sábado, 8 de julho de 2017


A Afinação das Mentes na Grande Caçada, a Representação nas Paredes e a Utilidade da Invenção do Cinema

 

                            Compreendi no Modelo da Caverna dos homens (machos e pseudofêmeas) caçadores e das mulheres (fêmeas e pseudomachos) coletoras que o cinema geral foi derivado do esquema primitivo de representação dentro das cavernas. De fato, na Rede Cognata (veja Livro 2, A Construção da Rede e da Grade Signalíticas) projeção = FILME = PAREDES = PROJETADOS, etc.

                            Veja o texto deste Livro 89, O Treinamento dos Jovens Guerreiros e a Grande Caçada, para entender que 10 a 20 % de guerreiros sustentavam com futuro de 90 a 80 % de não-guerreiros (daí a extrema importância de ser considerado um, valor incomensurável para os jovens que iam se tornar adultos), que de outra forma encolheriam e morreriam DE ORTODOXIAS, isto é, de repetições ou ciclos.

                            As mentes dos guerreiros eram afinadas nas caçadas. Afinadas em engenhosidades e capacidade de solucionar problemas mais ou menos agudos (como o são ainda hoje em esportes, em jogos, nos programas de ensinaprendizado escolar e pára-escolar). Afinadíssimas, buriladas e novamente aperfeiçoadas no crisol (no Aurélio Século XXI: S. m. 1. Cadinho. 2. Fig. Aquilo em que se apuram os sentimentos. 3. Fig. Aquilo que serve para evidenciar as boas qualidades do indivíduo. 4. Tip. Recipiente das máquinas fundidoras e compositoras, onde se derrete o metal-tipo; caldeira. Pl.: crisóis. Cf. cresol e pl. cresóis) ou cadinho da luta e da guerra de caça até estar endurecida como madeira preparada a fogo.

                            A Caverna geral não era essa coisa brutal que os cientistas passaram à consciência popular, de modo algum; era um desenvolvimento altamente apurado, com muitas linhas de compreensão e ação, tanto para o grupo de homens (não eram assim considerados todos, apenas os guerreiros; é porisso que se diz que há sete mulheres para cada homem, pois sete é quase a média entre 4/1 e 9/1; é a verdade simbólica) quanto para o grupo controlado pelas mulheres.

                            Os guerreiros e principalmente os GUERREIROS TARIMBADOS, os guerreiros provados a ferro e a fogo, com a fome e o retalhamento da carne e da alma, tinham o maior valor, o maior dos significados, sendo combiçadíssimos pelas fêmeas férteis (a começar da Mãe Dominante e seu grupinho) para fertilização ou depósitos de esperma, e por todos em termos de atenção, sendo muito paparicados.

                            Quando voltavam de suas CAÇADAS VITORIOSAS (ninguém faz questão de contar as derrotas) organizavam demonstrações delas, como depois as paradas romanas, os triunfos; e, claro, gravavam para a posteridade os grandes feitos de coragem e bravura em batalha. Isso era feito, primordialmente, nas paredes das cavernas, depois em tendas indígenas, em paredes como altos e baixos relevos e de qualquer maneira que preservasse as imagens. Com isso as cavernas encheram-se de imagens de animais caçados. Não eram, de maneira nenhuma, rituais ou cerimoniais, muito menos imitação simpática da caça, eram MERAMENTE os filmes de antigamente. Como não tinham cinema e projeção passavam nas paredes as cenas, de modo as mulheres e os meninos olharem e suspirarem (os velhos guerreiros, os aleijados, os incapacitados de qualquer forma anelavam mais que todos; os guerreiros estropiados ou mutilados ficavam com saudade angustiante – não é àtoa que mutilado = MORTO, na RC). Veja só, eram simplesmente telas de cinema. Vangloriavam-se, os guerreiros vitoriosos. E o Cinema geral de hoje ainda é a continuação daquilo que foi plantado nos 10 milhões de anos hominídeos e nos 100, 50 ou 35 mil anos sapiens. Olhando as telas de TV e de cinema de hoje estamos apenas olhando as paredes das cavernas d’antanho ou de antigamente.

                            Os velhos guerreiros, os veteranos (como essa palavra soa diferente, agora!) provados em batalha, davam lições aos moços que ficavam juntos das mulheres nas cavernas. Afinavam suas mentes idealmente como as afinariam realmente depois.

                            Assim, o Cinema geral de hoje ainda é a afinação das mentes dos futuros guerreiros nas paredes das cavernas de antes. Não é por nada que cinema = CAVERNA, na RC.

                            Vitória, quinta-feira, 05 de agosto de 2004.

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