sexta-feira, 13 de outubro de 2017


Por Dentro do Panelão de Afonso Cláudio

 

                            Gabriel soube de um amigo e instalou na máquina o programa Google Earth (Terra Google, o buscador da Internet). É maravilhoso. Podemos com o terceiro botão aumentar ou diminuir a imagem de satélite, que é atualizada em quadros de tempos em tempos e manipulada pelo supercomputador deles lá, não sei como. Em todo caso, a mãe de Gabriel é de Afonso Cláudio, interior do Espírito Santo, 90 km em linha reta da Vitória, pela estrada asfaltada 140 km.

MELHOR PARA VOCÊ E MELHOR PARA MIM (diz a música: de fato, o Google ter colocado à disposição permitiu que eu juntasse ao instrumento a Teoria das Flechas)


O instrumento GE permite girar 180º numa direção-sentido qualquer e outros 180º perpendicular daquele, dando visões inclinadas qualquer ângulo, pelo quê peguei os três mapas anexos.

Flecha é como chamei meteoritos ou cometas que caem na Terra ou em outros objetos celestes. Panelão é a cratera cavada no solo, sobre a qual raciocinei bastante nestes livros. Pois bem, há uma justamente em Afonso Cláudio, logo depois na direção-sentido do lugar chamado Serra Pelada. Nitidamente a flecha veio do oeste, impactou e criou o paredão mais alto para o lado do leste, na retaguarda ficando as montanhas mais baixas. Como já vimos se havia algum petróleo por baixo o calor e a pressão podem tê-lo transformado em placas de diamantes.

Vitória, julho de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário