domingo, 1 de julho de 2018


A Fatal Combinação de Coleta e Avanço

 

Quando os homens domesticaram o cão-cavalo a humanidade começou a recente série de expansões, nunca vista antes; com toda certeza foram os cro-magnons, pois de outra forma seríamos todos neandertais – então, a presumida extinção dos neandertais (como vimos eles sobraram misturados no subcontinente indiano e “puros” na Austrália e Nova Zelândia) e geral começou com aquela Tribo do Cão-Cavalo, como a chamei, da qual todos os seres humanos são descendentes de um jeito ou de outro.

A combinação da antiga coleta consolidada das mães-mulheres com seus instrumentos psicológicos e bioinstrumentos, com a recentíssima reconfiguração masculina através de seus próprios instrumentos e bioinstrumentos levou ao confronto com a Natureza, e a seu domínio.

Foi fatal.

A Natureza não resistiu à poderosa combinação da inteligência masculina com a boca dos cachorros e as pernas dos cavalos e, na retaguarda, da extraordinária capacidade de coleta e armazenamento das mulheres, com suas exigências crescentes para o número cada vez maior de filhos. O círculo inicial de caça-coleta da Tribo do Cão-Cavalo (TCC) se expandiu; mas quando outras tribos aprenderam a arte-técnica da domesticação deles logo incorporaram e melhoraram a tecnologia, avançando também – começando a partir daí os choques cro-magnons, e as disputas violentas entre eles, com expansão desenfreada por toda parte. Isso foi depois de 15 a 12 mil anos atrás, porque os índios em suas duas últimas levas-passagens pelo estreito-ponte gelado de Bering não levaram os cavalos, que eram desconhecidos em todas as Américas (embora seja originários delas, muito tempo antes).

Os círculos de expansão “foram trombando” (como diz o povo) uns com os outros, levando a maior expansão ainda sobre os neandertais e os demais cro-magnons. A TCC vagou por toda parte, tomando os campos de caça-coleta e extinguindo tudo no caminho, a começar dos mamutes, além de muitas outras criaturas, apenas matando seus ambientes. O marco, naturalmente, depois das cavernas, pós-cavernas e pré-cidades, foi Jericó ao fim da Glaciação de Wisconsin-Worms há 11 mil anos. Nisso o “mundo” já estava coberto das eficácias combinadas da TCC com a aprimorada supercoleta (superlotando as cavernas) das mães-mulheres, que passaram a ter numerosa e ainda não contada quantidade de filhos. Pense que em 11 mil anos a TCC ocupou o mundo todo e chegou a 6,5 bilhões de seres humanos. Não é fantástico o que eles fizeram com os dois bioinstrumentos novos? Capacidade de morder do cão e de carregar grandes pesos a grandes velocidades relativas do cavalo: 60 km/h em vez do passo humano de 6 km/h, 10 vezes tanto quanto.

Essa aventura não foi ainda mostrada pelo cinema, nem em livro.

Vitória, quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007 (23º aniversário de minha filha Clara).

Nenhum comentário:

Postar um comentário