domingo, 22 de julho de 2018


Filhoteen

 

Em português o som da palavra inglesa seria “filhotim”, que é diminutivo de filhotinho, pequeno filho; em inglês, TEEN é adolescente e TEN é dez: se escrevesse FILHOTEN seria todo filho na faixa dos 10, de 10 a 19 anos, que seria mesmo aproximadamente adolescente. Em todo caso, com a brincadeira quero falar daquela TV Jovem já mencionada neste Livro 206, em particular de uma emissora com programação voltada exclusivamente para a faixa de idade da adolescência, que reputo um dos mais extraordinários períodos da vida humana, se não o mais formidável.

Pois bem, essa faixa tão admirável de vida e vida-racional merece atendimento superespecial, particularíssimo em termos de demandoferta de problemassoluções e é preciso que a mídia inteira (TV, Revista, Jornal, Livro-
Editoria, Rádio e Internet) se reposicione para reavaliação prateórica de todos os elementos.

SUPERTEENS (todo adolescente oscila entre super-herói e super-vilão)


É preciso construir essa TEENTV: grade de programação, sondagem dos interesses em enquete; entrevistas com eles-elas, com os pais-mães, com profissionais de todo tipo (em particular os psicólogos); busca de alternativas; idéias de fazer e se empregar; ensinaprendizado; moral e ética; inserção produtivorganizativa; direitos e deveres nas constituições e nas leis - tanta coisa que é virtualmente impossível listar. Dá para milhares de programas e documentários.

Vitória, sábado, 14 de abril de 2007.

 

ADOLESCENTES (a fase mais significativa da construção-autoconstrução humana, fase de pupa, antes de a borboleta bater asas)


ADOLESCÊNCIA (no dicionário Aurélio Século XXI, na Encarta e na Internet)

[Do lat. adolescentia.] S. f. 1. O período da vida humana que sucede à infância, começa com a puberdade, e se caracteriza por uma série de mudanças corporais e psicológicas (estende-se aproximadamente dos 12 aos 20 anos).
Adolescência, etapa do amadurecimento entre a infância e a condição de adulto. O termo refere-se ao período que vai do início da puberdade até a maturidade. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Adolescência
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Duas adolescentes conversando, quadro de William-Adolphe Bouguereau (1825-1905).
Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida.
Retrato de uma jovem adolescente, quadro de Sophie Gengembre Anderson (1823-1903).
ADOLESCÊNCIA NORMAL
A adolescência é a fase mais complexa e dinâmica do ponto de vista físico e emocional na vida do ser humano. É nesta fase que ocorrem as várias mudanças no corpo que repercutem diretamente na evolução da personalidade. Durante o período de transição, o adolescente oscila em comportar-se ora como criança, ora como adulto.
"Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia,
Eu não encho mais a casa de alegria.
Os anos se passaram enquanto eu dormia.
E quem eu queria bem, me esquecia.
Eu não tenho mais a cara que eu tinha,
No espelho, essa cara não é a minha.
Mas é que quando eu me toquei achei tão estranho:
A minha barba estava desse tamanho.
Será que eu falei o que ninguém ouvia?
Será que eu escutei o que ninguém dizia?
Não vou me adaptar, não vou me adaptar ..."
(Titãs - Não Vou me Adaptar)
É interessante notar como a música que o adolescente ouve, reflete de uma certa maneira esta caminhada, na qual ele se encontra, entre a infância e a vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário