sexta-feira, 7 de julho de 2017


Matemática de 2º Grau no Modelo

 

                            Idealmente a Matemática deve ser ensinada de oito modos.

OITO MODOS DESFILANDO NA PASSARELA (modos distintos e separados, para maior rendimento da absorção)

·       MODOS ALTOS:

1.       Ensinaprendizado para os magos;

2.       E/a para os teólogos;

3.      E/a para os filósofos;

4.      E/a para os cientistas;

·       MODOS BAIXOS:

1.       E/a para os artistas;

2.       E/a para os religiosos;

3.      E/a para os ideólogos;

4.      E/a para os técnicos.

Fora é claro o ensinaprendizado preparado para adequar-se ao ritmo dos matemáticos, que são três: 1) os geômetras; 2) os algebristas; 3) os geo-algebristas. Toda essa compreensão deve ajustar-se e ser ajustada ao ensinaprendizado de segundo grau. Há ainda as questões da sala nova, da prancheta eletrônica (a ciberprancheta) e das apostilhas eletrônicas.

AS RELAÇÕES INSTRUMENTAIS MATEMÁTICAS

·       Com o real (o “mundo lá fora”, como dizem);

·       Com o virtual (as tecnociências de modelação, ou seja, computação gráfica ou modelação computacional).

RELAÇÕES COM O REAL

·       Puras ou teóricas ou de pesquisas ou de criação da linha de frente da produçãorganização (ou socioeconomia da matemática);

·       Aplicadas ou práticas ou de desenvolvimento dos modos de ver e usar a Matemática geral (para todos os níveis: fundamental, primeiro, segundo graus e terceiro graus, mestrado, doutorado e pós-doutorado).

REAL APLICAÇÃO

·       Na retransmissão do corpus da Matemática (revalidação do ensinaprendizado a cada geração);

·       Uso comunitário pelas PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e pelos AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e mundo).

RETRANSMISSÃO

·       Nos vários níveis;

·       No segundo grau.

EXTRAÇÃO DE SEGUNDO GRAU

·       Atração dos bacharéis;

·       Atração dos licenciados ou diplomados ou capacitados, cujo processo se interrompe na universidade, voltando ao segundo grau para ensinar.

Como visto no modelo, todos são matemáticos, mas do total só 1/9 sentirá atração pela Matemática em si mesma, 8/9 se orientando para os conhecimentos, dos quais os mais matematizados são os científicos (Físico-química, Biologia-p.2, Psicologia-p.3, Informática-p.4, Cosmologia-p.5, Dialógica-p.6) e os técnicos (Engenharia/X1, Medicina/X2, Psiquiatria/X3, Cibernética/X4, Astronomia/X5 e Discursiva/X6).

É preciso ir à fonte, bem lá para trás mesmo, para atrair mais matemáticos. Como disse o professor-doutor de matemática da UFES, F, que é feito na Rússia, onde os velhos doutores de 80 anos vão ensinar matemática no pré-primário e no fundamental com toda sabedoria desde cedo extraindo os matemáticos quando eles não estão viciados pelo interesse materenergético, quer dizer, pelo jogo da matéria e da energia.

O modelo mostrou claramente que a adolescência é de longe o período da vida humana mais interessante, deixando todos os outros para trás, menos a infância de colo, que está relativamente perto. É porisso que desejo fazer livro de 2º grau, porque é naquela região de efervescência que se podem RECUPERAR parcialmente os matemáticos quase já perdidos.

Os três anos do 2º grau correspondem aos ritos pós-contemporâneos de passagem e é neles que devemos focar com intensidade, “com força”, como dizem os adolescentes de agora. Os governempresas deveriam investir pesadamente na reforma-transformação (retrans) do ensino de matemática do 2º grau, a começar pela confecção dos livros.

A CONFECÇÃO DOS LIVROS

·       De dentro para fora, das concepções para as aplicações;

·       De fora para dentro, das aplicações, do mundo como é visto enquanto necessidades humanas, para as soluções encontradas pela Matemática geral para o Conhecimento geral:

1.       Exemplos encontrados nas 6,5 mil profissões;

2.       Exemplos proporcionados pelas bandeiras e chaves do modelo;

3.      Exemplos de todas as áreas do Conhecimento.

Evidentemente uma coisa assim tão rica em motivação depende de muita gente se reunir, todo um grupo-tarefa destinado a construção metódica; não dispondo disso podemos apenas fazer um esforço cuidadoso para mostrar direção-sentido.

Vitória, terça-feira, 27 de julho de 2004.

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