terça-feira, 10 de abril de 2018


A Natureza Abjeta da Mulher

 

Poderia ter começado com outro título: A Natureza Abjeta do Homem. É só para chamar a atenção e levá-lo (a) a ler, contra a posição imediatista das feministas e dos porcos chauvinistas. As mulheres e as mães, os filhos e os homens não terão mais que mínima fração de 100 %.  

A COMPREENSÃO DA CURVA DO SINO


ABJETO (no dicionário Aurélio Século XXI)

[Do lat. abjectu. ] Adj. 1. Imundo, desprezível, ignóbil. S. m. 2. Ente vil, abjeto.

Uma porçãozinha de 5,0 % ou 1/20 dos 50 % de mulheres, assim como de homens, é abjeta, imunda, vil, desprezível, nojenta, ignóbil. A compreensão da Curva do Sino nos dá essa garantia para grandes números que se auto-assentam naquela forma característica. Mas nisso salvam-se 95 % das mulheres ou 95 % de todos, homens e mulheres, o que é uma alegria. Afinal de contas os não-abjetos são maioria e é desse jeito útil que devemos começar o diálogo, a tentativa de entendimento mútuo, pois o desfavor É ESTATÍSTICO e irrecorrível: está lá e não vai deixar de estar. Por outro lado, há o favorecimento explícito e bem delineado: 95 % das mulheres são não-abjetas, embora com outros 45 % se deva ter cuidado; entrementes, podemos ter certeza de que 50 % delas são boas mulheres. Com isso deixamos de ser prisioneiros do universo.

Vitória, sexta-feira, 15 de setembro de 2006.

A Mandinga Incidental da Garrafa

 

As pessoas supersticiosas contam ou pensar contar com ajuda exterior para viver; ajuda de espíritos e “forças da Natureza”.

Levei uma garrafa d’água na cesta da bicicleta porque sinto sede e não queria comprar em bar, já que faz perder tempo e gastar dinheiro; em outro momento, raciocinando que batia muito coloquei-a no chão de nossa garagem (não temos carro) e lá está já faz mais de um mês. A evaporação está levando embora a água com o calor, mas ninguém tira a garrafa. Talvez pensem tratar-se de um “trabalho”, uma mandinga, como usam fazer tantos brasileiros. Ouso dizer que a água secará totalmente sem que a removam.

O povo brasileiro é tremendamente supersticioso.

Isso precisa ser mais bem estudado, pois a superstição é uma defesa geral além das forças próprias, assim como o é a religião; evidentemente é relativa a fraqueza cultural ou nacional das PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e dos AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundos).

Enfim, as superstições, as mandingas, os trabalhos, as crenças são indicações de fraquezas das pessoambientes (inclusive minhas) e como tais devem ser pesquisadas.

Vitória, sábado, 09 de setembro de 2006.

 

MANDINGA (s) (no dicionário Aurélio Século XXI, na Wikipédia e na Encarta)

[Do top. Mandinga (África).] S. 2 g. 1. Etnôn. Indivíduo dos mandingas, povo de religião predominantemente maometana, que vive na parte norte da África ocidental; mande. S. m. 2. Gloss. Língua falada pelos mandingas. V. mandê (3). S. f. 3. V. bruxaria (1 e 2). Adj. 2 g. 4. Pertencente ou relativo a mandinga (1 a 3); mande. 

Mandinga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mandinga é sinônimo de bruxaria, balacubaco, trabalho, descarrego.
Mandinga na capoeira: Refere-se ao jogo dissimulado de um oponente para distrair o outro. Também caracteriza os trejeitos e maneiras que um dado capoeirista carrega consigo para dentro da roda de capoeira.
Mandingas, nome genérico utilizado para designar o principal grupo lingüístico da África Ocidental ou os que falam essas línguas. Esse grupo, que se desenvolveu no reino de Gana e do Mali, está representado em todos os estados da África do Oeste, da Mauritânia à Nigéria, da Guiné à Libéria. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

SUPERSTIÇÃO (idem)

[Do lat. superstitione.] S. f. 1. Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas e à confiança em coisas ineficazes; crendice. 2. Crença em presságios tirados de fatos puramente fortuitos. 3. Apego exagerado e/ou infundado a qualquer coisa.

Superstição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Superstição é uma crença irracional sobre a relação causal entre certas ações ou comportamentos e ocorrências posteriores, como a crença comum no Brasil que quebrar um espelho causa sete anos de azar.

Superstições mais comuns

Painel do elevador de um edifício de Buenos Aires, onde não consta o 13° andar
Painel do elevador de um edifício de Buenos Aires, onde não consta o 13° andar

Superstição, crença ou prática que, geralmente, se considera irracional ou resultado da ignorância e do medo do desconhecido. Implica em crença nas forças invisíveis sobre as quais é possível influir. A magia negra, a feitiçaria, a bruxaria e em geral o ocultismo são freqüentemente considerados superstição. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.


SUPERSTIÇÃO NO BRASIL

l.u.í.s d.a c.â.m.a.r.a c.a.s.c.u.d.o
É humanamente impossível não se lembrar de Luís da Câmara Cascudo quando o assunto é “costumes brasileiros”. Ele foi o único estudioso em sua especialidade que tinha uma visão verdadeira de nosso folclore, mesmo tendo vivido por quase nove décadas no Rio Grande do Norte. Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal, em 1898. Além do trabalho como folclorista, foi jornalista, professor, etnólogo, historiador e advogado. Foi o jornalista que começou a escrever crônicas sobre manifestações populares.

A Eternidade dos Juízes

 

Segundo me disseram existiriam 100 mil processos parados no Supremo Tribunal Federal onde militam 11 juizes, o que dá mais de nove mil para cada um. O STF já havia - inconstitucionalmente no meu modo leigo de entender – passado ao Superior Tribunal várias competências suas na tentativa de desafogar-se, mas parece que não deu certo.

Tomando que só se trabalha um máximo de 20 dias por mês (cinco dias por semana), 11 meses por ano, 35 anos da vida isso dá (20 x 11 x 35 =) 7.700 dias, em todo caso menos de oito mil; assim, se trabalharem toda a vida não darão conta sequer dos processos já amontoados, julgando um por dia. Há casos espinhosos de milhares de páginas, calhamaços que chegam a um metro de altura de papel ou mais. Definitivamente atravancou; engastalhou, como diz o povo.

A SUPREMA IMAGEM


Quantos processos eles julgam por mês?

É impraticável tal “justiça” humana, o que só mostra a fraqueza da burguesia e sua resistência em implantar verdadeira justiça, mesmo num nível humano mais elevado. Claro, tal resistência opera em favor dos ricos, dos burgueses e das elites na medida em que se mesmo no mais alto tribunal brasileiro as coisas não funcionam menos ainda o farão nos tribunais inferiores, o que impedirá pela lentidão característica a entrada dos pobres em tal emaranhado para garantia de direitos. Em suma, os pobres ficarão intimidados, pois não há garantia de julgamento de nada em menos de 20 anos. Particularmente, a ação da trimestralidade que entrou em junho de 1991 e já foi e voltou ainda não iniciou o pagamento dos precatórios nem a Justiça o ordenou taxativamente. Como já contei o ex-governador Cristiano Dias Lopes disse em dezembro daquele ano no Aeroporto de Vitória que conseguiria como procurador do estado do Espírito Santo retardar tal processo por 20 anos: como estamos chegando em 2011, parece que estava certo.

Vitória, quinta-feira, 14 de setembro de 2006.

A Gota Relevante do Oceano

 

Comprei por 33 reais ou algo assim o disco 2 da Apostilando, com 1.300 apostilas dos mais variados tipos. Mesmo contando terem algumas somente uma ou duas páginas, outras tem 50 ou mais. Este é o CD2, há um CD1 antes deste, talvez com o mesmo tanto, não sei; o que vem em português é uma fração da publicação geral em inglês, digamos 1/40 (como é a relação econômica; alguém vá fazer os cálculos corretos): no conjunto haveria em inglês (2.600 x 40 =) mais de 100 mil apostilas para quem queira ou possa ler. Isso é mais do que QUALQUER UM é capaz de utilizar. Tudo é minerado da Internet, de gente que vai publicando gratuitamente, sem se falar da proteção de direitos.

Antigamente tudo era escrito à mão, depois passamos às máquinas de escrever, depois aos computadores. Na época das dificuldades, antes da introdução das máquinas de escrever lá por 1870, tudo era complicado e demorava tempo excessivo, mesmo quando impresso nas máquinas tipográficas depois de Gutenberg após a primeira Bíblia estampada em 1456, há 550 anos. Como chegavam poucas informações TUDO era relevante; um livro era lido e relido várias vezes, até se absorver totalmente a trama. A soma é zero, claro, e à quantidade maciça de agora se juntou a ligeireza das leituras; nos sebos estão milhares de livros – as pessoas os compram por 100 %, vendem por 20 % e os recompramos por 40 %, algo assim; com aqueles 20 já compram outro livro, se é o caso, tanta gente se desfazendo do que era antes uma jóia preciosa.

Mas, diante de um volume tão gigantesco de ofertas, o que é importante ainda? Onde está a gota relevante no oceano de informações e dados? Em meio a tantas ofertas, qual é a significativa? Ainda faz sentido ler? Por toda parte existe informação paga ou gratuita. E não são mais aquelas apostilas escrotas ou reles de quando eu tinha 18 anos, feitas com estêncil (já um avanço em relação aos tempos de antes); são apostilas lindas, brilhantes, coloridas, bem paginadas, com informação útil apresentada por gente competente.

É um outro mundo, mas no qual nada tem grandeza; já não há reverência pelo Conhecimento – tudo é trivial demais, insignificante.

Vitória, quinta-feira, 14 de setembro de 2006.

 

 



 
Veja algumas das mais novas apostilas do Apostilando.com
Apostila Completa sobre Fireworks MX e 8.0Apostila muito completa, bem ilustrada, com ela você aprenderá que o Fireworks é uma solução para produção de projetos gráficos para Web! Páginas: 35 Inclusão: 20/08/2006

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A Escola de Design de Deus

 

GENTE-AMBIENTE


Nem preciso ler sobre os “avanços” do criacionismo ao adotar a nova teoria do “design inteligente” (desenho inteligente) para saber que estão entrando num lodaçal tremendo, pois apelam à racionalidade, cujo limite é Godel, a que falta UM ELEMENTO para completar-se em A Verdade, alcance somente do UM, o não-finito. Se é a Fé que sustenta os fiéis não devem apelar às provas de razão, pois a razão prova a si mesma, negando o que não é – debates intensos lavrarão sem qualquer proveito, com argumentações e contra-argumentações. Apenas se o objetivo fosse retardar o suposto domínio da razão é que os criacionistas apelariam às distrações para confundir os oponentes. Se for design, perguntarão os cientistas, apresentem o desenhista; se for inteligente, apresentem a consistência da inteligência (isso a Ciência espera fazer COM PROVA, com demonstração, e reprodução, com avanços reais sobre a oferta “primitiva” e demorada da Natureza). Enfim, por esse caminho os criacionistas estariam errando, a menos que Deus intervenha em favor deles em algum ponto da estrada.

Os cientistas enveredariam pela “escola de desenho”, o aparato de sustentação, e assim por diante.

Em resumo, um lodaçal.

O GRANDE DESENHISTA DO UNIVERSO (os maçons tenderiam a mudar sua nomenclatura)


Vitória, sexta-feira, 15 de setembro de 2006.

 


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Design (ou Projeto) Inteligente se refere à idéia de que o projeto só pode surgir graças a um projetista consciente. Então, segundo o argumento teleológico, também conhecido como argumento do design, a óbvia presença de objetividade criacionista (projeto) no mundo prova da existência de um projetista (criador), normalmente considerado Deus (apesar de que os defensores nem sempre sejam religiosos).
N INTELIGENTE VEIO DA PÁTRIA DA CIÊNCIA ATUAL
 
 
Design inteligente
Teoria do Design Inteligente não é criacionismo
Por Enézio E. de Almeida Filho (*)
O Núcleo Brasileiro de Design Inteligente é um pequeno, mas crescente grupo de professores e alunos de universidades públicas e privadas brasileiras. Propomos a Teoria do Design Inteligente [TDI] como a inferência científica que melhor explica certas evidências encontradas no universo e nas coisas vivas.

Design inteligente (DI) - [projeto inteligente, planejamento inteligente ou intelligent design]

... a probabilidade de que o DNA se organize por acaso é de 1040.000 para uma [segundo Fred Hoyle, Evolution from Space [Evolução vinda do espaço], 1981]. Isso é verdadeiro, mas altamente enganoso. O DNA não se organizou puramente por acaso. Agrupou-se devido a uma combinação do acaso com as leis da física.
 
Quinta-Feira, 14 de setembro de 2006
JC e-mail 2708, de 17 de Fevereiro de 2005.
O que é o Design Inteligente? Artigo de Julio Cesar Pieczarka
Se você assume que fomos projetados de modo ‘inteligente’ é inevitável a conclusão de se trata de um serviço muito mal feito, por um designer bastante incompetente, conclusão esta que dificilmente vai agradar um criacionista. Julio Cesar Pieczarka é pesquisador da UFPA. Artigo enviado pelo autor.
 

A Decisão do Cursinho

 

NO CURSO DO CURSINHO (pequeno curso: é uma corrida olímpica)

ANO
CURSO
 
1º grau
 
2º grau
3º- cursinho
 
3º grau

Esse é o ano crucial, a passagem entre os opressores e os oprimidos, entre os exploradores e os explorados. Assim, a decisão do cursinho que se irá freqüentar – o reforço do 3º ano – é fundamental, porque diz respeito tanto ao aproveitamento dos 10 anos anteriores quanto dos cinco anos posteriores e de toda a vida, afinal de contas. Não é à toa que são chamados “pré-vestibulares”, antes da entrada, antes do vestíbulo.

Em Jardim da Penha, Vitória, Espírito Santo existe um cursinho chamado Decisão, localizado num sobrado meio acabado; o povo em vez de dizer somente pobre, diz “pobrinho”, pobre-diminutivo, pobre-para-baixo ou pobre-para-pior: a decisão de se inscrever numa coisa assim pobre é uma das mais depreciativas ou desvalorizantes que existem.

DECISÃO, DIZER-SÃO


Existem cursinhos famosos no Brasil, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e nas grandes metrópoles em geral; mesmo em Vitória há alguns destacados. E há cursinhos agora para tudo, por exemplo, para concursos públicos. Tomar a decisão errada e por “miserê” (miséria, como diz o povo) entrar num cursinho roscofe é a pior decisão de todas.

Vitória, domingo, 10 de setembro de 2006.

 

PREÇOS DE CURSINHOS POPULARES EM SÃO PAULO (fácil, fácil podem custar mais que as faculdades, mesmo as de engenharia)

Cursos Pré-Vestibulares

Relação de Cursos Pré-Vestibulares comunitários ou alternativos (preços populares) da cidade de São Paulo
Os cursinhos pré-vestibulares comunitários ou alternativos são uma opção para quem quer ingressar no vestibular de uma boa faculdade, mas não pôde aprender tudo no Ensino Médio e não tem como bancar mensalidades que vão de R$ 600 a R$ 1.200 nos cursinhos tradicionais. Espalhados pela cidade, a maior parte deles tem como público-alvo jovens e membros de famílias de baixa renda que estudaram em escolas públicas. Se você se encaixa nesse perfil, fique atento para os períodos de inscrição (geralmente no começo e no meio do ano) e não deixe passar essa chance.