terça-feira, 4 de julho de 2017


Classes de Canais Lobato

 

                            Vimos que devem existir pelo menos 10 canais Lobato em terra e outros 20, proporcionalmente, nos oceanos.

                            O LAS (Lobato América do Sul) e o LAN (Lobato América do Norte) são da mesma classe: crátons ou planaltos que estão na retaguarda em relação ao avanço, na frente um arco de montanhas (Andes e Rochosas, respectivamente) que contata a outra placa, no meio o canal. Mas não é sempre assim, de modo que deverão, para facilitar a aproximação mental, ser construídas classes ou grupos de identidades. Idealmente são, no modelo, cinco classes: uma central e quatro no quadrado lógico de base.

                            AS CLASSES DE LOBATO

·       L1 (que vou atribuir arbitrariamente ao LAS, porque estamos começando dele);

·       L2;

·       L3;

·       L4;                                                                                                                         

·       L0 (aquela que for julgada a forma prototípica).

Evidentemente os geólogos e os pesquisadores não precisarão de nada disso, porque sendo só 30 eles terão condições de lembrar-se deles, conhecendo-os como a palma da mão, detalhadíssimamente. Mas a aproximação dos estudantes será mais rápida e confiante se as classes reduzirem o supergrupo de 30 a quatro grupos (pois o protótipo é um só).

Como existem quatro cores que confeccionam os mapas, elas podem ser justapostas aos canais, reservando-se os tons para a diferenciação entre os crátons e os arcos, com os canais marcados tradicionalmente em azul (o mais forte e seus tons degradê para indicar maior a menor profundidade), significando água.

Isso reorganizará toda a superfície dos páleo-globos que deve ser desenhados, cortes de um milhão de ano para cada folha ou globo. Veremos, nos 4,5 bilhões de anos da Terra, 4.500 globos, interessando mais os 600 mais recentes.
Vitória, terça-feira, 13 de julho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário