terça-feira, 10 de outubro de 2017


Tutoriais de Governo

 

                            Como a gente vive imersa nos AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e mundo, convivendo desde cedo com os governos municipais/urbanos, estaduais, nacionais) e ouve falar o tempo todo dos governantes do Executivo, dos políticos do Legislativo, dos juízes do Judiciário, pensa saber perfeitamente como funciona tudo isso, o que não é verdade. É como o sexo, que todos pensam conhecer e depois de deparar com o Kama Sutra se espantam com a profundidade do seu desconhecimento.

                            Os atuais “portais de governo” que surgiram depois da Internet (no mundo ela começou a partir de 1989 e no Brasil a partir de 1995, há apenas 10 anos) também não ajudam, não são elucidativos, não foram pensados para facilitar e sim para fazer propaganda dos governantes. Seria preciso que os lógicos e os tecnocientistas, quando não todos do Conhecimento (mágicos/artistas, teólogos/religiosos, filósofos/ideólogos, cientistas/técnicos e matemáticos) fossem convidados a colaborar na elaboração das páginas, adotando também as sugestões do modelo e destes livros, por exemplo, o artigo Tela Binária neste Livro 125.

                            Deveriam os governos (e as empresas por seu lado) elaborar tutoriais mostrando as hierarquias pelos organogramas, as leis, as repartições, os horários de funcionamento, como elaborar os requerimentos, como se parecem os gerentes, quais são os serviços prestados e tudo aquilo que cada escritório faz. Assim como existem vídeos-aula para ensinar Word ou qualquer auxiliar do Office da Microsoft existiriam esses outros para ensinar como se aproximar e tocar os governos, podendo-se fazer reclamações anonimamente para controle de qualidade (todavia, investigando se é verdade, claro, porque muitas acusações falsas seriam feitas).

                            Enfim, deveria haver uma Central de Tutoriais, CENTRAL DE GOVERNAULAS, aulas-de-governo.

                            Vitória, junho-julho de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário