Som e Tom, PI é Tempo
Na tentativa de encontrar a suposta
chave (suposta = CHAVE = PODER = PALAVRA e segue na Rede Cognata) usei a RC
para ver isso, que o tom musical (= TEMPO MODELO = TOM MESTRE) é um segundo
nível de decifração (= TEMPO = DOMÍNIO = TENSOR e segue).
Ao TOCAR PI (3,141592...) como música na
Base 7 (B7) com três números negativos, o zero e três números positivos, usando
as fitas par e binária, devemos acoplar as notas (= MODELOS = MÚSICAS = MOLDES)
com tempo, isto é, com um subciclo: suponho que isso seja importante, se a RC
for verdadeira, como parece ser.
Vitória, quarta-feira, 31 de maio de
2006.
DANDO
O TOM
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Tom, na música, a altura de um som,
determinada pela freqüência, ou seja, a rapidez das vibrações que lhe dão
origem. Houve várias tentativas para fixar uma altura padrão. Em 1859, uma
comissão de músicos e cientistas franceses estabeleceu o padrão de 435 hertz
(vibrações ou ciclos por segundo) para o lá 3. Esta altura passou para 440
hertz em 1955, sendo a adotada para os instrumentos atuais. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002.
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No dicionário Aurélio Século XXI: [Do gr. tónos, 'tensão', pelo lat. tonu.] S.
m.1. Tensão, t no (q. v.). 2. Efeito de tonificar; fortaleza, vigor. 3. Altura de um som. 4. Qualidade
sonora da voz humana. 5. P. ext.
Inflexão da voz. 6. Modo de expressar-se. 7. Caráter, estilo. 8. Cor,
colorido, coloração, matiz; tonalidade. 9. V. nuança (1). 10. E. Ling.
Fenômeno supra-segmental caracterizado por variações de altura no corpo do
vocábulo, resultantes da velocidade e vibração das cordas vocais. 11. Mús.
Intervalo de segunda maior formado por dois semitons, um cromático e um
diatônico. 12. Mús. Na antiga música da Grécia, o processo empregado, na
falta de diapasão, para determinar a altura absoluta em que se localizava, na
escala, o sistema que ia ser adotado; tropo. 13. Mús. A altura de um som na
escala geral dos sons; diapasão. 14. Mús. No sistema tonal clássico [v.
tonalidade (3)] , entoação dos sucessivos tons e semitons que caracterizam
uma escala diatônica qualquer, assim como a própria escala em que está
escrito qualquer trecho musical. [A palavra tom deve preceder o nome da
tônica dessa escala e a indicação do respectivo modo (v. modo [14]), como, p.ex.,
tom de dó maior, tom de fá sustenido menor, mas é omitida com freqüência,
ficando apenas subentendida, dizendo-se, p.ex., uma sonata em sol maior, ou
modular para ré menor, etc.] 15. Mús. O tom (14) principal em que está
escrito um trecho musical, e em torno do qual se articulam os outros tons e
os modos, que se sucedem no decorrer de uma composição feita segundo as
regras da tonalidade (2). 16. Mús. Até o séc. XVIII, a altura em que se
afinavam os instrumentos. 17. Mús. Cada um dos oito modos [v. modo (14)]
usados na música gregoriana. 18. Mús. Cada um dos tubos suplementares e
móveis, de comprimentos diversos, que os instrumentistas intercalavam no
circuito sonoro da trompa lisa e do trompete simples, para obter novas séries
harmônicas, mediante a modificação do comprimento do tubo principal; mudança,
pontilho, rosca, volta. 19. Mús. Desus.
Espaço entre os trastos divisórios do ponto de certos instrumentos de
cordas, como a guitarra e as antigas violas. Sem tom nem som. 1. V. sem
trelho nem trabelho.
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Estilo
Musical
É a maneira pela qual compositores
de época e países diferentes combinam simultaneamente os diversos elementos
musicais importantes, que são chamados de componentes básicos da música.
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Notação musical
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Notação musical é o nome
genérico de qualquer sistema de escrita utilizado para representar
graficamente uma peça musical, permitindo a um intérprete que a execute da maneira
desejada pelo compositor ou arranjador.
O sistema de notação mais utilizado atualmente é o sistema gráfico ocidental
que utiliza símbolos grafados sobre uma pauta de 5 linhas. Diversos outros sistemas de
notação existem e muitos deles também são usados na música
moderna.
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ESCALA
MUSICAL
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma escala musical é uma seqüência
ordenada pela frequência vibratória de sons (normalmente do
som de frequência mais baixa para o de frequência mais alta), que consiste na
manutenção de determinados intervalos entre as suas notas.
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Escalas musicais - quando a matemática rege
a música
por Miguel Ratton Embora este seja um tema extremamente vasto, apresentamos aqui uma abordagem resumida a respeito de alguns conceitos básicos sobre a afinação dos instrumentos musicais: origem, evolução e tendências. |
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Matemática e Música: em busca da harmonia
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Monografia apresentada por Larissa Suarez Peres
na Universidade do Grande ABC
Do
ponto-de-vista acústico, os sons utilizados para produção de música (excetuando
os sons de alguns instrumentos de percussão) possuem determinadas
características físicas, tais como oscilações bem definidas (freqüências) e
presença de harmônicos.
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