sábado, 8 de julho de 2017


Prédio das Sociedades e dos Institutos

 

                            Na Rede Cognata (veja Livro 2, A Construção da Rede e da Grade Signalíticas), sociedade = 0/M.CDD = INSTTT = INSTITUTO. São a mesma coisa, mas aqui as consideraremos separadas, porque assim são entendidas.

·               SOCIEDADE (no Aurélio Século XXI: S. f. 1. Agrupamento de seres que vivem em estado gregário. 2. Conjunto de pessoas que vivem em certa faixa de tempo e de espaço, seguindo normas comuns, e que são unidas pelo sentimento de consciência do grupo; corpo social. 3. Grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns; comunidade). É muito mais extenso;

·               INSTITUTO (idem: S. m. 1. Regime particular de uma instituição ou de uma entidade; regra; regulamento; estatuto. 2. Instituição (2 e 5). 3. Organização de alto nível cultural dedicada ao estudo ou a pesquisas de caráter especializado. 4. Designação comum a certas agremiações de caráter cultural, artístico, etc. 5. Designação comum a certos estabelecimentos de ensino médio e superior. 6.  Designação comum a certos estabelecimentos de natureza diversa, mas com objetivo preciso. 7. P. ext. Título de organização parestatal criada para fins de previdência social, aposentadoria, pensões, etc. 8. O local onde funciona um instituto (3 a 7).  9.          Entidade jurídica instituída e regulamentada por um conjunto orgânico de normas de direito positivo).

Evidentemente são, no todo e na parte, cada uma, muito poderosa, e faria todo sentido agrupar as que aceitem serem congregadas. Para tal deveríamos seguir os ambientes do modelo (entidades mundiais, institutos nacionais, sociedades estaduais e colegiados municipais/urbanos), num lugar só, num vasto PARQUE DAS SOCIEDADES (aproveitando para criar outro PARQUE DOS INSTITUTOS), aonde todos possam ir, sabendo que quase todas estão ali; e com o tempo a maioria fique realmente incorporada. Com linhas de ônibus, pontos de táxi, heliportos, linhas de metrô, todo tipo de serviço de transporte (muitos estacionamentos setorizados, isto é, um para cada instituto e seus visitantes). E aí com os serviços tradicionais: bares, restaurantes, salas de concerto, bancos, bibliotecas, museus, salas de reprografia, salões para congressos, etc.

Vitória, segunda-feira, 02 de agosto de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário