·       Sopro divino = PRIMEIRA EQUAÇÃO = PRIMEIRO TEMPO = HOMENS VAZIOS = PRIMEIROS DEUSES = PRIMEIRA DOENÇA = PRIMEIRO VÍRUS = PAI TEMPO e segue na Rede Cognata.

Foi isso que Deus soprou nas narinas (= SONHOU NOS NOMES) do homem no princípio da Criação = EVOLUÇÃO = COMPOSIÇÃO = CAOS = ORDEM e segue. Qual é essa “primeira equação”? O que a faz capaz de inserir “espírito” nos corpos? Aparentemente é a mais importante de todas, pois é a primeira, foi colocada antes de qualquer outra.

Como já raciocinamos, há um substrato dentro dos seres que é chamado “eu”, a centelha que se liga por quereres a tudo que é expressão do SER e do TER: que soma camada sobre camada até nos tornarmos gordos de personalidade, isso que é cérebro, órgãos, membros sobrepostos. Naturalmente se existir isso mesmo é o supremo segredo (= PRIMEIRO PODER, que Cristo usou para ressuscitar Lázaro) do universo.

Vitória, sexta-feira, 26 de maio de 2006.

 

O SOPRO DIVINO

Teoria do Sopro Divino

Gerson Lima (*)
A teoria econômica dominante parte do princípio de que o mundo está em pleno emprego. Tecnicamente, pleno emprego significa que todos aqueles que querem trabalhar estão empregados. Quem não está empregado é porque não quer trabalhar.
COLUNA DA MONICA, 13 de novembro de 2002
Alma

Os antigos filósofos acreditavam que a alma estava espalhada pelo corpo, sendo responsável pela consciência e vitalidade do mesmo. Descartes dizia que o ponto de encontro entre a alma e o corpo era a glândula pineal - ou a terceira visão - localizada no centro do cérebro.

NO PRINCÍPIO: UMA RELEITURA DO RELATO DA CRIAÇÃO
(Gn 1 e 2) (I Parte)
Antônio Müller
“Não penseis que vim abolir a Lei ou os Profetas. Não vim abolir, mas sim cumprir. Pois em verdade vos digo: até passar o céu e a terra, não passará um “jota” ou um “til” da Lei, sem que tudo se cumpra. Quem pois violar um dos menores preceitos e assim ensiná-lo aos outros, será declarado o menor no reino dos céus, mas quem os praticar e ensinar será declarado grande no reino dos céus.” (Mt 5,17-19).