domingo, 22 de julho de 2018


Disciplina como Medo Pânico Coletivo

 

DISCIPLINA (no dicionário Aurélio Século XXI)

[Do lat. disciplina. ] S. f. Regime de ordem imposta ou livremente consentida. 2. Ordem que convém ao funcionamento regular duma organização (militar, escolar, etc.). 3. Relações de subordinação do aluno ao mestre ou ao instrutor. 4. Observância de preceitos ou normas. 5. Submissão a um regulamento. 6. Qualquer ramo do conhecimento (artístico, científico, histórico, etc.). 7. Ensino, instrução, educação. 8. Conjunto de conhecimentos em cada cadeira dum estabelecimento de ensino; matéria de ensino.

Depurando para servir à direção-sentido que desejo apontar:

ü  7. trata-se de ensino, instrução, educação, quer dizer, relação de transferência de utilidade favorecendo um lado só, o dominante sem respeito pelo próximo passado, futuro de agora;

ü  6. de qualquer ramo do Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática);

ü  5. com submissão a um regulamento;

ü  4. com observância de preceitos ou normas;

ü  3. determinando relações de submissão (não necessariamente envolvendo apenas aluno e professor);

ü  2. com idéia de que determinada ordem convém ao funcionamento (o que é índice ou apontamento do poder tirânico por trás);

ü  1. para favorecer o regime concessório da verdade como ordem imposta ou, mais infame ainda, livremente consentida (isso é escravidão, quando o ente, submisso, não recusa).

A TRANSFERÊNCIA DE UTILIDADE (como já vimos, atualmente e desde sempre só há um lado, o do ensino, do professor-resposta e não do aprendizado, do aluno-pergunta)

PEDAGOGIA OU SERVIÇO
ESPAÇOTEMPO DE TROCA: PREGAÇÃO
MODO PRETENDIDO
PROPOSIÇÃO
COLETIVINDIVIDUAL
Professor-instituição pró-ordem
Coletiva abnegação
(Oferta de deveres)
Ensino de respostas
Impor os rumos do futuro, repetindo o passado como serventia da classe dominante.
Aluno-advento a favor da Nova Ordem
Renúncia individual
(Demanda de direitos)
Aprendizado de perguntas
Falar de si, rejeitando o passado como opressão, dependência, constrangimento.

Não há encontro, claro, o que é notado pelo índice explícito ou implícito de desistência (externo: abandono maior ou menor da freqüência em sala, absenteísmo, falta de assiduidade; interno: distração, rebeldia em aula, todo gênero de jogo de afastamento-aproximação).

DES-ACORDO

INCOMPETÊNCIA INSTITUCIONAL-COLETIVA
Área de choque
INCOMPETÊNCIA PESSOAL-
INDIVIDUAL
 
 
 
 
 

O quadrado-passado não quer ser redondo, o redondo-futuro não cede à quadratura do círculo e no meio temos mau-humor, mau-amor.

PROCURANDO UM CENTRO

ESQUERDA-HISTÓRIA
ENCONTRO
DIREITO-FUTURO
Ensino
Ensinaprendizado
Aprendizado
 
 
 
 
 
 

Por quê tanta disciplina?

Por quê tanta falta de confiança no próximo?

Por quê tanta necessidade de ensinar e tão pouca de aprender?

Enfim, há que rever tudo ou quase tudo.

Vitória, domingo, 08 de abril de 2007.

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