SCTE de
Experimentação Psicológica
Já vimos que um dos caminhos para
fazer experimentação psicológica direta é usar os instrumentos de medição
(digamos, os tributos, como desenhados no meu plano) e a matemática
probabilístico-estatística, a esquemática de campos-partículas. A estatística,
especialmente, está muito refinada, pode fazer misérias com poucos dados.
E lá atrás temos a SCTE – Sala,
Cadeiras e Telão de Ensinaprendizado -, aquele particular desenho espacial do
duplo parabolóide de revolução onde as pessoas se sentariam nas posições: agora
falamos de psicólogos treinados, treinadíssimos, para não se perder tempo. Eles
partiriam do treinamento prévio na confecção de mapas, dentro da mecânica
própria e nova sugerida.
É claro que eles devem ter acesso aos
dados estocados pelos AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundo,
através da ONU), que estão ainda mortos, estáticos, porque nunca pretenderam usá-los
para nada. Contudo, estão lá, à espera do irmão mais esperto de Sherlock
Holmes. Basta montarem os programáquinas que os manipularão e, claro, que sejam
liberados em comum acordo pelos poderes em todos os níveis: que os
experimentadores tenham livre acesso (estipulado por senha reconhecida, senão
haverá abusos – do outro lado estão pessoas). Com o tempo os pesquisadores da
psico-matemática ficarão espertos à bessa e poderão coisas fantásticas; será
quando a matemática psicológica avançará a passos largos, o que ajudará na
criação dos novos-seres, diga-se de passagem.
Os mapas que emergirão serão
estupendos, magníficos mesmo, nada semelhantes a esses geo-históricos de
agoraqui. Como diz o povo, vão deixá-los no chinelo. Formidável, formidável. E
eles não serão estáticos como os de agora: serão 4D, 3D (tridimensionais) no
tempo, vendo-se a passagem dos eventos estudados: desde os demonstrativos de
alguns segundos, como demos (demonstrações), até os documentários de várias
horas. Que delícia será ver essas demonstrações! Quanto está reservado, se
sobrevivermos!
Vitória, domingo, 12
de fevereiro de 2006.