sábado, 21 de julho de 2018


A Dupla Country Ton e Tin

 

Country é - em inglês do DIC - país, zona, região, território, interior, região rural. Por extensão ficou sendo a roça.

Se você disser A Dupla Caipira Tonico e Tinoco o preconceito entra imediatamente em campo e destrói a visão da independência deles, de sua trilha única, e os intelectuais já não quererão ouvir. Em inglês parece respeitável; poderia ser a maior porcaria, mas só por ser em inglês já comprariam o disco.

E assim é com tudo ou quase tudo:

·       Primeiro mundo com quase auto rejeição nenhuma;

·       Segundo mundo com um pouco mais de auto recusa;

·       Terceiro mundo (o Brasil) com muito mais;

·       Quarto mundo com adoção de todos os modelos externos;

·       Quinto mundo de completa sujeição.

Como se arrancar desse estado de prostração mental diante dos outros, dos estrangeiros? É que aos fracos de dentro lhes parece muito distante desenvolver cultura ou povelite ou nação própria quando a alienígena já está pronta em tão curta (e covarde) vida. É custoso enfrentar os tropeços para só ter muito adiante, na região temporal dos filhos ou netos; não vêem que a luta JÁ É nação nova, já é admirável, já é mirada de fora, já é respeitada do exterior. Ninguém que não se respeite será respeitado por outros; toda vez que filme for feito para agradar aos outros nem merecerá um olhar de esguelha.

E nós vemos claramente que quando a nação não se desenvolve a contento é que o número de egoístas (= TONTOS na Rede Cognata) é maior que a de altruístas (= CENTRADOS); quando é assim a quantidade de autocentrados, dos voltados para si, seus filhos, seus amigos, seus colegas, é maior, incomparavelmente maior até. Há uma guerra violenta em prol do EGO nos países egoisticamente definidos, excesso de afirmação do eu, superafirmação do ego. Nessa condição não se desenvolvem os valores internos e os de fora se tornam dominantes.

Tonico e Tinoco também sofreram com isso, claro. Aqueles que abertamente gostam deles são justamente os não-tributários do exterior, os corajosos capazes de afirmar seu torrão.

Vitória, domingo, 08 de abril de 2007.

 

TONICO E TINOCO

"Não existe Brasil sem os Irmãos Tonico e Tinoco.
Eles representam a essência e o romantismo do homem do campo, o JECA,  imortalizado nas canções cheias de saudade, lendas, menções, e, principalmente,  sotaque caipira. Acho que a lua, se tivesse o prazer de se enamorar com o Sol, o faria ao som de uma de suas valsas.
Tonico & Tinoco
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tonico & Tinoco é uma dupla de cantores de música sertaneja do Brasil.
A carreira musical dos irmãos Tonico e Tinoco se iniciou na década de 1930, ainda adolescentes. Seu primeiro disco foi gravado em 1944, com o cateretê "Em Vez de Agradecer" (Furtado/J. Martins/Aimoré).
Tonico e Tinoco
 
A maior dupla caipira de todos os tempos deixou cerca de 1.400 músicas gravadas entre 78 rotações, compactos, elepês e CD, totalizando algo em torno de 50 milhões de discos vendidos. Sertanejos antigos e modernos tiraram o chapéu para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário