quarta-feira, 4 de abril de 2018


Filhogogia

 

A Rede Cognata diz que filho = PEDAGOGIA.

PEDAGOGIA (nos dicionários Aurélio Século XXI e no Houaiss digital)

[Do gr. paidagogía.] S. f. 1. Teoria e ciência da educação e do ensino. 2. Conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático. 3. O estudo dos ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos meios (processos e técnicas) mais eficientes para efetivar estes ideais. 4.           Profissão ou prática de ensinar.
Substantivo feminino Rubrica: pedagogia. 1 ciência que trata da educação dos jovens, que estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento como um todo 2 Derivação: por extensão de sentido. Conjunto de métodos que asseguram a adaptação recíproca do conteúdo informativo aos indivíduos que se deseja formar 3 tratamento de crianças ou adolescentes com dificuldades escolares 4 ciência que trata da educação e da instrução das crianças e adolescentes inadaptados 5 método pedagógico utilizado esp. na reeducação, educação especializada e na educação de adultos 6 profissão ou exercício do ensino Ex.: dedica-se à p. há 20 anos 7 qualidade de bom pedagogo Ex.: mestre de pouca p.
gr. paidagógía,as 'direção ou educação de crianças; p. ext. 'cuidados com uma planta ou um doente', cp. lat. paedagóga (lex) 'lei que serve de guia'; ver 1ped(o)- e -agogia

Todos somos crianças e, como Jesus disse, deveríamos nos comportar como tais no que tange ao aprendizado-ensino, ao ensinaprendizado, aprendendo e ensinando sem orgulho ou preconceito.

Em particular a RC está dizendo que a transferência do passado ao futuro através do presente, essa transferência do Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática) deve não somente ser feita com paixão, como se todos fossem nossos filhos, quer dizer, tendo os educandos como nossos filhos.

MUNDO-SSORI


NOVALVO (novo-alvo: o ser humano como alvo da pedagogia)


Vitória, quarta-feira, 23 de agosto de 2006.

 

PEDAGOGIA

O Que é pedagogia?
Paulo Ghiraldelli Jr.
Diretor Científico do CEFA
O primeiro passo para entendermos o que é pedagogia inclui uma revisão terminológica. Precisamos localizar o termo “pedagogia”, e ver o que cai sobre sua delimitação e o que escapa de sua alçada.
PEDAGOGIA
Pedagogia das competências: conteúdos e métodos
Suzana Burnier*
Todos vimos sentindo o quanto as sociedades modernas passam por grandes transformações: a complexificação das estruturas e das relações sociais, a difusão de novas tecnologias que invadem o cotidiano de todos os cidadãos, especialmente nos centros urbanos.
Anísio Teixeira

Filosofia Generalista da Ciência Particularista

 

No Livro 14 em Ciências para Filósofos, no Livro 174 em Ciensofia e no Livro 175 em De Filosófico-Mágico a Filosófico-Matemático vimos que a Filosofia não precisa ficar do jeito que está.

GENERALIZANDO A PARTICULARIZAÇÃO (enquanto a Ciência particulariza, a Filosofia pode costurar os retalhos para recompor o todo)

·       Filosofia da Magia e Filosofia da Arte;

·       Filosofia da Teologia e Filosofia da Religião;

·       Filosofia da Filosofia (metafilosofia) e Filosofia da Ideologia (partidária);

·       Filosofia da Ciência e Filosofia da Técnica (o mesmo se daria para as correspondentes técnicas):

CIÊNCIAS
CORRESPONDENTES FILOSOFIAS
Física-Química
Integração dos elementos numa grande visão total, a Teoria de Tudo filosófica.
Biologia-p.2
Compenetração das várias teorias num globo generalista.
Psicologia-p.3
Conexão das várias dimensões psicológicas através da fusão em nível maior.
Informática-p.4
Nexo causal interior e com os patamares antecedentes.
Cosmologia-p.5
Vinculação dos elementos próprios todos e deles com os anteriores.
Dialógica-p.6
Explicação completa de todos os pontos do Conhecimento e demonstração inequívoca por meio de uma complexa visão geral.

·       Filosofia da Matemática.

Vamos e venhamos que esse não é um projeto pequeno, longe disso; e não é fácil, de modo algum. É delicioso, implicando os filósofos generalizadores conhecerem TODAS AS TEORIAS de uma ciência, digamos a Física, e TODAS AS CIÊNCIAS, além do quê devem ter essa capacidade globalizante, tarefa das mais extremas.

Assim, a empreitada dos filósofos não é ficar bicando as sobras dos avanços científicos: OS CIENTISTAS NÃO SÃO CAPAZES DE UNIR AS PONTAS DA SUA PRODUÇÃO, os retalhos continuam desunidos – como estão. Sequer colcha de retalhos os tecnocientistas conseguem produzir; as pontas continuam soltas, como várias linhas jogadas a esmo numa sala imensa, como pedaços de barbante soltos. Ninguém sabe o que se une com o quê, porque os tecnocientistas não sabem juntar as pontas. Fica tudo esparso.

PRIMEIRO PRODUZIR A COLCHA DE RETALHOS ... (sentido de todo)


... DEPOIS PRODUZIR CONHECIMENTO INTEGRAL (todo)


Só desse modo a humanidade será feliz.

Assim, a Filosofia e a Ciência não são conhecimentos separados, são um e o mesmo e constituem um todo: a segunda produz as peças e a outra faz a casa. Desintegração da Magia à Ciência, reintegração de volta, da Ciência à Magia.

LÁ E DE VOLTA


Vitória, quinta-feira, 24 de agosto de 2006.

Felicidadania Européia

 

Eu disse que o século XXI é o século de brilho europeu.

VEJA PORQUE

1.       A confiança está crescendo extraordinariamente;

2.       A incorporação dos estados do Leste Europeu significa muita necessidade de investimentos e de novas idéias;

3.      A tecnociência do século XX está toda disponível;

4.      Acabou a disputa EUA-URSS que ameaçava fazer voar mísseis sobre a Europa (dos dois modos: acima dela e em seu solo);

5.      Finalmente os países se reuniram e as disputas França-Inglaterra, França-Alemanha, Alemanha-Inglaterra, França-Espanha, Grécia-Turquia e todas as outras zeraram; toda a tensão da mola dialética começará o caminho das amizades;

6.      Há duas supereservas materenergéticas na África (mais de 30 milhões de km2) e na ex-URSS (mais de 20 milhões de km2);

7.       O ambiente é seguro para os investimentos estrangeiros;

8.      O próprio brilho se alimenta atraindo outros para o superbrilho;

9.      Os europeus aproveitarão EM CONJUNTO o crescimento dos EUA, da China, do Japão, da América do Sul e outros;

10.   Você pode listar muito mais.

Enfim, quanto mais analiso com a dialética e a lógica, mas me parece que a Europa emergiu de sua longa Idade das Trevas de três mil anos desde as primeiras guerras.

Vitória, domingo, 20 de agosto de 2006.

 

EUROPA E O BRILHO DE NOITE

Europa
Europa, segundo o costume, é um dos seis continentes do mundo, embora só seja realmente a parte ocidental do conglomerado continental eurasiático, composto na sua maior parte pela Ásia. Os montes Urais, o rio Ural, uma parte do mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso formam a fronteira entre a Europa e a Ásia. A superfície é de 10.359.358 km2, aproximadamente.
Europa

Exploração dos Livros

 

Quando a gente pensa num livro pronto e tudo que significa pode dizer que o preço de capa é uma insignificância, por mais que doa em nossas pequenas economias.

TENTATIVA MÍNIMA DE RESUMIR (acho que alguém deveria listar mesmo todos os passos: daria um livro considerável)

1.       Nascimento e crescimento do autor, com todas as suas experiências pessoais e ambientais a acumular;

2.       Ter a ideia do roteiro;

3.      Escrever todas as linhas (pode ser livro de 500 páginas, cada qual com 500 palavras, total de 250 mil palavras encadeadas em algo inteligível que emocione);

4.      Deve apresentar a vários editores, que por sua vez lerão e recomendarão para impressão (ou não);

5.      Daí vai para a gráfica, onde é composto;

6.      Passa por várias revisões;

7.       Volta ao autor para leitura final;

8.      Mais uma revisão;

9.      Impressão final;

10.   Distribuição;

11.     Propaganda;

12.    Exposição e venda;

13.    Compra.

Veja, é muito, muito complicado.

E sai para a gente por R$ 35. Não estou pedindo para pagar mais, pelo contrário, gostaria que fosse mais barato. Valor desses é o que você paga por algumas horas no bar; sozinho, porque se for acompanhado de sua dama ou seu amigo, fica pelo dobro.

Ora, um livro é uma economia em suas mãos. Ele deveria render muito mais do que rende; as pessoas deveriam estar estudando-os em grupo para explorar ao máximo sua potencialidade. O fato de existirem tantos e tantos nos diz que somos muito ricos sem saber e que somos pobres em imaginação.

CAPAS DE LIVROS (são agora planejadíssimas e belas em si mesmas). Facilmente eu compraria um livro só de capas de livros.


Nossa! Quanta coisa há a fazer! Tanta riqueza e nós perdidos em reclamações. Não é absurdo?

Vitória, domingo, 20 de agosto de 2006.

 

LIVRO, CRIAÇÃO DO LIVRO E LIVRO CRIADO

Como se faz um livro. Os livros acompanham-nos durante toda a nossa vida.
Os livros são nossos amigos. Encantamo-nos com os desenhos, quando ainda não sabemos ler nem escrever, aprendemos e divertimo-nos com eles.
A GAILIVRO é uma Editora.
 
O LIVRO DA CRIAÇÃO
de Tony Hendra
Capítulo 1
1 No início Deus criou as Datas.
2 E a data era 4 de Julho, segunda-feira, 4004AC.
Do Livro da Ballatine Book, "Not The Bible" de Tony Hendra {Janeiro de 1983 — ISBN 034-5302-494} {Esgotado}. http://church.freethought.org/9701.creation.html

Elisabesta Tinha um Pai que Era uma Fera

 

ELISABETH E A BESTA-FERA PAI DELA

HENRIQUE VIII
ELISABETH I
Henrique VIII da Inglaterra (1491-1547), rei da Inglaterra (1509-1547) e fundador da Igreja Anglicana. Filho de Henrique VII, influiu profundamente no caráter da monarquia inglesa. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Elizabeth I (1533-1603), rainha da Inglaterra e da Irlanda (1558-1603), filha de Henrique VIII e de Ana Bolena. Última representante da dinastia Tudor a ocupar o trono da Inglaterra. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

O CONJUNTO

X
ELE
ELA
VIDA
1491 – 1547 (56 anos entre datas)
1533 – 1603 (70 anos entre datas)
REINADO
1509 – 1547 (38)
1558 – 1603 (45)
REINADO CONJUNTO (não incluídos os anos do interstício)
83 anos

Os ingleses costumam perdoá-los porque (a ferro e sangue) fizeram a mudança que tornou a Grã-Bretanha superpotência, mas eu não tenho que fazer isso. Foram cruéis, desumanos e violentaram muita gente. A imagem que ficou na minha cabeça de tudo que fizeram é horrível.

Gostaria de ver uma avaliação em texto e no cinema de todas as atrocidades esmiuçadas das vidas deles tanto de dentro (Inglaterra, Gales, Irlanda, Escócia) quanto de fora, do continente e dos demais países, especialmente dos países católicos. Por outro lado, é conveniente dar-lhes voz de defesa. O que fizeram de útil na balança?

PONHA TUDOR NA BALANÇA


Vitória, sábado, 19 de agosto de 2006.

 

HENRIQUE VIII

Henrique VIII de Inglaterra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Henrique VIII
Henrique VIII
Henrique VIII Tudor (28 de Junho de 1491 - 28 de Janeiro de 1547) foi Rei de Inglaterra desde 22 de Abril (coroado a 24 de Junho) de 1509, até à sua morte. Foi-lhe concedido o título de Rei da Irlanda pelo Parlamento Irlandês em 1541, tendo obtido anteriormente o título de Lord da Irlanda.

ELISABETH I

Elizabeth I de Inglaterra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Elizabeth I, Rainha da Inglaterra e Irlanda, retratada com um arminho
Elizabeth I, Rainha da Inglaterra e Irlanda, retratada com um arminho
Elizabeth I (7 de setembro de 153324 de março de 1603), também conhecida no Brasil sob a variante Elisabete I, e em Portugal como Isabel I, foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda desde 1558 até à sua morte. Também ficou conhecida pelos nomes de A Rainha Virgem, Gloriana e Boa Rainha Bess.