quinta-feira, 26 de julho de 2018


Carro-Motor

 

DO QUE PRECISAMOS ESSENCIALMENTE É DISTO (primeiro, o motor)

http://br.geocities.com/saladefisica7/funciona/motor20.gif
http://www.tecnauto.com/images/galeria/MotorMitsubishiBIG.jpg
http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/segunda_lei/motor6.gif
http://www.mecanicaonline.com.br/2006/09_setembro/truck/circulacao_oleo_motor.jpg
http://epll.no-ip.com/Manuales%20Ducati/500%20DESMO%20despiece/Bloque%20motor%20002.jpg

Depois devemos nos perguntar: para quê queremos o motor? A lógica ajuda muito e é bom pensar no geral e no particular.

LOGICA-MENTE

·       Para ir e para voltar;

·       Qual distância?

·       Em quanto tempo?

·       Carregando quanta bagagem?

·       Para aumentar o rendimento podemos reduzir o peso da carcaça?

·       A família pode comprar vários carros de ir-e-vir em um carro familiar, geral?

·       O carro-pequeno, carro-motor, conseguirá trazer compras de supermercado, compras de mês?

O que nós desejamos de fato?

AS fábricas e os pesquisadores do Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática) ainda não pararam para pensar, para fazer uma avaliação completa. Estamos órfãos de pensamento mais profundo e o carro ainda é, depois de 150 anos, motivado pela mesma sócio-economia de antes e não pelos desejos de agora: ainda são as grandes carruagens da nobreza e da burguesia ostentatória do século XIX. O pensamento não avançou para a dilatação-contração do século XXI.

Agora precisamos de um motor mínimo, de proteção contra sol e chuva, de conforto de temperatura graduada, de som, de velocidade pequena, tudo em espaço pequeníssimo, mas não opressivo – queremos um carro que nos leve e traga do serviço e seja fácil de estacionar, com cuidados mínimos de oficina, durando muitos anos.

Vitória, domingo, 15 de abril de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário