quinta-feira, 12 de outubro de 2017


Quanto Nós Pagamos Pelas Distorções?

 

                            O jornal custa 6 prestações de perto de 70 reais cada ou em torno de 420 reais por ano no total; como são 365 dias, sai por cerca de R$ 1,15 por dia, que é mais barato que o preço de banca e é altamente subsidiado pelas propagandas.

Diz ele em matéria de capa: “Estado garante auto-suficiência de petróleo ao país”. Está escrito no quadro abaixo que o Brasil produz 1,5 milhão de barris/dia e consume 1,8 milhão, quer dizer, não-produz 17 % do que consome, 300 mil barris/dia de diferença. O Espírito Santo é palco de produção de 40 mil barris e segundo o jornal chegará a 180 mil barris/dia, a auto-suficiência sendo atingida em 2006. Para começar 180 é diferente de 300. De fato, constitui 60 %, faltam 40 %. Depois, há a considerar que a gota que faz esburrar o copo de fato apenas complementou o processo, porque TODAS AS GOTAS contribuíram para tal. A gota final simplesmente termina a operação conjunta. Qualquer uma das gotas anteriores teria feito o mesmo; é injustiça para com o esforço das outras gotas esquecerem isso.

Mesmo passando de 40 a 180 se não houvesse os outros milhares de barris não chegaríamos à auto-suficiência. Se o Rio de Janeiro que produz 70 ou 80 % se ausentasse como ficaria?

O ES não garante nada.

De fato, contribui.

Seria preciso não mentir ou pelo menos repor a verdade.

Vitória, quinta-feira, 12 de outubro de 2017.

 

                            PRODUÇÃO VERSUS CONSUMO

PETRÓLEO - Uma dependência menor
"O petróleo, que representou no passado uma forte dependência externa e um peso sobre a balança comercial, não tem mais esse poder de pressão".
A produção nacional é de 1,5 milhão de barris de óleo bruto por dia, para um consumo de 1,8 milhão de barris.

                            O PETRÓLEO NO BRASIL

Segmentos do governo federal querem entregar petróleo brasileiro
Enquanto estatal brasileiro sofre com loteamento de cargos, quebra de monopólio e concessões a multinacionais, Argentina volta a criar estatal petrolífera.
 
Notícias
BRASIL BUSCA AUTO-SUFICIÊNCIA EM PETRÓLEO

 




 
Autor: Daniel Chiozzini
Data de publicação: 10/08/2004
Capacidade inovadora destaca-se em setores tradicionais
O Brasil possui setores da economia onde a inovação é amplamente reconhecida, como petróleo e telecomunicações, sendo o investimento estatal o maior responsável por esse avanço.

 
Petrobras aproxima o País da auto-suficiência
Investimentos garantem recordes de produção
Os investimentos feitos pela Petrobras estão levando a estatal a bater sucessivos recordes de produção, em intervalos cada vez mais curtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário