sábado, 1 de julho de 2017


Jornal dos Estudantes

 

                            Quando estávamos no Diretório Acadêmico Dido Fontes, da Engenharia na UFES, lá por 1976 publicamos um folhetim, que nem era diário nem tinha feitio de jornal, mas chamávamos assim, Jornal da Engenharia, destinando-o aos estudantes.

                            Não é disso que estou falando, nem de revistas educativas, nem de nada que seja do lado dos pais e das mães, nem do interesse dos governempresas, nem dos professores, funcionários, do lado da pedagogia, da direção, seja de quem for, além do interesse mesmo dos estudantes.

                            CRÍTICA FAVORÁVEL E DESFAVORÁVEL

·        A pais e mães (e irmãos e irmãs);

·        A professores, diretores, funcionários;

·        Aos métodos pedagógicos;

·        Às instalações e salas de aula;

·        Às apostilhas e livros;

·        Às PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) envolvidas com educação e ensinaprendizado, nos AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e mundo);

·        Investigação das chaves e bandeiras do modelo;

·        Falando de Internet e Web; de computadores; de roupas; de locais de encontro; de projetos de graduação; de custo dos objetos; de financiamento durante o curso; de empresas jovens; de um milhão de assuntos.

ESTUDANTE (no Aurélio Século XXI digital)

·        S. 2 g.  1. Pessoa que estuda; discípulo; aluno, escolar (olhe só que pobrezinho, que curtinho!)

ESTUDANTE (no Houaiss digital)

·        Adjetivo e substantivo de dois gêneros que ou o que freqüenta regularmente curso (de ensino fundamental ou médio, universitário etc.) em alguma instituição ou qualquer outro curso livre, no qual se pode adquirir alguma habilidade e/ou conhecimento.

Veja só que pouco para tudo que o estudante é e para tanto que precisamos dele no primeiro, segundo, terceiro graus; no mestrado, no doutorado, no pós-doutorado.

Repare só que oportunidade formidável, pois são vários bilhões no mundo inteiro, com tanto assunto!

Vitória, sexta-feira, 02 de julho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário