Disciplina como Medo
Pânico Coletivo
DISCIPLINA (no dicionário Aurélio Século XXI)
[Do lat. disciplina. ] S. f. Regime de
ordem imposta ou livremente consentida. 2. Ordem que convém ao funcionamento
regular duma organização (militar, escolar, etc.). 3. Relações de
subordinação do aluno ao mestre ou ao instrutor. 4. Observância de preceitos
ou normas. 5. Submissão a um regulamento. 6. Qualquer ramo do conhecimento
(artístico, científico, histórico, etc.). 7. Ensino, instrução, educação. 8.
Conjunto de conhecimentos em cada cadeira dum estabelecimento de ensino;
matéria de ensino.
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Depurando para servir à direção-sentido que
desejo apontar:
ü 7. trata-se de ensino,
instrução, educação, quer dizer, relação de transferência de utilidade
favorecendo um lado só, o dominante sem respeito pelo próximo passado, futuro
de agora;
ü 6. de qualquer ramo
do Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia,
Ciência-Técnica e Matemática);
ü 5. com submissão a um
regulamento;
ü 4. com observância de
preceitos ou normas;
ü 3. determinando
relações de submissão (não necessariamente envolvendo apenas aluno e
professor);
ü 2. com idéia de que
determinada ordem convém ao funcionamento (o que é índice ou apontamento do
poder tirânico por trás);
ü 1. para favorecer o
regime concessório da verdade como ordem imposta ou, mais infame ainda, livremente
consentida (isso é escravidão, quando o ente, submisso, não recusa).
A TRANSFERÊNCIA DE
UTILIDADE
(como já vimos, atualmente e desde sempre só há um lado, o do ensino, do
professor-resposta e não do aprendizado, do aluno-pergunta)
PEDAGOGIA OU
SERVIÇO
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ESPAÇOTEMPO DE
TROCA: PREGAÇÃO
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MODO PRETENDIDO
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PROPOSIÇÃO
COLETIVINDIVIDUAL
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Professor-instituição pró-ordem
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Coletiva abnegação
(Oferta de deveres)
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Ensino de respostas
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Impor os rumos do futuro, repetindo o
passado como serventia da classe dominante.
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Aluno-advento a favor da Nova Ordem
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Renúncia individual
(Demanda de direitos)
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Aprendizado de perguntas
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Falar de si, rejeitando o passado como
opressão, dependência, constrangimento.
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Não há encontro, claro, o que é notado pelo
índice explícito ou implícito de desistência (externo: abandono maior
ou menor da freqüência em sala, absenteísmo, falta de assiduidade; interno:
distração, rebeldia em aula, todo gênero de jogo de afastamento-aproximação).
DES-ACORDO
INCOMPETÊNCIA
INSTITUCIONAL-COLETIVA
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Área de choque
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INCOMPETÊNCIA
PESSOAL-
INDIVIDUAL
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O quadrado-passado não quer ser redondo, o
redondo-futuro não cede à quadratura do círculo e no meio temos mau-humor,
mau-amor.
PROCURANDO
UM CENTRO
ESQUERDA-HISTÓRIA
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ENCONTRO
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DIREITO-FUTURO
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Ensino
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Ensinaprendizado
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Aprendizado
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Por quê tanta disciplina?
Por quê tanta falta de confiança no próximo?
Por quê tanta necessidade de ensinar e tão
pouca de aprender?
Enfim, há que rever tudo ou quase tudo.
Vitória, domingo, 08 de abril de 2007.
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