domingo, 2 de julho de 2017


Boas Desculpas Valem Ouro

 

                            Em seu livro terminado pouco antes de sua morte em 1996, Bilhões e Bilhões (Reflexões sobre Vida e Morte na Virada do Milênio), São Paulo, Cia das Letras, 1998, p. 173, Carl Sagan diz: “Se há um inimigo implacável, então os burocratas têm uma boa desculpa para explicar por que os preços sobem (...). Mas se o adversário é insuficientemente malvado, a incompetência e a visão fracassada dos funcionários do governo não pode ser tão facilmente ignorada. Os burocratas têm motivos para inventar inimigos e exagerar os seus malefícios”; e, mais abaixo: “Quando sucumbem à tentação, dão-lhe o nome de prudência necessária; mas, seja qual for o nome que lhe derem, a atitude propulsiona a corrida armamentista. Há uma avaliação pública independente dos dados do serviço de informações? Não. Por que não? Porque os dados são secretos. Assim, temos nesse caso uma máquina que funciona sozinha, uma espécie de conspiração de facto para impedir que as tensões caiam abaixo de um nível mínimo de aceitabilidade burocrática”.

                            De fato, deveriam num programa humorístico criar o DEPARTAMENTO DE BOAS DESCULPAS (DBD), com os governantes e os empresários inventando as desculpas mais esfarrapadas para seus fracassos e sendo elas exatamente aqueles pronunciamentos dos porta-vozes dos governempresas. Pode-se copiar da realidade da mídia (TV, Revista, Jornal, Livros/Editoria, Rádio e Internet). Basta percorrer e selecionar, fazendo pesquisa de algumas coisas particularmente interessantes e bombásticas. Pode haver uma fila de políticos conhecidos na porta da instituição. Ou políticos indo com boas recomendações, a idéia sendo copiada no mundo inteiro, como o programa será, fatalmente. Franqueamento do DBD.

                            O DBD (departamento de boas desculpas) de vez em quando produzirá desculpas muito ruins, que são flagradas, sendo os funcionários impiedosamente despedidos, para grande desgosto dos proprietários, que devem recorrer então ao DBD concorrente para arranjar boas desculpas. Como há tão farto material na mídia, pode ser que o quadro dure bastante tempo. Rir dos políticos sempre é bom. É fabuloso desmascará-los.

                            Vitória, domingo, 04 de julho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário