domingo, 8 de abril de 2018


Definição de Gênero

 

Vimos no texto anterior deste Livro 179 A Supressão da Humanidade que isso só aconteceria se a MI (memórinteligência) do indivíduo fosse suprimida. Mas, o que é individualidade? Qualquer um sabe apontar um indivíduo, homem OU (exclusivo) mulher: um ou outro - qualquer um dos dois separadamente. No modelo é diferente, o homulher (homem+mulher) ou femacho (não é aquilo da homossexualidade, de jeito nenhum!) -ou machofêmea -, dois que constituem um só.

A UNIDADE DO MODELO

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Na Rede Cognata gênero = CAMPO = CORPO. A humanidade-fundamental, o par fundamental (PF) tem dois corpos que são um só: esse é o indivíduo humano, o homulher que pode procriar (se não procria é porque não quer). Família é o PF com filho (pelo menos um; de preferência um outro par, um casal).

AS PESSOAS DO MODELO

·       Indivíduo-par: o homulher;

·       Família: homulher com filho (a);

·       Grupo;

·       Empresa.

Assim, se não tem filho (a) não é família.  

Se for um só não é indivíduo, é metade, é círculo-metade, cara-metade incompleta, é hemisfera. A espécie humana não é de dois gêneros, nem nenhuma espécie é: ver fêmea e macho separados é deficiência polar.

Vitória, segunda-feira, 04 de setembro de 2006.

                                                                                                                

GÊNERO (nos dicionários Aurélio Século XXI e Houaiss)

[Do lat. genus, eris, 'classe', 'espécie', poss. pelo pl. lat. genera, ou pelo lat. *generum, com mud. de declinação.]
S. m.
1.           Lóg.  Classe cuja extensão se divide em outras classes, as quais, em relação à primeira, são chamadas espécies.
2.           Lóg. Um dos predicáveis (q. v.): característica (s) que uma coisa tem em comum com outra, e que lhe(s) determina(m) a essência, quando acrescida da diferença (8). [Cf., nesta acepç., classe (22).]
3.           P. ext.  Qualquer agrupamento de indivíduos, objetos, fatos, idéias, que tenham caracteres comuns; espécie, classe, casta, variedade, ordem, qualidade, tipo
4.          Maneira, modo, estilo
5.           Nas obras de um artista, de uma escola, cada uma das categorias que, por tradição, se definem e classificam segundo o estilo, a natureza ou a técnica
6.          Classe ou natureza do assunto abordado por um artista
7.           Antrop.  A forma culturalmente elaborada que a diferença sexual toma em cada sociedade, e que se manifesta nos papéis e status atribuídos a cada sexo e constitutivos da identidade sexual dos indivíduos.
8.          Biol.  Categoria taxonômica compreendida entre a família e a espécie. [ V. grupos taxonômicos. ]
9.          E. Ling.  Categoria gramatical (q. v.) que dispõe os nomes de uma língua em classes (como feminino, masculino, neutro, animado, inanimado), de acordo com: (a) a referência pronominal (a casa/ela; o menino/ele); (b) a concordância com os modificadores (a menina bonita/ o gato gordo); (c) a presença de determinados afixos (como, p. ex., -triz).
10.         Geom. Anal.  Diferença entre o número máximo de pontos duplos que uma curva unicursal pode ter e o número dos que ela realmente possui; deficiência.
11.          Geom. Anal.  Metade do número de cortes que devem ser feitos em uma superfície para que ela se torne simplesmente conexa.
Substantivo masculino
1       conceito geral que engloba todas as propriedades comuns que caracterizam um dado grupo ou classe de seres ou de objetos
2. Derivação: por extensão de sentido.
Conjunto de seres ou objetos que possuem a mesma origem ou que se acham ligados pela similitude de uma ou mais particularidades
2.1.  Derivação: por extensão de sentido.
Tipo, classe, espécie; estilo
Ex.: <na festa havia todo o g. de gente> <não usa esse g. de roupa>
3. Rubrica: biologia.
Categoria taxonômica que agrupa espécies relacionadas filogeneticamente, distinguíveis das outras por diferenças marcantes, e que é a principal subdivisão das famílias
4. Rubrica: artes plásticas.
Cada uma das categorias em que são classificadas as obras artísticas, segundo o estilo e a técnica us.
Ex.: g. surrealista
5. Rubrica: literatura.
em teoria literária, cada uma das divisões que englobam obras literárias de características similares [Inicialmente tripartite e já objeto de estudo de Platão e Aristóteles, é com o Romantismo que os estudos sobre os gêneros alcançam maior divulgação, sendo tb. divididos em três: lírico, épico e dramático; no entanto, o problema da classificação dos gêneros permanece com o aparecimento, p.ex., da narrativa, atualmente considerada como um gênero proveniente, segundo alguns, do desenvolvimento do gênero épico.]
6      estilo próprio de um artista ou escritor
Ex.: sua pintura lembra o g. de Matisse
7      Rubrica: geometria analítica.
diferença entre o número máximo de pontos duplos que uma curva unicursal pode ter e o número dos que ela realmente possui; deficiência
8      Rubrica: geometria analítica.
metade do número de cortes que devem ser feitos em uma superfície para que ela se torne simplesmente conexa
9      Rubrica: gramática, lingüística.
categoria das línguas que distingue classes de palavras a partir de contrastes como masculino/ feminino/ neutro, animado/ inanimado, contável/ não contável etc.; nas línguas, a distribuição das palavras nessas classes pode coincidir em parte com uma distinção semântica, como, p.ex., a distinção de sexos, pela qual a classe de palavras designando machos é gramaticalmente masculina, e a classe de palavras designando fêmeas é gramaticalmente feminina (p.ex.: cavalo e égua); mas as palavras podem tb. entrar numa ou noutra classe gramatical por critérios convencionais, como se vê, p.ex., em garfo (masculino) e faca (feminino), onde não é pertinente a distinção natural entre os sexos
10    Rubrica: lógica.
no aristotelismo, qualquer classe de indivíduos com propriedades em comum, passível de subdivisão em classes mais restritas, as espécies [A relação aristotélica entre gênero e espécie está na origem da taxonomia científica moderna.]
11     Rubrica: música.
na teoria grega antiga, a maneira de distribuir os intervalos dentro de um tetracorde
12     Rubrica: retórica.
divisão e classificação dos discursos segundo os fins que se tem em vista e os meios empregados

Confiança Democrática

 

ÍNDICES DE CONFIANÇA PESSOAL

·       Confiança individual (os indivíduos podem circular no espaçotempo psicológico sem estremecer?);

·       Confiança familiar (as famílias se visitam?);

·       Confiança grupal (há gangues, quer dizer, hostilidade?);

·       Confiança empresarial (elas fazem investimentos cruzados e confiam no futuro?);

ÍNDICES DE CONFIANÇA AMBIENTAL

·       Confiança entre cidades-municípios;

·       Confiança entre estados (a guerra fiscal no Brasil é índice de desconfiança);

·       Confiança entre nações (os países de atacam de mil modos diferentes);

·       Confianças entre mundos.

A democracia não pode ser um índice teórico, um apontamento distante, uma referência solta: ela é uma construção sólida que permeia todos os atos humanos. Logo depois da IIª Guerra Mundial, quando as pessoas desarmaram completamente seus espíritos de 1945 a 1968 (foi um índice poderoso, o primeiro da geo-história humana), havia realmente tal confiança completa e a felicidade que lhe é correlativa. A democracia não pode ser motivo de discurso político ou parlamentar, porque se for está sendo necessário fazer propaganda – que suprime a vontade do ouvinte; ela deve ESTAR DENTRO de todos e cada um, pois a confiança significa que A confia em B e reciprocamente B confia em A: a con-fiança é biunívoca no sentido matemático.

A democracia plena é um índice de plena felicidade que se espelha no pensar, no fazer, nas possibilidades, isto é, na confiança no futuro. É um dos mais precisos apontamentos de bem-estar (coletivo), de estar-bem (individual). A democracia-propaganda, evidentemente, é propaganda, é anúncio e precisa de investimentos em pele, em superfície; essa DEMOCRACIA DE ANÚNCIO não é democracia mesmo, é mentira educada.

Vitória, quarta-feira, 06 de setembro de 2006.

 

CONFIANDO NA INTERNET (confiar é diante de um vendaval não precisar perguntar se o companheiro permanecerá firme)

Internet e Outras Redes
Risco nas Tecnologias e Modelos

Mesa Redonda de Abertura do 2o. Simpósio de Segurança na Informática
Instituto Tecnológico da Aeronáutica,
S. J. dos Campos SP, 24/10/2000

Prof. Pedro Antonio Dourado de Rezende
Departamento de Ciência da Computação
Universidade de Brasília
 

Círculo dos Talentos

 

O CÍRCULO E A CONVERGÊNCIA DOS TALENTOS


 


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Do norte brancos-europeus;

Do leste amarelos-asiáticos;

Do sul negros-africanos;

Do oeste vermelhos-americanos.

No centro a Terra = VERDE na Rede Cognata.

Não apenas as raças enquanto talentos, mas as 6,5 mil profissões, as 22 tecnartes, os nove conhecimentos (Magia-Arte, Teologia-Religião, filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática), as chaves e bandeiras do modelo, tudo mesmo em processo de globalização, de convergência total.

Pela primeira vez - através da Internet e da telefonia universal - há chance concreta de promover essa reunião planetária de todos e cada um. Ora, o roteamento dos talentos, a reunião deles em vários grupos-tarefa universais, em coletivos de idéias e de emoções, é fundamental, é a identificação das diferenças e das semelhanças no nível mínimo de hostilidades.

Vitória, quinta-feira, 07 de setembro de 2006.

 

GLOBALIZ/AÇÃO

Globalização e Benefícios

Na evolução dos negócios, em tempos de globalização, a palavra de ordem é a eficiência, que vem da formação, preparo e o grau de comprometimento entre as pessoas e as empresas.

Europa, Software e a Internet: Globalização com o Unicode.

Inscreva-se agora para a Décima Conferência Internacional Sobre O Unicode, realizada entre os dias 10 e 12 de março de 1997 em Mainz na Alemanha. Unicode
 

Céu, Inferno e a Libertação da Humanidade

 

UM CÍRCULO E SUAS METADES

INTEIRIÇO
DIVIDIDO

Se para reinar você dividir reinará sobre metade com oposição da outra metade: existirá conflito de um jeito ou de outro.

Caso prefira que o caos de distribuição seja refletido em sua mente como pares polares ELE O SERÁ: você verá Céu e Inferno distintamente. Acaso se ponha de costas para o Céu verá somente Inferno e poderá se convencer apenas de uma existência e, portanto, que tudo é negativo, mortal. Começa a haver ciclo yin/yang e governabilidade, quer dizer, doutrinação, democracia, política, guerra-paz, embaixadores e tudo que conhecemos.

Assim, a libertação vem não da ausência budista de desejos, mas da ausência de presença-determinante ou do que chamei desejo-ânsia, desejânsia, o desejo exacerbado, a superafirmação do desejo, a doença do info-controle. A convivência tranqüila com os objetos não é motivo para castigo.

Isso parece morno, nem quente nem frio? De modo algum! A Vida na Terra não é quente demais nem fria demais, existe na faixa de possibilidades, e nem porisso pode ser julgada ausente.

Vitória, segunda-feira, 04 de setembro de 2006.

Central de Computação Gráfica dos Crimes

 

Com os avanços fantásticos da modelação computacional (MC) ou computação gráfica (CG) podemos ajudar a Justiça verdadeira a suplantar os níveis inconsistentes de justiça humana parcial até onde der.

EXEMPLOS INAPROVEITADOS (o Judiciário geral não investe nisso). É possível agora modelar em plástico os objetos.


A desvantagem disso é óbvia: a imagem é impressiva e conduziria os jurados até a visão de um dos lados (defesa ou promotoria), conforme a montagem preferencial - até induzida - pelos peritos em MC ou CG. Uma vez composta a linha como definida pelas primeiras pesquisas (que bem poderiam ser parciais e intempestivas) os jurados teriam a forte impressão de ser aquilo verdade, e bem poderia não ser. De fato a MC/CG é somente um instrumento: é o seu uso que é significativo, devendo-se garantir isenção dando-se iguais oportunidades aos dois lados. Os juízes devem acompanhar as duas reconstruções, porque elas são anexas ao interrogatório das testemunhas.

Vitória, quarta-feira, 06 de setembro de 2006.

Cãotentamento

 

De repente a presença do cão labrador Silas de Gabriel e da gata persa Yuki de Clara me faz raciocinar sobre os animais e tenho me sentido cada vez mais perto deles, não apenas dessas espécies de casa como de todas as outras.

Não apenas isso instalar praias de cachorros e outros animais, é preciso criar fazendas e sítios para todos os animais de estimação, milhares e milhares que vivem nas cidades longe dos pais e das mães e dos de suas espécies visitarem e se ambientarem.

PRAIA DE CACHORRO (por termos pensado em levar Silas a uma defronte de Jardim da Penha - em Camburi, Vitória, ES - sem poder, fiquei feliz quando soube através da National Geographic)


Contentamento para os donos (é incrível dizer que uma criatura é proprietária de outra!; outro vocábulo deve ser encontrado) e para os animais ou amigos nossos. Isso define o status da humanidade perante os “deuses”, diante de i, o não-finito, ELI, Elea, Ele/Ela, Deus/Natureza, pois se não damos tratamento digno às criaturas a nós confiadas como pediremos clemência a respeito de nossas vidas?

Vitória, sábado, 02 de setembro de 2006.

 

ESPÉCIES E ESPÉCIES DOMESTICADAS (os seres humanos se sentirão cada vez mais próximos dos animais e quererão viver com mais deles)

Categoria: Cães

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