domingo, 8 de outubro de 2017


O Melhor Emprego e a Melhor Empresa

 

                            Os comentaristas esportistas na TV não dizem coisa com coisa, são completamente incoerentes ou triviais; as informações mais inúteis são passadas (era muito pior quando começaram a transmitir os jogos, que antes só se podia ver indo ao campo). Os comentários são ridículos, não se aprofundam, no máximo ficam no plano da estatística: “tantos passes errados” e assim por diante. Eles não pesquisam, não contam fatos surpreendentes, não falam das cidades onde estão ocorrendo os jogos, não remetem à geo-história do futebol ou do esporte em tela, nada mesmo.

                            Já com as empresas de ônibus não há cheques sem fundos como nos postos de gasolina e o dinheiro entra todo dia (embora seja serviço aos operários os patrões tiram dos salários para pagar os vales-transporte antecipadamente, e ainda têm o desplante de cancelar os vales quando há reajustes). A passagem urbana em Vitória era de 30 centavos de real quando começou o plano em 1994, agora é de 155 centavos e com a recente greve (induzida pelos patrões através dos títeres nos sindicatos, as falsas lideranças, sempre em junho) deve chegar aos 180 centavos, reajuste em 11 anos de 500 % (multiplicação por 6) contra inflação incorporada ao salário mínimo de (300 – 70 = 230, 230/70 =) 326 %, enquanto a inflação do real, controlada pelo governo, ficou menos que isso e, por exemplo, o governo estadual do Espírito Santo deu 4 % nesses 11 anos. O trabalhador não reclama porque o vale-transporte é tirado do seu salário e ele nem vê, é como se o patrão pagasse. Agora as empresas vão tirar metade do pessoal, os trocadores, com a colocação das catracas eletrônicas. As linhas são hegemônicas (dizem que dinheiro é passado aos caixinhas dos governantes municipais, mas ninguém dá provas), quando não monopolizadas. Calculei que cada ônibus, mesmo os mais simples e velhos, dá um apartamento de quatro quartos POR ANO.

                            Se alguém conhece emprego e empresa melhor que esse e essa me fale, pois esses dois foram os mais assombrosos que consegui ver (os comentaristas foram citados por Gabriel).

                            Vitória, domingo, 19 de junho de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário