domingo, 2 de julho de 2017


Casas Dentro das Cavernas

 

                            No texto do Livro 85, Parentesco Ontológico do 1,5 Bilhão de Cavernas e a Primeira Caverna Construída, imaginamos a primeira caverna construída FORA de qualquer caverna natural, ou seja, a primeira artificial construída fora de uma natural, qualquer uma. Porém, a primeira caverna artificial foi, necessariamente construída DENTRO de qualquer artificial, por uma razão só: fora era perigoso e era necessário alguma experiência prévia, embora incompleta. Seria essa incompletude que se aprimoraria fora. Antes de tudo foram necessários testes e testes dentro, com as mulheres construindo por qualquer motivo, arquitetando separações, de que veio o conhecimento para levar a confecção para fora.

                            O motivo pode ter sido isolamento para sexo, proteger alimentos, abrigar as crias, todo e nenhum motivo. Conhecendo barro (mistura de água e terra, claro, com grama, folhas, palha, cipós, pedras) as mulheres devem ter dado o salto. Como em tanta coisa mais não faz sentido os homens caçadores terem inventado, pois como levariam e trariam casas de alvenaria às e das caçadas? Para eles só faria sentido casas transportáveis, de peles, que pudessem ser armadas e desarmadas instantaneamente, o que gerou depois o movimento nômade (que ajudou a tirar o poder das mulheres). Casas fixas devem ser invenção das mulheres, sem dúvida alguma, que depois foi passada aos homens – mas só em seguida à agropecuária incipiente ter sido por elas inventada, fixando os homens, aumentando o número de filhos e ganhando futuro através da multiplicação da prole melhor alimentada.

                            Então, é fundamental encontrar uma caverna que tenha como que um alvéolo (depois imitado) de casas coladas umas às outras, a ponto de entupir tudo dentro; essa caverna ancestral será o elo anterior ao outro.

                            UMA SEQÜÊNCIA

·        Vidas nas savanas;

·        Ocupação crescente das cavernas;

·        Construções internas de barro;

·        Construções externas (marcadas por caminhos que saíam de cavernas e iam até um ponto qualquer, com traçado em rede neste lugar);

·        Primeiros vilarejos um tanto distantes;

·        Vilas maiores;

·        Cidades;

·        O mundo tal como o conhecemos.

Evidentemente encontrar essa caverna-alvéolo é da maior significância para a evolução ulterior da antropologia e da arqueologia. Essa caverna-casulo foi a precursora de todas as cavernas artificiais. Isso é tanto mais importante quanto pensemos que essa tribo em especial foi a nossa ancestral cultural, porque ela venceu todas as demais em potência ou estabelecimento de futuro ou viabilidade.

Vitória, domingo, 04 de julho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário