terça-feira, 24 de julho de 2018


Traduzindo Vinicius

 

Por ser um “país continental” o Brasil de quase 8,6 milhões de km2 possui imensa variedade cultural e agora com quase 190 milhões de habitantes tem também imensa produção a cada ano. O mundo tem, em termos de riqueza, tanto quanto 40 vezes a brasileira e a atração para a produção externa se torna cada vez maior, sendo necessário explicitar as coisas em detalhes ou o povo não saberá do que se trata. E no Brasil há as línguas indígenas, negras, européias e asiáticas coexistindo na fusão chamada “português do Brasil”.

É preciso criar uma nova página da MPB, uma página de identificação com o povo, abertamente traduzindo os termos que não são de conhecimento geral e inequívoco, de tal modo que haja uma confluência, um fluxo para um centro de identidade coletiva.

Não se trata de traduzir somente Vinícius, mas todos os autores mais letrados e até as particularidades dos populares para que todas as regiões se entendam profundamente. É uma montanha de trabalho para o grupo-tarefa a ser constituído pelos governempresas, mas será interessante como libertação de quem nele operar e de todos nós.

Vitória, domingo, 08 de abril de 2007.

 

AS REGIÕES E OS ESTADOS DO BRASIL (só a Amazônia tem 5,1 milhões de km2 e é maior que a maioria dos países: embora lá viva relativamente pouca gente a dispersão faz com que a criação se distinga mais)

Mapa do Brasil
http://www.andy21.com/brasil/img/latinoamerica.gif

TATAMIRÔ (de Vinicius)

Tatamirô
 
Apanha folha por folha, Tatamirô.
Apanha maracanã, Tatamirô.
Eu sou filha de Oxalá, Tatamirô.
Menininha me apanhou, Tatamirô!

Xangô me leva, Oxalá me traz,
Xangô me dá guerra, Oxalá me dá paz.

Apanha folha por folha, Tatamirô.
Apanha maracanã Tatamirô.
Eu sou filho de Ossanha, Tatamirô.
Menininha me adotou, Tatamirô!

Apanha folha por folha, Tatamirô.
Apanha maracanã, Tatamirô.
Eu sou filho de Ogun, Tatamirô.
Menininha me ganhou, Tatamirô!

Oxalá de frente, Xangô de trás,
Xangô me dá guerra, Oxalá me dá paz.

Apanha folha por folha, Tatamirô.
Apanha maracanã, Tatamirô.
Eu sou filha de Inhansã, Tatamirô.
Menininha me batizou, Tatamirô!

Apanha folha por folha, Tatamirô.
Apanha maracanã, Tatamirô.
Ela é a Mãe Menininha do Gantois,
Que Oxum abençoou, Tatamirô!

Oxalá me vem, todo mal me vai.
Xangô é meu Rei, Oxalá é meu pai.
http://www.brasileirinho.mus.br/brasileirinho.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário