quarta-feira, 5 de julho de 2017


Não se Move uma Folha se Deus Não Quiser

 

Esse é o dito popular, que é sempre redução do pensamento original.

Primeiro, não é querer (na Rede Cognata = QUEDA = VONTADE = ARBÍTRIO e segue), é desejo (= JÁ = TUDO = TOTAL e segue). O desejo de Deus é já, não é para depois – o acontecimento, o fato coincide com o desejo, é instantâneo, no átimo. O querer, já tratei disso, é intermediado pela construção, digamos de uma bela lapiseira (quando existia a Tchecoslováquia) Toison D’Or (tosão de ouro, imagino, até porque era amarela).

Se fosse como diz erradamente o ditado popular, de cada coisinha do universo só acontecer por desejo de Deus, o livre-arbítrio iria para o lixo, porque todas as vontades humanas dependeriam de validação, todas elas seriam falsas com relação ao querer (com isso a responsabilidade iria para o brejo).

O MP Modelo Pirâmide não é assim, é 50/50 querer/desejo, Natureza/Deus. A Natureza é a criadora, não é Deus: e ela cria erradamente a partir das potências perfeitas, da matriz de possibilidades, dos moldes divinos, objetos variadíssimos que enferrujam, têm tempo de maturação, depois caducam e desaparecem, desmilinguem. Como Deus poderia criar artefatos imperfeitos? É a Natureza que faz em erro: Deus apenas interfere quando lhe interessa e mexe um pouquinho aqui e acolá, SEM TOCAR NO ARBÍTRIO. Essa seria a grande dificuldade para nós, que só sabemos bulir nas coisas reduzindo a liberdade.

Dos 50 % de Deus podemos tirar que há inamovíveis postes fincados, em conjunto chamados destino, por onde a Natureza passará, queira ou não queira, para o jogo permanecer estável. Claro que, se TODOS quisessem mergulhar no abismo, Deus deixaria, seria a vontade da totalidade dos racionais.

O que, penso eu, a frase original queria dizer é que Deus PODERIA interferir e que, se ele quisesse realmente, a folha não cairia, porque teria outro projeto para ela. E seria assim com tudo, você e eu, se tivermos utilidade: ele poderia retardar o envelhecimento, obstar a morte e realizar outras operações milagrosas situadas fora do contrato natural.

Vitória, quarta-feira, 5 de julho de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário