terça-feira, 31 de julho de 2018


O Ocultamento do Jornalismo

 

Na Rede Cognata jornalismo = TESTEMUNHO = VANTAGEM = BOMBAS = VINGANÇAS e segue, enquanto jornalista = DISTANTE (tanto pessoal quanto coletivamente) = BASTANTE e segue.

Como vimos no modelo, jornalismo é a história baixa, técnica, enquanto a história é o jornalismo alto, científico; se a história = HISTORIADOR = ESCUDEIRO = MENTIRA = ESCUDO, o jornalismo é pela lógica a mentira baixa. A história oculta com o maior cuidado e o historiador deve ser altamente treinado. O jornalista não pensa para ocultar, ele não é um ideólogo, um planejador de idéias; oculta exatamente porque tenta mostrar os fatos DIRETAMENTE, pela primeira aproximação.

Não existem jornalistas geniais? Claro que sim, em toda parte há, mas devido aos critérios do ramo eles também são iludidos, pois todos nós o somos, de um modo ou de outro. São as próprias exigências que levam aos enganos, a necessidade de reportar diariamente o “fato”, sem pensar que os fatos são aqueles que parecem tais segundo os critérios de classe, dos dominantes, dos vencedores (provisórios) da socioeconomia, segundo as orientações atuais. Não é o desenho dominante da mente dominante que dita o que é verdadeiro e merece ser guardado para o futuro; não é o seu peso que afirma ser tal “fato” mais importante que outro popular; não é a ótica burguesa que do povo sempre mostra as desgraças, as mortes, os assassinatos, as drogas e coisa desse teor?

Qualquer análise filosófica mostraria rapidamente ser o jornalismo o modo mais direto de enganar a classe demandante; nitidamente o jornalismo é uma oferta rápida de entretenimento de classe, de distração a respeito dos elementos centrais, quer dizer, do que é realmente importante ao governo e às elites que ele representa. Isso se dá por ele mentir? Não, isto é tarefa da história; se dá exatamente pelo oposto, porque ele mostra a verdade, mas só a verdade-de-classe, aquela que interessa à classe dominante-exploradora. Ele não vai fundo, fica na superfície, mente em razão da superficialidade da verdade ao mostrar factualmente só os interesses da burguesia.

Vitória, segunda-feira, 23 de abril de 2007.

 

JORNALISMO

Jornalismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este é um artigo destacado. Clique aqui para mais informações.
Tópicos de Jornalismo
Artigo Principal

Do Ex-Blog de César Maia:

JORNALISMO POR OMISSÃO OU OCULTAMENTO
1
. Em geral se analisa a ação da imprensa pelo que publica. Mas há uma análise que deve ser feita e que é tão importante quanto a primeira. É a que trata dos fatos relevantes que não se publicam ou que se publicam de forma a ocultá-los num canto de página interna ou num "caco" em rádio ou TV.
2. Isso em geral ocorre quando o meio de comunicação passa a ser porta voz de um tema ou quando escolhe seus porta vozes intelectuais, políticos, econômicos ou sociais preferenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário