sexta-feira, 13 de outubro de 2017


Lucrando de Todos os Lados


 

                            Normalmente os capitalistas só vêem o lucro, lucro a todo custo, um lado só da existência/essência. O resultado é que ganham os capitalistas e em geral perdem quase todos os outros.

Seta: para Baixo: Empresa
Seta: para Cima: ClienteSeta: para a Esquerda: Governo
Seta: para a Direita: Entorno
                            QUATRO LADOS DO NEGÓCIO


 

 

 

Negócio
 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

 

 

Por enquanto está sendo bom somente para as empresas, pois a Economia deixa rastro deletério nos demais participantes, por exemplo, nas contas de reparo que os governos têm de pagar. As empresas querem vender a geladeira Frost Free que não funciona, pois tem um painel eletrônico que custa 250 reais substituir (uns 100 dólares agora) e que dá defeito de novo; o usuário fica com o prejuízo de pagar e pagar de novo a geladeira.

É preciso construir uma nova empresa que busque o favor do cliente, que atentamente se dedique a tutelá-lo na venda de produtos, que acompanhe mesmo indefinidamente. Quem fizer isso vai dar saltos sobre as outras. E ela deve se preocupar em ajudar o governo, criando produtos que durem muito, produtos que não dêem defeito e não sigam imediatamente (de preferência nunca) para o lixo, onde iriam contaminar os aterros sanitários. Empresas que não prejudiquem a coletividade mais vasta em volta.

Se tais empresas puderem encontrar o favor do exterior cortando gastos desnecessários e sucessivamente os custos através de aprimoramento com toda certeza ganharão a luta pela sobrevivência das empresas mais aptas.
Vitória, segunda-feira, 11 de julho de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário