segunda-feira, 2 de outubro de 2017


Universidade do Prazer e Prazer de Aprender

 

                            A) UNIVERSIDADE DO PRAZER: o hedonismo (no Aurélio Século XXI: [Do gr. hedoné, 'prazer', + -ismo.] S. m. 1. Ét. Doutrina que considera que o prazer individual e imediato é o único bem possível, princípio e fim da vida moral. 2. Filos.  Doutrina moral do cirenaísmo) é a busca do prazer a qualquer custo. Como existe a Curva do Sino 50/50 os hedonistas vão esbarrar sempre contra o desprazer em algum momento; na tentativa de forçar a obtenção do prazer irão super-tencionar o tensor dialético até mesmo a posições perigosas, com retornos inacreditavelmente desagradáveis, como gente que vai tomando cada vez mais drogas e mergulha cada vez mais fundo no desprazer do dia seguinte. Não é isso que estou propondo, de modo algum, é a busca singela e consciente, verdadeiro ensinamento sobre as condições de busca da felicidade no modelo; é aprender quando se apresentar a metade de prazer a gozá-lo com sabedoria, ao passo que quando se apresentar a outra metade aprender também para melhor fluir no outro instante.

                            HEDONISMO NA INTERNET

Hedonismo
Do grego hedone, prazer. Diz-se da doutrina que considera o prazer como a essência da felicidade ou que exalta o prazer como suprema norma moral. Nestes termos, os únicos critérios para a avaliação de uma dada acção são o prazer e a dor, ou, dito de outra forma, o prémio e o castigo.
De Epicuro a Bentham
Hedonismo
É a tendência a buscar o prazer imediato, individual, como única e possível forma de vida moral, evitando tudo o que possa ser desagradável. O contrário do Hedonismo é a Anedonia, que é a perda da capacidade de sentir prazer, próprio dos estados gravemente depressivos.

Naturalmente no modelo o prazer é muito mais vasto, não é apenas individual.

PRAZER PESSOAL

1.       Prazer individual;

2.       Prazer familiar;

3.      Prazer grupal;

4.      Prazer empresarial;

PRAZER AMBIENTAL

1.       Prazer urbano/municipal (que excede as dimensões da empresa);

2.       Prazer estadual (que vai além do bairro da cidade ou do distrito do campo);

3.      Prazer nacional (que passa cada estado ou província: o futebol no Brasil é assim);

4.      Prazer mundial (que ultrapassa as nações isoladas).

Há o prazer em cada uma das 6,5 mil profissões (porisso existe muito campo de diferenciação), todo o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) do prazer, as 22 tecnartes que podem colaborar para encontrá-lo e usufruí-lo sem enlouquecimento e assim por diante.

Pode-se realmente colocar toda uma universidade para isso? Como? A quem contratar? Como inscrever tal instituto no MEC (Ministério da Educação e Cultura)? Quem a freqüentaria e como ela se pagaria? De quanto seriam as mensalidades e quais seriam os currículos? Penso que todas essas perguntas exigem respostas organizadas por alguma grande empresa ou várias delas, um grupo, um pool (comunhão de concorrentes; foi extinta nos EUA, mas continua existindo no Brasil e foi particularmente festejada nas décadas dos 1970 e dos 1980): neste caso seria mesmo, pois várias empresas se juntariam, sendo de ramos diferentes ou concorrentes no mesmo, para criar os instrumentos de melhoria as relações; os governos se agregariam ao projeto.

B) PRAZER DE APRENDER

Esse já tem muito mais material.

Em geral as pessoas vão primeiro em busca do prazer de aprender e quase nunca se perguntam porque há desprazer no PROCESSO DE ENSINAPRENDIZADO.

Em primeiro lugar há dois processos: 1) processo de ensino, que é relativo ao professor e deve ser prazeroso; 2) processo de aprendizado, relativo ao aluno, que é completamente diferente do outro. Depois, há a questão do PROCESSO, que é contínuo, não termina nunca. É por verem como obrigação, algo destinado a terminar, que sentimos desprazer. Nunca temos desprazer em beber água, porque sabemos antecipadamente que é para sempre, parte da vida mesmo. É o forçamento e a falta de novidades que causam desprazer.

Como vimos, devemos fazer pesquisa & desenvolvimento teórico & prático em duas vertentes, a do PRAZER DE ENSINAR e a do PRAZER DE APRENDER, além de uma terceira, para pais e mães, do PRAZER DE COMPARTILHAR. O que está envolvido no processo de E/A? É a resistência, a subsistência, a continuidade da coletividade.

Os governempresas devem investir nisso, em vez de deixar a cargo de um o outro devotado professor. Devem investir maciçamente nisso justamente porque é processo, não terminará nunca.

PRAZER DO ENSINAPRENDIZADO NA INTERNET

O PRAZER DE APRENDER?
“Alguns anos atrás, um grupo de monges budistas estava criando um quadro de areia em uma área pública na cidade de Filadélfia.
Berverley Rubick, Andre Daniel Hayashi, Gilmar Bornatto
O prazer de aprender
Qual é o teu maior prazer? Música, sexo, gastronomia, turismo, leitura, consumismo seriam as respostas mais comuns a esta pergunta, mas com certeza podemos nos surpreender com a variedade de respostas obtidas. As pessoas realmente conseguem tirar prazer das mais variadas atividades.

Vitória, segunda-feira, 06 de junho de 2005.

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