domingo, 8 de outubro de 2017


Rio 40 Caos

 

RIO 40 GRAUS

Resultado de imagem para rio 40 graus
Toda uma era de filmes que denigrem a imagem do Brasil: não é que não se deva fazer, é que fazem excessivamente.
Resultado de imagem para rio 40 graus

A temperatura média da atmosfera da Terra é de 14º C, portanto, a temperatura do Rio de Janeiro, expressa no filme, fica 26 graus acima, é quente mesmo, certa vez em que fui lá, um daqueles relógios grandes de horas e temperaturas de 40 anos atrás mediu na sombra essa temperatura, pode ir a mais, temperatura de deserto – apenas onde venta do mar fica suportável.

No Espírito Santo as temperaturas são mais baixas, exceto em Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. Em Linhares, quando existiam as florestas ao chegamos em 1963 os termômetros mediam de 15º a 35º (tínhamos um, do santuário de Nossa Senhora Aparecida, atrás da janela da cozinha, de modo que olhávamos sempre); depois que tiraram quase todas as matas (exceto Sooretama e a Reserva da CVRD) vai de mínimo maior a máximo maior, aqueles 40.

Agora algo de pior aconteceu com o Rio de Janeiro cidade-capital e com o estado do RJ, ambos entrando num caos indescritível. Como sabemos, é 50/50, é situação ou ambiente, e são as decisões relaxadas da gente de lá, capital do país de 1763 a 1960, quase 200 anos, 197 anos de benefícios e facilidades de todo tipo, particularmente depois da chegada de Dom João em 1808 (152 anos) e da implantação do império em 1822 (138 anos), com tudo sendo carreado para lá e fazendo o embelezamento da que ficou conhecida como Cidade Maravilhosa. E quando, de 1945 a 1968, aconteceram aqueles 23 anos (que reputei os melhores da humanidade, que levaram à criação da Bossa Nova e da MPB, Música Popular Brasileira que carreou talentos de todo o país) ficou ainda mais deslumbrante.

Vivendo na fartura esqueceram-se de trabalhar.

Beneficiando-se das conjunturas nacionais e internacionais, deitaram na rede para beber água fresca de coco, deixando de lado o pensar e o teorizar, vindo dar nessas ridicularias de hoje no cinema ultrapassado e caduco, e na TV Globo e suas congêneres, que são piores ainda.

Mea culpa de todos os brasileiros, mas principalmente dos cariocas e fluminenses por terem se abandonado ao enfraquecimento, à falta de amor, à falta de caridade e apoio mútuo.

Vitória, domingo, 8 de outubro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário